BRAGA 30 /149
A fidalga branca APL 69
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 79-91 BRAGA (BRAGA)Se o leitor alguma vez tiver de ir ao Gerez, ao passar pela estada que segue de Braga para a montanha, avistará á direita o recorte gracioso das ameias …
Penedo da Pégadinha APL 170
COIMBRA, Artur Ferreira, Fafe, a Terra e a Memória, , Câmara Municipal de Fafe, 1997, 324 Fafe (FAFE)Para fugir à perseguição que os dominadores da Judeia faziam ao Menino Jesus, a Virgem, na sua ida para o Egipto, passou... em Fafe.
No trajecto, foi …
Santa Maria de Antime APL 171
COIMBRA, Artur Ferreira, Fafe, a Terra e a Memória, , Câmara Municipal de Fafe, 1997, 324 Antime (FAFE)Foi no lugar do Outeiro das Freiras que, um dia, apareceu a imagem de Santa Maria, não se sabe a quem.
Imediatamente os povos de Antime e de Fafe …
Nossa Senhora da Lagoa ou das Neves APL 172
COIMBRA, Artur Ferreira, Fafe, a Terra e a Memória, , Câmara Municipal de Fafe, 1997, 324-325 Aboim (FAFE)Contra o costume, pois nem sequer pelas companheiras esperara nesse dia, uma pastorinha de Santa Maria de Aboim foi mais cedo para o monte da Lagoa apascentar o rebanho que …
Bicha das Sete Cabeças APL 173
COIMBRA, Artur Ferreira, Fafe, a Terra e a Memória, , Câmara Municipal de Fafe, 1997, 326 Moreira Do Rei (FAFE)Conta-se que, há muitos anos, num lugar de Moreira de Rei, existia uma enorme cobra (bicha) escondida nos silvedos, que trazia as populações aterrorizadas, pois comia as pessoas e …
Bicha das Sete Cabeças (outra versão) APL 174
COIMBRA, Artur Ferreira, Fafe, a Terra e a Memória, , Câmara Municipal de Fafe, 1997, 326-328 Moreira Do Rei (FAFE)Conta-se que num lugar da Freguesia de Moreira de Rei, hoje conhecido por lugar do «Vale da Bicha», aparecia uma enorme cobra com seis filhas pronta a …
Moira de Santa Marinha (Freitas) APL 175
COIMBRA, Artur Ferreira, Fafe, a Terra e a Memória, , Câmara Municipal de Fafe, 1997, 328-329 Freitas (FAFE)Começarei por um caso que se deu no Monte de Santa Marinha, pouco mais ou menos na extrema das duas freguesias. Numa manhã de S. João uma pegureira de …
A Fonte da Moira APL 607
SOUSA, Arlindo de, Origens Históricas e Filológicas de Expressão Popular, de Algumas Povoações e Locais., , Revista de Portugal, 1961, 481 Carvalheira (TERRAS DE BOURO)Em Vista Alegre, a meio caminho do rio, para o lado da Gafanha, fica a Fonte da Moira, cuja lenda é a seguinte:
A laje, onde a …
Desencanto inesperado APL 697
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 230-235 BRAGA (BRAGA)Vinho verde, parque florido, os seus campos de encanto são o pasmo dos olhos.
Terra de capelinhas brancas ao longe nos pincaros das serras de côr lilás, roja-se aos pés …
A paixão misteriosa (outra versão) APL 947
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, AP8 Barcelos (BARCELOS)It is told that a group of four boys was driving down the road of the border in Barcelos. They then saw a girl who was alking along the road. …
O avarento APL 951
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, AP14 Semelhe (BRAGA)Havia um homem duma aldeia de Melgaço que, ainda novo, saltou para França e por lá andou a labutar como mineiro. Sendo o trabalho duro e pouco saudável, acabou por …
Os portões APL 954
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, AP17 BARCELOS (BRAGA)Conta-se numa aldeia de Barcelos que há muitos anos atrás habitava numa quinta um senhor que gostava de passear de carro. Quando este senhor faleceu, os novos proprietários da quinta …
O lavrador APL 955
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, AP18 BARCELOS (BRAGA)Numa aldeia de Esposende, existia um lavrador que possuía muitas propriedades. Era muito mau e não deixava ninguém estranho lá entrar.
