AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a,
A água milagrosa APL 2154
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Santiago Do Cacém (SANTIAGO DO CACÉM)Era uma vez uma menina que quando era ainda muito pequena vivia na casa dos pais. Um dia a casa incendiou e os pais da menina morreram, só escapou a …
A amendoeira em flor APL 2322
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , FARO (FARO)Informante: É de uma princesa sueca que apaixonou por um príncipe Mouro e vivia no Algarve e então veio para aqui viver com ele começou-se a sentir muito triste porque …
A amendoeira em flor APL 1974
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Albufeira (ALBUFEIRA)Um rei árabe casou com uma princesa nórdica, dos países nórdicos, estava habituada à neve, depois quando casou veio com o marido, claro isto era um país quente e a …
A Avó Velha Regressa APL 2554
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , FARO (FARO)Foi uma comadre, uma amiga minha, quase da mesma idade, que tinha uma filha para ir para a escola. E então ela ia trabalhar e a miúda ia para a …
[A Bailarina do Teatro Lethes] APL 2553
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)É uma bailarina que enforcou-se lá há anos e que aparece. Ela apareceu a alguém, a um colega e a uma senhora que trabalhavam lá. Pelo menos eles saíram de …
A boca do inferno APL 2343
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASCAIS (LISBOA)Informante: Há muitos, muitos anos atrás, talvez séculos, havia um, ao pé do mar, uma zona que nós agora chamamos boca do inferno, e a boca do inferno vem, tem …
A Boleia a Cavalo APL 2418
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Ruivos (PONTE DA BARCA)Era uma vez um homenzinho vinha, vinha… antigamente ia-se meter a água aos campos p’a regar de noite as ervas por causa dos orvalhos num queimarem p’a terem comida p’a …
A Bruxa APL 1915
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Ferro (COVILHÃ)Uma vez, uma bruxa andava por lá a passear; mas passou-se-lhe a hora de recolher a casa e foi para uma fonte onde ficou transformada numa galinha.
Um grupo de …
A Bruxa de Beja APL 2452
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Monchique (MONCHIQUE)Uma vez uma bruxa – eu digo uma bruxa – e era uma cruz. E ia passando além um homem a cavalo numa besta mesmo na cruz e a besta …
[A Bruxa e o Menino Morto] APL 2378
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Olhão (OLHÃO)A minha avó tinha cinco filhas, todas as cinco eram perfeitas, mas havia uma bonita, linda, que era a minha mãe. Entretanto uma vizinha, com o ciúme da minha avó …
A Capela dos Santos APL 2630
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , ALMODÔVAR (BEJA)Types: 7060,
Ouve uma altura, no concelho de Almodôvar, num sítio chamado Serro das Covas, as pessoas mais antigas decidiram fazer lá uma capela e então levavam para lá os …
[A Casa Assombrada] APL 2379
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Olhão (OLHÃO)Eu vivia numa casa em Marim que era dos Caducas que Deus tem, aquela casa não havia meio de ser alugada, porque toda a gente dizia que aquela casa, eu …
A casa assombrada APL 2633
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , PORTIMÃO (FARO)Há uma senhora lá minha vizinha em Portimão que me contava que uma prima dela no tempo da mãe… eles tinham dois filhos e pensaram em fazer uma casa para …
[A Cobra e o Tesouro] APL 2166
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Nossa Senhora Do Bispo (MONTEMOR-O-NOVO)Esta diz que era uma serpente, diz que tinha muito ouro, muitos cordões de ouro. Diziam as pessoas que tinham sonhado, que tinha muitos cordões de ouro, muito dinheiro em …
A Cobra que tinha asas APL 2490
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Albufeira (ALBUFEIRA)Eu, nos meus tempos de moça, quando era mais nova, ouvia contar, ali no morgado quando se vai para Vilamoura, havia uma cobra, muito grande, diziam que era tão …
A Costureira APL 2426
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Uma adoeceu e fez uma promessa à Senhora de Fátima, que se a curasse, a costureira ira fazer-lhe um manto.
A mulher recuperou mas não fez o manto. Passados alguns …
[A Costureirinha] APL 2550
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , OLHÃO (FARO)Era uma vez uma senhora que estava muito doente e depois prometeu um manto à Nossa senhora de Fátima. Que se ficasse boa comprava um manto à Nossa senhora …
[A Costureirinha] APL 2073
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Fuseta (OLHÃO)Havia uma menina que os pais eram muito pobres e ela não tinha dinheiro nem para comer.
Então, para ajudar os pais ela foi trabalhar para uma casa de umas …
“A costureirinha…” APL 1984
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Santa Bárbara De Nexe (FARO)O que eu ouvia sempre dizer era que uma rapariga que era costureira e que teve uma grande doença e que prometeu oferecer a máquina à Nossa Senhora. Mas …
A Costureirinha APL 1799
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Monchique (MONCHIQUE)[Era] uma rapariga que andava na costura, e disse que com o primeiro dinheiro comprava um manto para a Nossa Senhora, com o primeiro dinheiro que ganhasse na costura. …
A costureirinha APL 2321
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , FARO (FARO)Informante: Ouvi dizer que antigamente havia uma rapariga que prometeu à Nossa Senhora: que o primeiro dinheiro que ela ganhasse comprava um manto à nossa Senhora e ela não.
Ela …
A Costureirinha APL 2372
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Tavira (Santiago) (TAVIRA)A Costureirinha diz que foi uma rapariga que adoeceu, esteve muito mal, mas era pobre, a pobrezita trabalhava para viver os filhos, então ela prometeu á Nossa Senhora quando melhorasse …
A Costureirinha APL 1822
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , FARO (FARO)Haviam três irmãs e uma delas era costureira. E começou a andar muito doente, muito doente, e até que ela um dia pensou: vou prometer a uma santa a minha …
A costureirinha APL 2574
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , OURIQUE (BEJA)A minha avó contava, porque é assim, nós vivíamos no campo e fazíamos fogo de lenha, fazíamos malhas, rendas e tudo à beira da lareira e quando fazia trovões nós …
A Costureirinha APL 1797
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Almansil (LOULÉ)Foi uma rapariga que era costureira e depois adoeceu; uma doença muito má que os médicos não davam cura à doença [não encontravam cura para a doença]. E, então, ela …
A Costureirinha APL 2017
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Quando eu era miúda, quando era mais nova, ouvia contar que uma rapariga tinha-se perdido. O espírito dela tinha-se perdido porque prometeu quando era viva, tinha uma máquina e pediu, …
A Costureirinha APL 2389
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Olhão (OLHÃO)Contavam os antigos, a minha mãe contava, que era uma senhora que era costureira e a filha teve uma doença e ela prometeu à Nossa Senhora que se a filha …
A costureirinha APL 2342
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Algoz (SILVES)Informante: Eu tinha uma casa velha e de noite, ouvia, e de dia, mas mais no silêncio, quando não há barulho algum, ouvia uma máquina de costura e um dia …