BRAGANÇA 30 /421
A Tecedeira APL 74
VAZ, Francisco Lourenço, Pinelo, economia da natureza e cultura popular, , Colibri / C. M. Vimioso, 2002, 59 Pinelo (VIMIOSO)No Canto do Ablahal, sítio ermo próximo do rio Maças e assim designado possivelmente pela configuração do terreno onde o rio faz uma volta para contornar um conjunto de …
Mouras Encantadas APL 75
VAZ, Francisco Lourenço, Pinelo, economia da natureza e cultura popular, , Colibri / C. M. Vimioso, 2002, 59-60 Pinelo (VIMIOSO)Segundo a lenda existem outras mouras encantadas no termo de Pinelo: uma nas fragas do Picote sítio alto próximo da povoação e outra nas Fragas de Penalmurio. Alguns …
O Cordão de ouro APL 76
VAZ, Francisco Lourenço, Pinelo, economia da natureza e cultura popular, , Colibri / C. M. Vimioso, 2002, 60 Pinelo (VIMIOSO)Conta a tradição que um lavrador, quando regressava a casa depois de um dia de trabalho já ao escurecer parou para beber água na fonte das Fragas de Penalmurio. …
O rei de orelhão APL 107
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 98 MIRANDELA (BRAGANÇA)Naquele tempo, andando um rei a caçar na serra dos Vales e Franco, conhecida hoje serra de Santa Comba, encontrou dois pastorinhos que guardavam o seu rebanho, de …
Lenda da capela de nossa senhora da veiga APL 108
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 99 Alfaião (BRAGANÇA)Conta a lenda que um lavrador andava a lavrar no lugar, chamado Vale de Cóvo, próximo de um grande rochedo.
De repente, as vacas espantaram-se e pegaram a fugir, …
A lenda do cavaleiro cristão APL 109
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 100-103 Vila Verde (VINHAIS)Quando os Mouros dominavam quase toda a Península Ibérica e batiam já em retirada, a norte e nordeste da mesma, havia um cavaleiro cristão, valente e audacioso. Batalhava com todo …
Lenda de Castro Vicente APL 112
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 104-105 Castro Vicente (MOGADOURO)Conta a lenda que, pelo século VIII da era cristã, quando os Mouros dominavam ainda a Península Ibérica, por estas terras do Nordeste Transmontano, havia um mouro que …
Como nasceu o nome de freixo de espada à cinta APL 113
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 107 Freixo De Espada À Cinta (FREIXO DE ESPADA À CINTA)Era uma vez um mouro que apareceu por este lugar, vindo fugido da
guerra.
Como vinha muito cansado, resolveu descansar ao pé de uma árvore
chamada freixo, que actualmente já …
Lenda : rio baceiro—trutas de ouro APL 114
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 108 BRAGANÇA (BRAGANÇA)Diz uma lenda antiga e pouco conhecida que na margem esquerda do rio Baceiro, ali pelas mediações da ponte dos Teixeiras, existiu um moinho, cujo dono possuía duas …
Frei joão hortelão APL 115
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 109 Ferradosa (ALFÂNDEGA DA FÉ)Pascoal era o nome de baptismo. Nasceu em Valverde e ali guardava gado.
Foi para uma aldeia vizinha, Eucísia. Eram pouco gentis com ele e daí dar ao Felgar …
A lenda do padre do minho APL 116
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 111 Sambade (ALFÂNDEGA DA FÉ)Veio para esta aldeia, há muitos e muitos anos, um padre minhoto. Este vivia com uma irmã, que segundo diziam dava conversa ao barbeiro do padre. Este, um dia, não …
Lenda do verão de s martinho APL 118
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 116-117 Sambade (ALFÂNDEGA DA FÉ)S. Martinho antes de ser Santo foi soldado do Imperador. Uma vez ia montado no seu cavalo num dia tempestuoso de chuva e vento muito embrulhado na sua capa de …
A lenda de Balsamão APL 209
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 57-58 Castro Vicente (MOGADOURO)
Quem observar, da margem esquerda do rio Sabor, a cerca de um quilómetro, abaixo da ponte de Remondes, a paisagem que se eleva da margem direita até lá …
A lenda da flor das estevas APL 210
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 63-64 Castro Vicente (MOGADOURO)Quando Nosso Senhor ia com a cruz as costas, subindo por um monte acima que se chama Monte Calvário havia muitas estevas floridas de um lado e do outro mas …
Lenda da pita-cega e a lavandeira APL 211
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 65-66 Soutelo (MOGADOURO)Quando S. José e Nossa Senhora fugiram para o Egipto com o menino, a fim de escaparem à fúria de Herodes, como o Anjo lhes ordenara, tiveram que atravessar …
A lenda das sete senhoras APL 212
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 67-69 MOGADOURO (BRAGANÇA)Mas, quais são, afinal, as Sete Senhoras, tão veneradas pelas gerações passadas e não menos pelas actuais?