Quando faleceu, todos os seus bens foram divididos …
O mistério da ponte romana Mae Gutierres APL 964
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, TE7 Esperança (PÓVOA DE LANHOSO)Diz-se que a ponte romana Mae Gutierres está há séculos encantada. Segundo a tradição, o encantamento só pode ser quebrado por um lavrador que tenha uma cabra que dê dois …
O tesouro e as maleitas APL 965
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, TE8 PÓVOA DE LANHOSO (BRAGA)A gente das povoações vizinhas de Favaios, em Alijó, acreditava na existência de um tesouro escondido numa grande fraga do monte de Santa Bárbara. Para o encontrar, …
O lobisomem APL 974
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CF6 Adaúfe (BRAGA)Era uma vez uma família que tinha catorze filhos, sete raparigas e sete rapazes.
Um desses rapazes era lobisomem porque reza a lenda que, se eles não forem padrinhos uns …
A mulher do corredor APL 975
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CF7 Semelhe (BRAGA)Contam os velhos que, se um casal tiver sete filhos e o mais velho não for padrinho do mais novo, o mais velho torna-se um corredor. Para que ele perca …
O rapaz e o castanheiro APL 981
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CE3 Semelhe (BRAGA)Um rapaz servia em casa de um lavrador abastado. Numa tarde de Verão, andava o rapaz com as ovelhas pelo campo e, como estava, muito calor, encostou-se à sombra de …
Os São Bentinhos APL 987
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CR4 Santo Emilião (PÓVOA DE LANHOSO)Existem dois santos com o mesmo nome, quer dizer, dois São Bentinhos. Um reside na freguesia de Santo Emilião, concelho da Póvoa de Lanhoso, e outro em Rio …
A namorada que era bruxa APL 991
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, B3 Joane (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Numa pequena aldeia, um rapaz namorava para uma rapariga e todos os seus amigos lhe diziam que ela era bruxa. Ele não acreditava mas, de tanto ouvir as pessoas falar, …
O tocador de bois APL 993
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, B5 Riba De Ave (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Antigamente, os agricultores compravam nas feiras os seus animais para criação. Eram os bois os que mais se compravam e mais se vendiam. Havia um vendedor de gado que levava …
O véu de casamento APL 999
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, B12 Semelhe (BRAGA)Havia dois irmãos muito chegados vivendo ao lado um do outro. A vida a um corria-lhe bem; a do outro era um sem número de arrelias.
À esposa do que …
O deixome da bruxa APL 1000
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, B15 Fradelos (BRAGA)Conta-se que antigamente as bruxas, quando estivessem prestes a morrer, tinham que deixar o seu poder a alguém. Aconteceu que uma bruxa de nome Zulmira estava para morrer e andava …
A Vianesa APL 1004
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, HD4 Joane (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Types: 813,
Antigamente, os rapazes e as raparigas que iam para as espadeladas do linho juntavam-se em grupos, tocavam viola e concertina e cantavam ao desafio. Um dia iam dois homens a …
A Maria Gancha APL 1010
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, HD15 Semelhe (BRAGA)Os mais velhos, para evitar que as crianças se aproximassem dos poços, que são um autêntico perigo, costumavam dizer aos filhos:
– Não vás para a beira do poço, pois …
O Bicho Cidrão APL 1012
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, HD18 BRAGA (BRAGA)
Na ilha da Madeira, dois pontos rivalizam entre si: o Pico Ruivo e o Pico Cidrão.
Este último é uma serra quase inacessível ao homem, de pedra negra …
A moura encantada APL 1013
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME1 Semelhe (BRAGA)Todas as manhãs, uma mulher de cântaro à cabeça atravessava o Monte das Caldas para levar o leite ao posto. Era de uma família pobre e trabalhava para um rico …
A vaca encantada APL 1014
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME2 Semelhe (BRAGA)Numa aldeia, um lavrador tinha uma vaca que começou a manifestar um comportamento muito estranho. Todas as noites dava pinotes dentro do estábulo, muava enfurecida e ninguém a segurava. Acabava …
O penedo dos Mouros APL 1016
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, LM3 Semelhe (BRAGA)Certo sapateiro ambicioso resolveu pegar no Livro de São Cipriano e ir numa noite de lua cheia ao Monte das Caldas. Pôs-se junto de um enorme penedo onde, segundo …
A Fonte da Moura APL 1019
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME6 Landim (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Um dia estava uma mulher a lavar numa fonte. Ao escurecer, passou um lavrador com um carro de bois carregado de cereais e com um menino que dormia. Ao passar …