Category: Divine Punishments
There is 1 subcategory and 30 narratives
A alma penada de odelouca APL 478
TENGARRINHA, Margarida, Da Memória do Povo, , Colibri, 1999, 67-68 Mexilhoeira Grande (PORTIMÃO)Havia uma senhora em Odelouca que tinha nove irmãos. Quando os pais morreram todos foram herdeiros. Ela herdou como um qualquer dos irmãos e dividiram as terras. Mas à noite …
[A Cadeira Divina] APL 1870
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas I, , por ordem da universidade, 1963, 314 VILA NOVA DE FAMALICÃO (BRAGA)Quando Deus foi fazer o Inferno ficou Luz-de-Vela (Lusbel ?) na cadeira divina; ao voltar, não lhe queria Luz-de-Vela restituir a cadeira, alegando que o Senhor lha tinha dado.
Dizia …
A Condenação da Noitibó APL 651
DIAS, Jaime Lopes, Contos e Lendas da Beira, , Alma Azul, 2002, 47 CASTELO BRANCO (CASTELO BRANCO)Types: 750 E,
Na mesma histórica jornada, acompanhou, durante muito tempo, os santos Viajantes uma ave de aspecto triste e canto lúgubre, que, voando, voando em pequenos vôos, ia dizendo e repetindo: — …
A costureirinha APL 842
VILHENA, M. Assunção, Gentes da Beira Baixa, , Colibri, 1995, 105 PROENÇA-A-NOVA (CASTELO BRANCO)Havia uma costureira que trabalhava muito todos os dias e até domingos e dias santos de guarda.
Depois de ela morrer, continuaram a ouvir, de noite, a máquina a coser, …
A costureirinha APL 2574
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , OURIQUE (BEJA)A minha avó contava, porque é assim, nós vivíamos no campo e fazíamos fogo de lenha, fazíamos malhas, rendas e tudo à beira da lareira e quando fazia trovões nós …
A Devoção de António Gracioso à Senhora da Paz APL 1292
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 117 Vila Franca Do Campo (São Miguel) (VILA FRANCA DO CAMPO)Vivia, há muitos anos atrás, em Vila Franca do Campo, António Gracioso, um camponês, que tinha grande devoção por Nossa Senhora da Paz e era crente em muitos …
A enxada que vertia sangue APL 3178
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 297 Vilas Boas (VILA FLOR)Contava a minha mãe que havia um homem em Samões [aldeia próxima de Ribeirinha] que não acreditava que havia Deus. Então, para dar o exemplo ao filho, na Sexta-Feira Santa …
A Ermida de Nossa Senhora da Piedade APL 1399
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 242-243 São Roque Do Pico (SÃO ROQUE DO PICO)Estava-se em mil quinhentos e setenta e dois. O povoamento do lado sul do Pico já ia avançado, mas no norte ainda só havia algumas casas dispersas e uma pequena …
A Espada da Virgem APL 3050
CAETANO, Amélia, "Lendário Mafrense" in Boletim Cultural '93, , Câmara Municipal de Mafra, 1994, 262-264 Mafra (MAFRA)Davam lá em cima no Convento as onze da noite.
O vento abandava as árvores, fustigando-lhes as folhas num assobio agudo arrepiante.
Pelas janelas da igreja matriz coava-se …
A Excomunhão das Penas da Perdiz APL 653
DIAS, Jaime Lopes, Contos e Lendas da Beira, , Alma Azul, 2002, 49 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Types: 750 E,
Pela mesma ocasião, em outro lugar da jornada, estava escondida, próximo do caminho, uma perdiz que, com o seu voo estridente e rápido, fez estremecer os Santos Viajantes e espantou …
[A Farinha] APL 2022
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Também a minha mãe contava-me que havia, naquele tempo… Toda a gente comia papas ao almoço, papas de milho. Uma comida que hoje geralmente é muito raro comer. E então …
A fonte da Casa dos Santos APL 777
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro - Narrações Orais (contos, lendas, mitos) Vol. 1, , Fundação Museu do Douro, 2007, 184 Sendim (TABUAÇO)No pátio da Casa dos Santos [Sendim] há uma fonte onde sempre correu água. Conta-se que apenas secou uma vez. Foi assim:
Trabalhava naquela casa uma mulher muito …
A Fonte Santa APL 77
GUIOMAR, Nelson, Contos e Lendas tradicionais, , Associação de Desenvimento local GIESTA, 2002, 9 São Sebastião Da Giesteira (ÉVORA)O que vou contar não é uma lenda nem uma história, mas um caso verídico que, no entanto, alguns contam como se fosse lenda!
