Silves #21
Lenda da Moura Encantada APL 85
DOMINGUES, J. D. Garcia, Silves, guia turístico da cidade e do concelho, , Região de Turismo do Algarve, 1989, 61-62 Silves (SILVES)Depois da reconquista cristã formou-se no povo de Silves uma lenda recolhida no século passado.
Na noite de São João, à meia noite, aparece na Cisterna Grande do Castelo de …
Lenda do Mouro de Chapéu de Aba Larga APL 86
DOMINGUES, J. D. Garcia, Silves, guia turístico da cidade e do concelho, , Região de Turismo do Algarve, 1989, 62 Silves (SILVES)Há também no Castelo de Silves uma lenda de um mouro encantado. Ele apareceria, com o seu chapéu de aba larga, de manhã, na parte norte do Castelo, desafiando as …
A Moura de Silves APL 684
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 3-21 Silves (SILVES)No tempo dos Mouros, a cidade de Silves era a perola do Algarve, florido á beira-mar. Á roda, os campos cobriam-se de flores brilhantes; uma relva muito verde estendia-se muito …
A Princesa de França e o Pente de Ouro APL 690
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 116-135 Silves (SILVES)As Montanhas recortavam-se nas trevas da noite. Era uma noite azul, como tantas de essas noites luminosas da nossa terra, quando cá em baixo a treva é densa, e lá …
A lenda APL 700
LOPES, Morais, Algarve: as Moiras Encantadas, , Edição do Autor, 1995, 15 Silves (SILVES)Ó Silves da minha infância,
Do meu tempo de perdão,
Onde era longa a distância
Entre o sonho e a ilusão...
Silves daquela outra infância
Do meu tempo de perdão... …
A Moura de Silves APL 1586
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 221 Silves (SILVES)As noites de S. João no Algarve simbolizam uma verdadeira religião tradicional, cuja crença se conserva de séculos arreigada no coração algarvio. Convenço-me de que de longa data tem sido …
A Zorra de Odelouca APL 2016
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Concelho de Silves. Há muitos anos, não sabemos quantos anos há. Considera-se uma lenda. Apareceu… Havia lá uma senhora que roubava nas tremas e arrancava os marcos e punha …
A Costureirinha APL 2017
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Quando eu era miúda, quando era mais nova, ouvia contar que uma rapariga tinha-se perdido. O espírito dela tinha-se perdido porque prometeu quando era viva, tinha uma máquina e pediu, …
O Pego dos Mouros APL 2018
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Ali no Odelouca, também havia um pego que era muito fundo e só houve um homem que conseguiu ir ao fundo desse poço. Diz que era em cimento, todo …
O Mistério APL 2020
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Quando era miúda a minha mãe contava que havia uma pessoa de família dela que tinha sempre por hábito cozer ao domingo. Durante a semana andava nos campos, fazendo a …
[A Farinha] APL 2022
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Também a minha mãe contava-me que havia, naquele tempo… Toda a gente comia papas ao almoço, papas de milho. Uma comida que hoje geralmente é muito raro comer. E então …
[O Cerco de Silves] APL 2239
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 660 Silves (SILVES)A cidade de Silves tinha três muralhas. Quando os mouros lá estavam e os cristãos a cercavam, aqueles recolheram-se na cidadela e viram-se em grande aperto, já quase sem água. …
A lenda das amendoeiras em flor APL 2346
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)
Informante: Era um rei mouro em Silves que apaixonou-se por uma princesa dos países nórdicos, casou com ela e trouxe-a para Silves para o castelo, só que passado muito tempo …
Lenda das Amendoeiras APL 2404
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Em tempos [das invasões mouras] um rei mouro levou para Silves uma princesa nórdica. Esta, muito triste ia definhando pouco a pouco porque tinha saudades da neve do seu país, …
O fantasma que pede boleia APL 2458
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Uma mulher está à beira da estrada a pedir boleia, um grupo de jovens dá-lhe boleia andam algum trajecto, de repente numa curva apertada, ela grita e desapareceu de dentro …
A Porta da Traição APL 2459
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silves (SILVES)Conta-se em Silves que na época dos mouros, uma princesa apaixonou-se por um soldado Cristão e que uma noite esse cristão pede-lhe para abrir a porta do castelo para se …
Lenda do Bolo Branco APL 2819
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume III, pp. 71-76 Silves (SILVES)Foi em Silves e há muitos anos que tudo isto aconteceu. Foi ali, perto do castelo ainda majestoso e sobranceiro, que se deram os factos que vamos relatar. Era noite. …
Lenda da Dona Branca APL 2825
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume III, pp. 125-130 Silves (SILVES)Reinava então em Silves, a velha Chelb de outrora o valente rei mouro Ben-Afan, famoso pela sua inteligência e pela sua coragem.
Diz a lenda que em certa …
Lenda das Amendoeiras em Flor APL 2834
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume III, pp. 205-211 Silves (SILVES)E tal como ontem… como hoje... como amanhã… a brisa da vida que passa levará o eco da mesma voz, a repetir sempre e sempre o amoroso começo das histórias …
Lenda das Três Gémeas APL 3034
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume V, pp. 267-274 Silves (SILVES)Há muito tempo já, diz a tradição que governava a antiga vila de Silves um rei mouro chamado Mohamed. Certo dia que Mohamed passeava a cavalo acompanhado de alguns …
[O Mouro nos Muros de Silves] APL 3808
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 221-222, cp XXIX A Moura de Silves Silves (SILVES)Antes da construção da estrada que circunda os muros de Silves, havia um caminho tortuoso e mal limpo de que as lavadeiras faziam uso quando se dirigiam para um ribeiro …