MOGADOURO #27
Lenda de Castro Vicente APL 112
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 104-105 Castro Vicente (MOGADOURO)Conta a lenda que, pelo século VIII da era cristã, quando os Mouros dominavam ainda a Península Ibérica, por estas terras do Nordeste Transmontano, havia um mouro que …
A lenda de Balsamão APL 209
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 57-58 Castro Vicente (MOGADOURO)
Quem observar, da margem esquerda do rio Sabor, a cerca de um quilómetro, abaixo da ponte de Remondes, a paisagem que se eleva da margem direita até lá …
A lenda da flor das estevas APL 210
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 63-64 Castro Vicente (MOGADOURO)Quando Nosso Senhor ia com a cruz as costas, subindo por um monte acima que se chama Monte Calvário havia muitas estevas floridas de um lado e do outro mas …
Lenda da pita-cega e a lavandeira APL 211
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 65-66 Soutelo (MOGADOURO)Quando S. José e Nossa Senhora fugiram para o Egipto com o menino, a fim de escaparem à fúria de Herodes, como o Anjo lhes ordenara, tiveram que atravessar …
A lenda das sete senhoras APL 212
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 67-69 MOGADOURO (BRAGANÇA)Mas, quais são, afinal, as Sete Senhoras, tão veneradas pelas gerações passadas e não menos pelas actuais?
São-as seguintes:
A Senhora da Assunção em Vilas-Boas, concelho de Vila-Flor. Fica …
A lenda do judeu errante APL 213
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 71-73 MOGADOURO (BRAGANÇA)Types: 777,
O Mestre, acompanhado dos doze, tinha tido um dia extenuante, de forte canícula, pelos caminhos da Palestina. A sede era muita. Há um ditado que diz que “a fome entristece …
A lenda dos tremoços APL 214
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 75-76 Soutelo (MOGADOURO)Maria e José, para furtarem o Menino à fúria de Herodes, seguiram temerosos, de alma dorida, sem compreenderem como é que um rei tão tirano podia odiar de …
Lenda do moinho do rei APL 215
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 77-79 Azinhoso (MOGADOURO)Quando, em 1385 D. Nuno Álvares Pereira, o condestável do Reino, se colocou ao lado de D. João I, comandando os exércitos que lutavam pela independência de Portugal …
Lenda da Senhora do Caminho APL 216
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 81-83 Mogadouro (MOGADOURO)Em tempos, de que já ninguém se lembra, num lindo dia de Primavera, andavam três crianças — a lenda não diz se eram meninos ou meninas — a guardar umas …
A lenda da aranha APL 217
OLIVEIRA, Casimiro, Raízes: Poesia, Contos e Lendas, , Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, 1998, 85-86 MOGADOURO (BRAGANÇA)A Santa Família seguia o seu itinerário na rota do Egipto, muito confiante em Deus, de Quem tinham recebido ordem da fuga, mas pouco confiantes na malícia e crueldade …
Bruxas e lobisomens APL 1758
AA. VV., -, Inquérito Boléu (recolhas inéditas), , Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, , “Histórias de animais”, Resumo dos costumes e linguagem de Bemposta (Mogadouro), pp. 68-70. Bemposta (MOGADOURO)Oube uma trubuada m~utu grande e biñãu ali à ponte e disse k’ãdaba um ome dedepidu, sem camisa. Ele disse: é así a minha sorte e bai o ome e …
[O Castigo] APL 2649
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Meirinhos (MOGADOURO)Um pobrezinho bateu a uma porta e pediu um bocadinho de pão e ela com a soberba que tinha (era pobre e enriqueceu, apanhando muita soberba) não deu pão ao …
A peneira da bruxa APL 2760
PARAFITA, Alexandre, O Maravilhoso Popular - Lendas, contos, mitos, , Plátano Editora, 2000, 80 MOGADOURO (BRAGANÇA)Em algumas aldeias crê-se que toda a mulher que é bruxa não pode morrer sem arranjar alguém que lhe fique com a peneira. E a mulher que lha herdar, herdará …
Lenda da Tentação Infernal APL 2885
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume IV, pp. 2247-253 MOGADOURO (BRAGANÇA)Foi há muitos, muitos anos. Existia ainda o majestoso castelo de Ala, fortaleza erguida não se sabe ao certo por quem. Nessa fortaleza vivia como castelã uma mulher solteira. Teria, …
Mogadouro APL 3326
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo V, p. 356 Mogadouro (MOGADOURO)Na egreja do mosteiro d’esta villa, é tida em grande veneração, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Ha d’esta imagem a lenda seguinte.
