PAREDES DE COURA #13
A Velha de Bico APL 873
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 129-131 PAREDES DE COURA (VIANA DO CASTELO)O Sr. Emílio, em tempos de juventude, passara por muitas terras como pintor. Ia percorrendo as freguesias de Paredes de Coura pintando ora casas ora capelas, sempre preocupado em …
A Fonte de Nossa Senhora APL 874
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 133 Ferreira (PAREDES DE COURA)Andavam, em tempos que lá vão, dois meninos, lá para os lados da capela de Santa Marinha, num local que fica entre os lugares da Veiga e Carreiros, da freguesia …
A Moura Encantada APL 875
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 135 PAREDES DE COURA (VIANA DO CASTELO)Os antigos dizem que, uma vez, um homem que tinha uma mina para regar os seus campos esteve perto da fortuna, mas, por ignorância, perdeu-a!
Tinha também este homem vários …
A Ponte dos Cavaleiros APL 876
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 137 Vascões (PAREDES DE COURA)Antigamente, a terra onde hoje fica a freguesia de Vascões não tinha casa alguma. Por aquela altura tinham vindo para Portugal vários fidalgos espanhóis que se ofereceram ao nosso rei …
O Pretinho do Cruzeiro APL 877
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 139 PAREDES DE COURA (VIANA DO CASTELO)No lugar do Outeiro, em Infesta, existe um cruzeiro que estava dentro de uma Quinta que pertenceu a uma antiga e nobre casa da qual já nada existe. …
S. Bento da Porta Aberta APL 878
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 145 Cossourado (PAREDES DE COURA)The saint disappears from the church in Cossourado, to be found on the top of a tree, days in a row. The puzzlled inhabitants decide to open a barred door …
Os Combates da Travanca APL 879
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 147-149 Cunha (PAREDES DE COURA)Por toda a parte, e principalmente pelas terras do norte de Portugal, as fidelidades ao soberano português, D. João IV, ou ao espanhol Filipe, andavam muito complicadas desde o …
O Campo da Fome APL 880
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 151 Formariz (PAREDES DE COURA)Conta-se que, há muitos anos, num mês de Maio, aconteceu algo muito estranho lá para os lados de Formariz. Como acontece frequentemente, aquando das lavradas onde participam muitas pessoas, …
O Padre Sábio da Giesteira APL 881
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 153-154 PAREDES DE COURA (VIANA DO CASTELO)Diz a lenda que, em tempos remotos, houve um padre conhecido como «o sábio da Giesteira». A todos causava admiração a sua inteligência e dotes oratórios! Mas o que mais …
Lenda da Fonte da Senhora APL 2152
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Ferreira (PAREDES DE COURA)Umas crianças vigiavam o seu… o seu rebanho que pastoreavam no monte do Penedo, desta freguesia de Ferreira, no local denominado Santa Marinha. Quando o sol mais aquecia, …
Lenda da Senhora das Angústias APL 2875
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume IV, pp. 161-164 Padornelo (PAREDES DE COURA)Em Padornelo, província do Minho, existe numa pequena igreja uma imagem da Virgem Mãe de Deus, que é muito venerada. Chamam-lhe a Senhora das Angústias e fazem-lhe uma romaria …
Lenda de Nuno, o Gigante APL 3040
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume V, pp. 315-320 Rubiães (PAREDES DE COURA)Em Rubiães conta-se que, há muitos anos, esta povoação se chamava Ruivales, e nela vivia um grande senhor possuidor de quase todas as terras desse lugar. Fidalgo de carácter despótico, …
Vascões APL 3459
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo X, p. 245 Vascões (PAREDES DE COURA)O sitio da Lameira, onde appareceram os 8 monumentos pre-celtas, é – como o seu nome indica – um pantano, que não sécca, nem com as maiores estiagens.
…