APL 2152 Lenda da Fonte da Senhora

Umas crianças vigiavam o seu… o seu rebanho que pastoreavam no monte do Penedo, desta freguesia de Ferreira, no local denominado Santa Marinha. Quando o sol mais aquecia, as crianças abrigavam-se à sombra das árvores, pois sentiam a fadiga provocada pelo calor e pela fome. Como era de costume àquela hora faziam a sua reza.
 De momento, surgia à sua frente uma senhora vestida de branco, que lhes perguntou se tinham fome. De imediato as crianças responderam que sim.
 — Então ide a casa (que ficava próximo) e lá tereis pão no forno e aí matais a fome.
 Elas responderam:
 — Não vale a pena, porque o forno da nossa casa já há muito que não coze, está cheio de silvas!
 — Ide, porque hoje esta cheio de pão.
 As crianças desceram o monte e depois de entrar dentro de casa, verificaram que o forno estava cheio de pão. Começa... comeram (digo!) e ficaram satisfeitas e com mais força para fazer a subida do monte, ao encontro do rebanho. Chegaram ao local e ainda se encontrava lá a Senhora, que lhes perguntou:
 — Não precisais de mais nada?
 Disseram eles...disseram elas, as crianças:
 — Temos sede, queríamos beber…
 — Vinde comigo!
 E ali próximo do local… à penedia; e com o punho, abriu numa rocha uma brecha e a água começou a sair. Beberam... novamente satisfeitos... e a senhora desapareceu!
 O povo desta freguesia ficou a prestar uma certa veneração ao local. Na noite de S. João faziam-se as fogueiras, tocavam-se, tocavam-se concertinas. E de manhã cedo iam ao local buscar à fonte uma caneca d’água, para lavar o rosto; e quem o não fizesse teria d’ir junto de Sete-Fontes, juntar a água das mesmas para se lavarem. Este hábito há cerca de 45 anos que deixou de ser usado.
 

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2001
Place of collection
Ferreira, PAREDES DE COURA, VIANA DO CASTELO
Collector
Helena Morais (F)
Informant
Silvino Soares Mata (M), 73 y.o., born at Ferreira (PAREDES DE COURA),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography