ESTREMOZ #30
Lenda da Fundação de Estremoz APL 419
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 17-19 Estremoz (Santa Maria) (ESTREMOZ)No tempo de el-rei D. Afonso III cometeram os moradores de Castelo Branco um atroz delito e desejando el-rei informar-se do caso mandou para este fim um ministro àquela vila, …
O Milagre das Tochas APL 420
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 21-22 ESTREMOZ (ÉVORA)É de tradição que no convento de S. Francisco de Estremoz, no princípio da religião seráfica, sucedeu um portentoso milagre de vinte e nove tochas acesas sobre o telhado do …
O Sacrário dos “Terceiros” APL 421
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 23-25 ESTREMOZ (ÉVORA)Quando a igreja de S. Francisco estava ainda em construção, mas quase a concluir-se, apresentou-se um homem miseravelmente vestido, pedindo esmola e trabalho.
- O que sabe fazer? - perguntaram-lhe …
A Lenda dos Passarinhos APL 422
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 27-28 ESTREMOZ (ÉVORA)Estava a Rainha Santa Isabel no seu Paço de Estremoz, onde vinha passar largas temporadas, talvez porque esta paisagem que envolvia o castelo lhe fizesse lembrar os seus campos …
A Lenda do Tanque dos Mouros APL 423
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 29-30 ESTREMOZ (ÉVORA)Entre o sítio dos Mártires e o convento de Santo António existe um grande tanque quadrado que dizem ser obra dos mouros, pelo jeito que o povo tem de atribuir …
Lobishomens APL 424
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 31-33 ESTREMOZ (ÉVORA)No tempo dos avós dos meus avós, segundo eles, andavam á noite, a horas mortas, fantasmas por sítios mal iluminados, sendo muito arriscado andar por eles a partir de certas …
Lenda do Pego do Sino APL 425
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 35-37 Évora Monte (Santa Maria) (ESTREMOZ)A cinco quilómetros de Évora-monte, na ribeira de Tera, está o Pego do Sino.
É um local estranho, que causa profunda impressão pelas suas negras penedias, que …
Lenda da Fonte da Moura APL 426
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 39-40 ESTREMOZ (ÉVORA)Numa herdade onde eu vivi com os meus pais, chamada “Cacharroeira” havia uma fonte onde diziam que noutros tempos habitava uma moura encantada.
Certo dia, ao passar junto da fonte, …
Lenda da Esposa Fiel APL 427
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 41-42 ESTREMOZ (ÉVORA)Conta-se que estava secretamente casado um cristão com uma princesa moura.
Ao saberem disto os mouros andavam em guerra com os cristãos, quiseram matar o marido da princesa Fátima, …
Lenda da Venda da Porca APL 428
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 45-46 ESTREMOZ (ÉVORA)Era uma noite de Verão quando uns senhores chegaram a uma venda que tinha por nome a venda da senhora Rosária.
Os senhores chegaram à venda e esta já estava …
As Fontes de S. Gens APL 429
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 47-48 ESTREMOZ (ÉVORA)Conta-se que noutros tempos, junto à serra de S. Gens, havia uma enorme herdade que tinha tantas fontes dentro como dias tem o ano.
Diz a lenda que havia nessa …
Promessas por Pagar APL 430
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 49-51 ESTREMOZ (ÉVORA)Era uma vez uma mulher que tinha três filhas e depois morreu e a mais nova nunca a conheceu. Quando a mãe faleceu era ela pequenita. Depois criou-se e casou-se. …
Lenda de Mão-pelo-Cão APL 431
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 53-54 São Lourenço De Mamporcão (ESTREMOZ)Há uma lenda muito antiga acerca de uma povoação que fica a uns três quilómetros da cidade de Estremoz.
Conta-se que dois vizinhos andavam zangados um com o outro. Um …
Lenda da Fonte Cansada APL 432
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 61-63 ESTREMOZ (ÉVORA)Types: 813,
Conta-se que numa herdade chamada o “Olival” vivia uma mulher a quem chamavam a Rita Cantadeira e que segundo a lenda era filha de uma égua e de um homem. …
A Lenda da Fonte Velha APL 433
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 65-66 São Bento Do Cortiço (ESTREMOZ)Conta-se que em S. Bento do Cortiço havia um casal de namorados que gostavam muito um do outro mas que eram infelizes por não terem ordem dos pais, os quais …
Almas do Outro Mundo APL 434
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 67-68 ESTREMOZ (ÉVORA)Na minha terra não há nenhuma lenda. Só se conta uma pequena história que penso não ser verdade.
Uma vez ia um senhor já muito de noite com um saco …
Joaquim Lopes e Zé da Égua APL 435
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 69-70 ESTREMOZ (ÉVORA)Um homem chamado Joaquim Lopes um dia pensou em casar, mas como guardava bois, não tinha vagar de falar com o padre.
Um dia pensou:
- O padre quando vem …
A Nora do Carrasco APL 436
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 71-72 ESTREMOZ (ÉVORA)Numa horta em que estava uma nora chamada a “Nora do Carrasco” conta-se que habitava lá uma moura encantada.
Havia lá, nos arredores da nora, um olival, e …
Santo António dos Arcos APL 437
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 73-74 Arcos (ESTREMOZ)Nos subúrbios da cidade de Estremoz há uma freguesia chamada Arcos.
Conta aquela gente ali residente a seguinte lenda:
Junto duma fonte ali existente estava uma mulher chorando, pois …
Lenda do Mouro APL 438
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 75-76 Évora Monte (Santa Maria) (ESTREMOZ)Num cerco ao Castelo de Évora-monte, por guerreiros de D. Afonso Henriques foi morto em combate um nobre mouro que estava para casar nesse dia com uma jovem moura …
Lenda dos Mourinhos APL 439
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 77-78 São Bento Do Cortiço (ESTREMOZ)Existem a um quilómetro de distância da minha freguesia, S. Bento do Cortiço, umas propriedades e um monte denominado monte dos “Mourinhos”. Dentro duma dessas propriedades, está no topo …
O Senhor de S. Domingos APL 440
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 79-80 São Domingos De Ana Loura (ESTREMOZ)Certo dia quando o Senhor de S. Domingos andava a passear encontrou um pobrezinho e disse-lhe:
- Onde ides, pobrezinho?
- Eu vou procura de abrigo para dormir esta noite. …
O Homem e a Pomba APL 441
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 81 Glória (ESTREMOZ)Era uma vez um homem que se chamava José.
Quando esse homem ia a passar por um certo cruzamento que existe na freguesia da Glória, onde eu vivo, …
O Estranho Moinho APL 442
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 83 ESTREMOZ (ÉVORA)Há muitos anos, no tempo da minha bisavó, dizia-se que existia um moinho numa serra perto da minha terra onde afirmavam que quem lá passasse à noite três vezes seguidas, …
A Lenda da Senhora do Mileu APL 443
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 85-87 Veiros (ESTREMOZ)Veiros, a minha terra, tem como muitas terras, a sua lenda.
Em Veiros viviam meia centena de homens e a povoação era pequena.
Mafalda, uma rapariga de …
O Honrado Barbadão APL 444
S/A, ., Lendas e Outras Histórias, , Escola Porfissional da Região Alentejo / Núcleo de Dinamização Cultural de Estremoz, 1995, 89-90 ESTREMOZ (ÉVORA)Numa freguesia do concelho de Estremoz aconteceu um facto que revela a honradez dum pobre e sincero sapateiro.
Ele tinha uma filha chamada Ana Loura.
Contra a vontade de seu …
A Moura do Poço APL 687
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 59-62 Santa Vitória Do Ameixial (ESTREMOZ)Alentejo profundo, planicie extensa, charneca silenciosa e lugubre.
A’ beira de um caminho ha perto de Extremoz, na aldeia historica de Santa Victoria do Ameixial, um poço de …
[A Serpente] APL 2281
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 783 Glória (ESTREMOZ)O cabreiro na serra ouviu uma voz bradando:
— Que quer?
— Quero que me vá desencantar na noite de S. João, à meia-noite.
Ele lhe perguntou se podia levar …
Lenda dos Estremoços APL 2698
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume I, pp. 43-48 ESTREMOZ (ÉVORA)O sol, um sol quente, abrasador, caía implacável sobre o carro onde viajava um homem, uma mulher e uma criança. Este grupo vinha de longe, dos contrafortes da serra. Ódios …
Lenda de Para Mil Eu APL 2775
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume II, pp. 89-95 Veiros (ESTREMOZ)Em redor, tudo significava Primavera. Moldura romântica de arvoredo, salpicada pelo gorgeio alegre dos pássaros. Descendo em direcção à ribeira, Mafalda parecia contente. No seu bonito rosto espalhava-se uma suave …