Existe na freguesia de S. Sebastião …
A Furna de Cal no Facho APL 1232
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 49-50 VILA DO PORTO (ILHA DE SANTA MARIA (AÇORES))No Facho, em Santa Maria, havia, ainda há poucos anos, uma furna com cerca de trinta metros de comprido, onde costumavam tirar pedra de cal, que depois era …
Água vai! APL 2620
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASTRO MARIM (FARO)Eu andava trabalhando, tinha entre 15 e 16 anos, e fazíamos serão na fábrica do peixe e vínhamos uma/uma e meia da manhã para casa e vinha com uma vizinha …
A Igreja dos Milagres APL 872
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 121 Cambeses (MONÇÃO)Na freguesia de Cambezes, do concelho de Monção, existe um Santuário dedicado a Nossa Senhora dos Milagres. Se em todas as invocações da Mãe de Deus o …
[A imagem barbeada] APL 2173
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, A Monografia de Alvor, , Algarve em Foco, 1993 [1907], 200-202 Alvor (PORTIMÃO)Notara-se em antigos tempos que as faces da imagem do Senhor Jesus se cobriam de tempos a tempos de um finissimo pello, que a ensombrava visivelmente. Para obstar ao seu …
[A imagem da Nossa Senhora] APL 1922
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 56 Aldeia Galega Da Merceana (ALENQUER) Então eu vou contar uma história, que tem uma parte verídica, e outra pensa-se que é lenda em relação à sua origem.
É assim, a história passa-se no século XII …
A Lavadeira APL 2558
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Montenegro (FARO)Conheço uma história de uma senhora, que só ia lavar (a roupa à ribeira) nos dias santos, todos os dias santos ia lavar, e então diziam-lhe:
-Não vá lavar nos …
A Lavadeira APL 2559
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Trindade (BEJA)A história que eu conheço é, no Alentejo, no lado da Trindade havia uma ribeira. E então lá uma senhora gostava muito de ir lavar no dia sexta-feira santa. …
A Lavadeira de Alverca APL 2477
MATOS, Albano Mendes de, Literatura Popular Tradicional na Gardunha, , Edição do Autor, 2004, 42-43 Fundão (FUNDÃO)Em tempos passados, uma mulher, que ganhava a vida a lavar roupa das gentes do Fundão, era pouco temente a Deus e descuidada com as regras da igreja. Para …
A lavandeira, a codorniz e o tremoço APL 1324
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 153 Angra (Sé) (ANGRA DO HEROÍSMO)Types: 750 E,
Há dois mil anos, ia Nossa Senhora, com o Menino Jesus ao colo, montada numa burrinha. Seguiam para o Egipto, fugindo ao Rei Herodes que tinha mandado matar todos …
Alcanhões APL 1479
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo I, p. 66 Alcanhões (SANTARÉM)On a small hill, Jesus Christ, disguised as an old man, meets a few farmers and begs a small part of the wheat they were threshing. They refuse, and, from …
[A lenda da Costureirinha] APL 2025
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Cachopo (TAVIRA)(…) quando eu era pequena comecei a ouvir um som, isto no meu quarto, que eu no início não identificava como se fosse sendo de uma máquina de costura. Mas …
A lenda da costureirinha (versão 3) APL 2062
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Moncarapacho (OLHÃO)Bem, esta lenda que eu já algum tempo ouvi dizer é o seguinte: é uma rapariga que fazia costura para as pessoas da sua zona. E ela fez uma promessa a …
A lenda da fonte mouro APL 242
DELGADO, Manuel Joaquim, A Etnografia e o Folclore no Baixo Alentejo, , Assembleia Distrital de Beja, 1985 [1956], 230-231 BEJA (BEJA)A Nordeste da cidade de Beja, a pouco mais de meia hora de caminho, a pé, ainda hoje há uma horta cuja fonte de boa água fresca corre de …
A Lenda da Lavadeira APL 2029
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Olhão (OLHÃO)Antigamente, as pessoas diziam que no dia do Corpo de Deus não se podia nem lavar roupa, nem lavar o chão nem fazer tarefas domésticas. No entanto, muitas pessoas …
A Lenda da Semana Santa APL 1826
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Olhão (OLHÃO)Como sabemos, na semana santa que é altura de guardarmos, pronto não podemos caiar nem pintar, nem fazer certos serviços, pelo menos até quinta e sexta-feira, são dias grandes de …
A Maldição dos Tremoços APL 650
DIAS, Jaime Lopes, Contos e Lendas da Beira, , Alma Azul, 2002, 46 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Types: 750 E,
Desenrolava-se na Judeia o grande drama que a humanidade há mais de dois mil anos comemora com grandes solenidades como as do Natal, Ressurreição, Pentecostes, etc.
A Virgem Maria e …
A moira encantada APL 1356
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 192-193 Calheta (CALHETA DE SÃO JORGE)Antigamente, em S. Jorge, não se podia trabalhar ao domingo. Cumpria-se o preceito religioso que diz ser o domingo o dia de descanso e, por isso, no primeiro dia …