São-as seguintes:
A Senhora da Assunção em Vilas-Boas, concelho de Vila-Flor. Fica …
A lenda do judeu errante APL 213
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 71-73 MOGADOURO (BRAGANÇA)Types: 777,
O Mestre, acompanhado dos doze, tinha tido um dia extenuante, de forte canícula, pelos caminhos da Palestina. A sede era muita. Há um ditado que diz que “a fome entristece …
A lenda dos tremoços APL 214
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 75-76 Soutelo (MOGADOURO)Maria e José, para furtarem o Menino à fúria de Herodes, seguiram temerosos, de alma dorida, sem compreenderem como é que um rei tão tirano podia odiar de …
Lenda do moinho do rei APL 215
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 77-79 Azinhoso (MOGADOURO)Quando, em 1385 D. Nuno Álvares Pereira, o condestável do Reino, se colocou ao lado de D. João I, comandando os exércitos que lutavam pela independência de Portugal …
Lenda da Senhora do Caminho APL 216
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 81-83 Mogadouro (MOGADOURO)Em tempos, de que já ninguém se lembra, num lindo dia de Primavera, andavam três crianças — a lenda não diz se eram meninos ou meninas — a guardar umas …
A lenda da aranha APL 217
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 85-86 MOGADOURO (BRAGANÇA)A Santa Família seguia o seu itinerário na rota do Egipto, muito confiante em Deus, de Quem tinham recebido ordem da fuga, mas pouco confiantes na malícia e crueldade …
Lhiênda de l poço APL 240
ALVES, António Bárbolo, Lhiteratura Oral Mirandesa, , Granito, Editoresa e Livreiros, 1999, 50-51 Miranda Do Douro (MIRANDA DO DOURO)Era ua beç ua rapazica que guardaba cabras. Questumaba ir cun eiihas pa ias arribas de l riu Douro. Para aprobeitar l tiêmpo fliaba maniêlhos de lhana i cantaba …
O Saca - Unhas APL 247
ROSÁRIO, Serafim do, Terras de Vimioso: Retalhos de Literatura Oral, , sem editora, s/d, 57 Algoso (VIMIOSO)Era uma vez, há muito, muito tempo!... Na vila de Algoso, os meninos só queriam subir para a torre da igreja, pois, esta estava sempre com a porta aberta. …
A Lenda das Estevas APL 248
ROSÁRIO, Serafim do, Terras de Vimioso: Retalhos de Literatura Oral, , sem editora, s/d, 90 Matela (VIMIOSO)Diz-se que Nosso Senhor quando subia o monte Calvário com a sua pesada cruz às costas, do seu, corpo escorria muito sangue devido aos maus tratos dados pelos algozes.
Era …
Lenda do Senhor dos Aflitos APL 249
ROSÁRIO, Serafim do, Terras de Vimioso: Retalhos de Literatura Oral, , sem editora, s/d, 92 Campo De Víboras (VIMIOSO)Conta-se, em Campo de Víboras, que em tempos que já lá vão, os habitantes de Vimioso tentaram roubar a imagem do Senhor dos Aflitos, conhecida também por Santo …
Lenda da Misericórdia de Santulhão APL 250
ROSÁRIO, Serafim do, Terras de Vimioso: Retalhos de Literatura Oral, , sem editora, s/d, 93 Santulhão (VIMIOSO)A sineta do rústico campanário da capela da Misericórdia de Santulhão e as suas imagens: o Divino Senhor dos Passos, a Senhora da Soledade e S. João, são …
Lenda da Misericórdia de Santulhão (outra versão) APL 251
ROSÁRIO, Serafim do, Terras de Vimioso: Retalhos de Literatura Oral, , sem editora, s/d, 94 Santulhão (VIMIOSO)Diz-se que os habitantes da antiga vila de Outeiro, concelho a que pertencia Santulhão, um dia resolveram transferir a Misericórdia desta freguesia para lá se a avistassem num raio …
Lenda do Corpo Santo Avinhó APL 252
ROSÁRIO, Serafim do, Terras de Vimioso: Retalhos de Literatura Oral, , sem editora, s/d, 95 Matela (VIMIOSO)Os cemitérios foram sempre locais de mistério. O cemitério velho de Avinhó, junto à própria igreja, também não foge à regra.
Diz a lenda popular, que qualquer cão raivoso …