APL 378 A senhora da gaiola

A entrada de exércitos invasores num país traz consigo a depradação, o latrocinar mais violento.
 No caso da invasão dos mouros na Lusitânia terá sido muito pior, não só pelo roubo à mão armada como pela incompatibilidade religiosa.
 Daí que em algumas terras de cristãos os habitantes se vissem forçados a esconderem nos lugares mais recônditos da sanha dos infiéis as imagens que lhes eram mais queridas.
 Foi o que sucedeu, segundo reza a lenda ou a tradição, com uma imagem de Nossa Senhora, ali nas Cortes, a uma curta légua a sul de Leiria.
 Um dia, em mui recuados tempos, uns pastores internaram-se, com seus rebanhos, mato a dentro, na direcção do sul, sempre mais e mais dentro de densas brenhas.
 E eis senão quando topam com uma linda imagem da Virgem Mãe de Jesus, iriante, encastoada num tronco de árvore.
 Os pastores ajoelharam reverentemente e logo construíram uma cabana de ramos de árvores e mato para a entronizarem, cabana essa que mais parecia uma gaiola.
 A notícia correu célere e trouxe à pequena choça as gentes das vizinhanças e, depois, a de lugares mais distantes, que à Santa Imagem começaram a chamar a Senhora da Gaiola, como ainda hoje é conhecida, venerada e festejada e já considerada Padroeira da freguesia das Cortes.

Source
CABRAL, João Anais do Município de Leiria, Vol. III , Câmara Municipal de Leiria, 1993 , p.225
Place of collection
Cortes, LEIRIA, LEIRIA
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography