LEIRIA 30 /108
Lenda da Moura do Souto Vale APL 91
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 247-248 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Types: 5070,
Era uma noite negra de inverno.
O vento assobiava por entre os pinheiros, ao mesmo tempo que os trovões se sucediam. Os relâmpagos alumiavam de vez em quando, a serra. …
Lenda do Coentral APL 92
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 249 Coentral (CASTANHEIRA DE PÊRA)Image found in a location called “Altar Stone”on the mountain range of Lousã. The image runs away from a church in the town of Lousã back to the boulder where …
Bruxarias APL 93
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 253-254 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)O barbeiro foi chamado para ir ao local do Mosteiro ver uma mulher que estava doente. No seu regresso a pé, para casa, meteu-se a noite e quando chegou a …
Historia do Lobisomem APL 94
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 254 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Certa rapariga tinha o hábito de fiar, à noite, sempre na soleira da porta, como forma de poupar o azeite da candeia. O seu namorado não gostava, dizia-lhe sempre que …
[O tesouro de Ribeira de Pêra] APL 95
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 246-247 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Uma das historias refere-se a certa velhota que passando junto da Ribeira de Pera, no local de Sarzedas do Vasco, viu uma senhora muito bonita e bem vestida …
[A moira bonita] APL 96
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 247 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Outra história refere a Moira bonita e bem arranjada que aparece em determinados locais a chorar e a fiar.
Quem sonhar três dias seguidos com o mesmo local deve lá …
[A imagem de São Pedro] APL 97
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 247 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Outro tipo de contos é o que refere, por exemplo, a imagem de São Pedro das Sarzedas de S. Pedro que não queria ir para a capela nova, que lhe …
O corvo da tomada de leiria APL 372
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 220 Leiria (LEIRIA)Era uma vez… nos tempos do primeiro Rei de Portugal, as hostes do Rei Afonso, vieram, em estugada marcha, do norte ao sul com o desejo de conquistar o …
Os olhos de água da caranguejeira APL 373
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 220-221 Caranguejeira (LEIRIA)Era uma vez… andava um lavrador agarrado à rabiça do seu arado lavrando a terra que lhe havia de dar o pão. Ele era um bom homem, trabalhador e honrado …
Santa Iria APL 374
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 221-222 LEIRIA (LEIRIA)Era uma vez.., ali para os lados da Torre havia um lugar chamado Magueixa.
Lá viviam Ermígio e sua mulher Eugénia Magueixa, assim apelidada por ter nascido naquele …
A morte do urso APL 375
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 222-223 Monte Real (LEIRIA)Estanciavam em Monte Real o Rei D. Dinis e sua mulher a Rainha Santa Isabel, talvez em tratamento das águas sulfúreas que já ali havia e tão grande fama …
A ponte do cavaleiro APL 376
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 223-224 Cortes (LEIRIA)Era uma vez… no tempo já distante, dos princípios do cristianismo, vivia uma senhora chamada Dona Loba, que era muito rica.
Esta Dona Loba prometera ao Apóstolo São Tiago …
A princesa zara APL 377
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 224 Leiria (LEIRIA)Era uma vez… nos tempos já muito distantes do Rei Afonso, que do Norte vinha para o Sul conquistando terras e mais terras que estavam na posse da moirama, …
A senhora da gaiola APL 378
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 225 Cortes (LEIRIA)A entrada de exércitos invasores num país traz consigo a depradação, o latrocinar mais violento.