Havia n’esta villa …
[O Castelo de Bouça de Aires] APL 3633
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 282-283 Urrós (MOGADOURO)No termo de Urrós [no concelho de Mogadouro] fica o sítio chamado Picão de Bouça de Aires, a que chamam também Castelo de Bouça de Aires, formado por uns …
Capela de Santa Cruz APL 3634
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 284 Ventozelo (MOGADOURO)[Situada no sítio das Eiras, em Ventuzelos, concelho de Mogadouro] é tradição que foi mandada construir por um dos ascendentes dos Távoras que, andando em batalha contra os …
Os forninhos de Alvagueira APL 3635
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 285 Ventozelo (MOGADOURO)Types: 1135,
No sítio de Alvagueira, que fica a meia encosta do rio Douro, na margem direita da ribeira de Ventuzelo, existem umas palas nos rochedos chamados Forninhos de Alvagueira, …
[A moura do castelo de Bemposta] APL 3636
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 286-287 Bemposta (MOGADOURO)Na vila de Bemposta [concelho de Mogadouro] houve em tempos uma mulher, casada, que tinha forno em casa onde todos os meses cozia o pão para sustento da sua família. …
[O castelo dos mouros de Vilarinho dos Galegos] APL 3637
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 287 Vilarinho Dos Galegos (MOGADOURO)No castelo dos mouros, de Vilarinho dos Galegos [concelho de Mogadouro], segundo diz a lenda, estão encantados um mouro e uma moura. Os tesouros neste castelo são enormes — diz-se. …
[O castelo do Mau Vizinho] APL 3638
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 287-288 MOGADOURO (BRAGANÇA)Por baixo deste lugar [Algozinho, concelho de Mogadouro] se vê, e ainda fora da terra, em cinquenta palmos de altura, um castelo demolido, que dizem ser fabricado pelos …
Vilarinho dos Galegos APL 3639
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 288 Vilarinho Dos Galegos (MOGADOURO)No termo de Vilarinho dos Galegos, concelho de Mogadouro, quilómetro e meio daquele povo, fica o Castelo dos Mouros, de que ainda há paredes com dois e três metros …
A lenda da fraga do Poio APL 3640
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 289 Brunhoso (MOGADOURO)A certa distância da aldeia de Brunhoso, concelho de Mogadouro, no caminho do Poio, existe uma grande fraga redonda, com uma grande rachadela, e que é chamada a Fraga …
A lenda de Vale da Madre APL 3641
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 289-290 MOGADOURO (BRAGANÇA)Conta-se que os mouros estavam na serra de Mogadouro e que os cristãos correram atrás deles, indo encontrar-se num vale onde travaram uma grande batalha. Aí os cristãos, no meio …
A Fonte do Ouro APL 3642
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 290 Valverde (MOGADOURO)Há em Santo André, na freguesia de Valverde, Mogadouro, uma fonte onde as mulheres costumavam ir lavar a roupa. É conhecida como a Fonte do Ouro e diz …
Lenda do Poço do Dourado APL 3643
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 290-291 MOGADOURO (BRAGANÇA)Na povoação de Zava, do concelho de Mogadouro, há um espinhaço montanhoso que é conhecido por “Cimas de Mogadouro”. E neste local está uma gruta a que o povo …
O caminho da moura encantada APL 3644
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 291 Valverde (MOGADOURO)Em Valverde, concelho de Mogadouro, num sítio chamado Cabeço do Castelo há um tesouro encantado numa área de terreno. Diz o povo que só pode ser achado pela “ponta …