VILA POUCA DE AGUIAR #15
O capitão de vidoedo APL 915
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 70-72 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Segundo a lenda, os Sarracenos apoderaram-se do castelo do Pontido, alcandorado nos contrafortes da Serra do Alvão, dentro dos limites do Concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Valendo-se …
Santa anacleta APL 916
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 73-74 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Vidoedo, pequena povoação do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, tornou-se conhecida na região aguiarense, não só pelo destemido pastor que passou à história, com galões de capitão, …
Nossa senhora do Extremo APL 917
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 75-77 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)A pequena povoação de Toirencinho está situada também no Concelho de Vila Pouca de Aguiar, entre o vale e a serra.
Por esta razão, os seus habitantes viveram sempre …
Pedras salgadas APL 918
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 78-79 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)No mesmo Concelho de Vila Pouca de Aguiar, junto à estrada que dá para Chaves, há uma estância termal, muito conhecida pelas suas águas minerais, que se chama Pedras …
O taxista APL 944
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, AP5 Sabroso De Aguiar (VILA POUCA DE AGUIAR)Há uns anos atrás, um senhor que era taxista, quando regressava a casa à noite, costumava dar boleia a uma mulher que morava na aldeia vizinha. Durante a viagem conversavam …
O homem encantado APL 973
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CF5 Sabroso De Aguiar (VILA POUCA DE AGUIAR)Em Sabroso de Aguiar conta-se que há muitos anos atrás havia um homem que durante a noite saía de casa transformado no primeiro animal em que pensasse, isto é, se …
A cadeira de prata fina APL 980
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CE2 Lixa Do Alvão (VILA POUCA DE AGUIAR)Uma vez um pobre bateu à porta de um lavrador. O lavrador mandou-o entrar e pediu à mulher que lhe desse de comer e lhe fizesse a cama num dos …
O pote da sopa APL 982
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CE4 Lixa Do Alvão (VILA POUCA DE AGUIAR)Era uma vez um pedinte que uma grande chuvada apanhou de noite no meio de uma aldeia. Para fugir da chuva, bateu à porta de um lavrador. Este foi abrir …
Levanta-te, ó homem morto! APL 1877
PARAFITA, Alexandre, Antologia de Contos Populares Vol. 1, , Plátano Editora, 2001, 56-57 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Contam os antigos que um dia, quando Santo António ainda não era santo, o seu pai foi preso e condenado à forca por ter sido acusado de matar um homem …
A promessa da alma penada APL 2191
PARAFITA, Alexandre, Antologia de Contos Populares Vol. 1, , Plátano Editora, 2001, 144 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Conta-se há muitos anos na aldeia de Guilhado, do concelho de Vila Pouca de Aguiar, que um certo homem, quando estava a dormir, foi acordado por uma voz …
Os três potes APL 3734
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 353 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Na aldeia de Cidadelhe de Aguiar, situada entre montes e colinas, existem no cimo da serra umas muralhas antigas a que o povo chama “casa dos mouros”. Reza a …
A casa dos mouros de Cidadelha APL 3735
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 354 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Contam as pessoas que no monte de Cidadelha [concelho de Vila Pouca de Aguiar] existe o rabo de um boi e o rabo de uma vaca e por isso …
Lenda dos pintainhos de ouro APL 3736
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 354 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Conta a lenda que nas ruínas das muralhas que há perto de Cidadelha [concelho de Vila Pouca de Aguiar], em tempos antigos, no tempo dos mouros, havia lá dentro …
Lenda da fraga do gestal APL 3737
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 354 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Conta a lenda que no lugar do Cestal [na aldeia de Moreira de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar] os mouros enterraram debaixo de uma fraga um sino …
Lenda da fraga das campainhas APL 3738
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 355 VILA POUCA DE AGUIAR (VILA REAL)Conta a lenda que S. Cipriano deixou um livro no qual se diz que na povoação de Moreira [concelho de Vila Pouca de Aguiar] os mouros enterraram muitas riquezas, mas …