No caso da invasão dos mouros na Lusitânia terá sido muito pior, não só pelo …
O agulhado APL 379
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 225 LEIRIA (LEIRIA)Era uma vez.., já lá vão muitos centénios, ainda a igreja de Nossa Senhora da Pena ou da Penha era lindamente ornada de preciosidades que a tomavam muito bela, como …
A moeda de prata APL 381
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 227 Colmeias (LEIRIA)Era uma vez… estava-se a 14 de Outubro do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1605. Ali para os lados de São Silvestre, da freguesia de Colmeias …
Senhora do monte APL 382
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 227-228 Cortes (LEIRIA)A uma comprida légua de Leiria, acima das Cortes, e no alto de um monte que se prolonga para maiores alturas, há uma Ermida onde se venera uma imagem …
As três portas da sé APL 383
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 228-229 Leiria (LEIRIA)Era uma vez.., em tempos já muito antigos, vivia em Leiria um senhor muito rico e muito poderoso, e muito avarento, que não sabia como guardar as suas riquezas, os …
A fonte da barroquinha APL 384
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 229 Maceira (LEIRIA)Era uma vez... em dia já muito recuado na longura dos tempos, em pleno verão escaldante, o rei passava com sua corte ali junto a Maceira.
O rei sentia …
Amor e cegovim APL 385
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 229-230 LEIRIA (LEIRIA)Era uma vez… fazia o Senhor Rei D. Dinis e sua Santa Mulher, a Rainha Isabel, uma mais demorada pousada em Leiria, talvez para descansar dos muitos que …
O milagre das rosas APL 386
CABRAL, João, Anais do Município de Leiria, Vol. III, , Câmara Municipal de Leiria, 1993, 230-231 Leiria (LEIRIA)Era uma vez… vivia o Rei D. Dinis com sua mulher, a Rainha Santa Isabel, no Castelo de Leiria.
A Rainha tinha mandado fazer a igreja de Nossa …
[A senhora de Ribeira de Pêra] APL 629
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 246-247 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Uma das historias refere-se a certa velhota que passando junto da Ribeira de Pera, no local de Sarzedas do Vasco, viu uma senhora muito bonita e bem vestida …
[A Moira] APL 630
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 247 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Outra história refere a Moira bonita e bem arranjada que aparece em determinados locais a chorar e a fiar.
Quem sonhar três dias seguidos com o mesmo local deve lá …
[A mina de ouro] APL 632
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 247 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Na aldeia de Salaborda Velha, vizinha do concelho de Castanheira, um pouco afastada da povoação, situa-se uma mina de ouro. Dizem as pessoas que se ignorava completamente a …
[S. Pedro das Sarzedas] APL 633
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 247 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Outro tipo de contos é o que refere, por exemplo, a imagem de São Pedro das Sarzedas de S. Pedro que não queria ir para a capela nova, que lhe …
Lenda de S. Domingos APL 635
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 248 Pedrógão Grande (PEDRÓGÃO GRANDE)… “e foi a razão de se edificar aqui, que andando huma minina, guardando gado, deu, com uma imagem de vulto entalada entre dois penedos. E sem saber de que …
Lenda da Princesa Peralta APL 637
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 251-252 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Conta a lenda que existia um reino poderoso cuja capital era Colimbria. EI-Rei Arunce era dono e Senhor, reinando um tanto despóticamente e para melhor manter o poder, desarmara o …
Bruxarias APL 638
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 254 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)O barbeiro foi chamado para ir ao local do Mosteiro ver uma mulher que estava doente. No seu regresso a pé, para casa, meteu-se a noite e quando chegou a …
Historia do Lobisomem APL 639
BARRETO, Kalidás, Monografia do Concelho de Castanheira de Pera, , Câmara Municipal de C. Pera, 2001, 254 Castanheira De Pêra (CASTANHEIRA DE PÊRA)Types: 4005,
Certa rapariga tinha o hábito de fiar, à noite, sempre na soleira da porta, como forma de poupar o azeite da candeia. O seu namorado não gostava, dizia-lhe sempre que …
O Palacio da Moura de Óbidos APL 686
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 41-58 ÓBIDOS (LEIRIA)I
Obidos é uma villa encantadora, uma vila museu, onde os passos á noite ressoam nas ruas antigas, como vindo de vélhos echos renascidos. Em volta, as muralhas dos Mouros …