TORRES VEDRAS 30 /42
O Moinho da Sarreira APL 295
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 27 TORRES VEDRAS (LISBOA)Conta a lenda que no moinho da Sarreira (da Doutora) certas noites ouve-se os cantos da moura encantada. E, quem não temer de ir lá acima a partir de umas …
A Quinta da Areia APL 296
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 27 TORRES VEDRAS (LISBOA)Perto da Praia Azul existe a Quinta da Areia, que é uma velha quinta que está em ruínas.
Conta-se que, há muitos anos, o mar saltou fora e parou …
Lenda do Bezerro de Ouro APL 297
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 28 TORRES VEDRAS (LISBOA)Algures nas imediações da Serra do Socorro dizem que está enterrado um bezerro de ouro. Em outros tempos mais antigos dizia-se haver uma fada que morava no alto da serra. …
Lenda das Sete Fontes APL 298
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 28 TORRES VEDRAS (LISBOA)Dizem que existem sete fontes sagradas, do tempo dos mouros, na Serra do Socorro. Quem as encontrar, à meia-noite da noite de São João, desencanta a princesa moura e …
Lenda da Capela APL 299
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 28-29 TORRES VEDRAS (LISBOA)A lenda diz que foi um senhor da Quinta da Ermegeira que, ao ver-se assaltado por ladrões no seu regresso à quinta, prometeu, se chegasse são e salvo, que mandaria …
Lenda dos Caixões APL 300
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 29 Monte Redondo (TORRES VEDRAS)Existem em Monte Redondo (na serra) umas grandes pedras brancas a que os populares chamam caixões. Ora, como os Condes de Monte Redondo morreram e a maior parte dos seus …
Lenda da Imagem do Senhor Jesus Morto APL 301
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 29-30 Turcifal (TORRES VEDRAS)Partiram de Lisboa duas éguas. Uma delas transportava um caixote comprido, e a outra vinha por auxiliar (leia-se: como auxílio de...) que seguiam para o Porto. De maneira que …
Lenda do Tesouro do Outeiro da Cabeça APL 302
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 30 Outeiro Da Cabeça (TORRES VEDRAS)Há uma lenda que diz existir junto ao talefe do Outeiro da Cabeça um tesouro. Diz-se que tanto pode ser um tesouro como pode ser uma peste. O que será …
Lenda das Divisões da Serra do Socorro APL 303
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 30 TORRES VEDRAS (LISBOA)Há quem diga que existem quatro divisões dentro da serra: uma para o ouro que dá riqueza; outra para a prata que também dá riqueza e mais duas - uma …
As “Minas” da Serra do Socorro APL 304
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 30 TORRES VEDRAS (LISBOA)Era uma vez muitos homens que procuravam ouro nas “minas’ da Serra do Socorro. Eles queriam encontrar ouro porque queriam ficar ricos como o rei, que tinha uma filha e …
Lenda da Senhora do Socorro APL 305
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 31 TORRES VEDRAS (LISBOA)Numa noite de Novembro, em alto mar houve uma grande tempestade. Sete homens navegavam muito aflitos. Um deles pediu um desejo à Senhora do Socorro:
- Senhora do Socorro, se …
Lenda da Visita APL 306
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 31 TORRES VEDRAS (LISBOA)It is said that in the hills of Socorro there is a path where the grass never withers, for it is the path that Our Lady of the Snow (das Neves) …
Vila Facaia APL 309
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 32-33 TORRES VEDRAS (LISBOA)Diziam que antigamente Vila Facaia se chamava “Vila Cansaia”, porque certo dia, quando o rei (D. João IV) ia de Lisboa para o Norte a cavalo, o seu cavalo, …
Matacães APL 310
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 33 Matacães (TORRES VEDRAS)Quando os mouros tentaram invadir os territórios portugueses partindo do Norte para o Sul, os portugueses chamavam-lhes infieis e cães e diziam:
- Matem esses cães (os mouros).
E por …
A-dos-Cunhados APL 311
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 33 A Dos Cunhados (TORRES VEDRAS)Nesta freguesia existiram apenas doze moradores. Eram duas famílias e três “sem eira nem beira”. As duas famílias tinham entre si laços familiares, visto que os dois irmãos eram os …
Póvoa de Penafirme APL 312
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 34 TORRES VEDRAS (LISBOA)Um dia andavam uns pescadores à pesca no mar, até que se levantou um grande temporal acompanhado de nevoeiro e eles perderam o rumo de terra, ficando à deriva durante …
Dois Portos APL 313
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 34 Dois Portos (TORRES VEDRAS)Dizem dever-se o nome a dois portos de portagem para diferentes senhores. Também por existirem dois Santos de devoção a quem as pessoas se dirigiam - dois portos de salvação.
Merceana APL 314
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 34 TORRES VEDRAS (LISBOA)Aquando das invasões napoleónicas, um regimento de soldados franceses passou por uma pequena aldeia. Um dos soldados estava com sede e pediu um pouco de água a uma rapariga da …
Ponte do Rol APL 315
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 34-35 Ponte Do Rol (TORRES VEDRAS)Reza a lenda que os habitantes de uma pequena aldeia ansiavam por uma ponte que lhes permitisse atravessar o rio que ali passava, hoje conhecido como Rio Sizandro, e …
S. Bartolomeu APL 316
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 35 TORRES VEDRAS (LISBOA)Uns pescadores galegos andavam a pescar, pois dizem que o mar chegava a S. Bartolomeu, e foram apanhados por uma tempestade. Como S. Lourenço era o santo protector, fizeram-lhe …
Furadouro APL 317
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 35 TORRES VEDRAS (LISBOA)Dizem os mais velhos que Runa, em tempos remotos, era coberta por água. Na tentativa de procurar terrenos férteis para cultivar, o povo que habitava estas zonas tentou escoar …
Varatojo APL 318
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 36 TORRES VEDRAS (LISBOA)Este nome vem derivado da “vara do tojo”. Há aproximadamente 400 anos, no Varatojo, existia uma grande mata onde havia umas árvores que davam o tojo. Havia poucas em …
Vila Seca APL 319
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 36 TORRES VEDRAS (LISBOA)Vila Seca parece que deve o nome de vila a um senhor de nome Rodrigo que há muitos séculos ali foi habitar. Ali construiu casa e se apoderou da terra …
Santa Cruz APL 321
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 36-37 TORRES VEDRAS (LISBOA)Diz-se que Santa Helena apareceu em Santa Cruz e que foi vista pelos monges cistercienses.
Como Santa Helena guardou pedaços do madeiro da Cruz em que Cristo foi crucificado - …
Cabeça Gorda APL 322
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 37 TORRES VEDRAS (LISBOA)Começou a chamar-se “Cabeça Gorda” porque havia uma senhora que tinha a cabeça grande em relação ao corpo. Ela vivia num casal ao pé de um moinho que ficava no …
Catefica APL 325
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 38 TORRES VEDRAS (LISBOA)Uma vez passou aqui uma rainha e deixou cair o seu lenço. O rei mandou os seus “empregados” apanhar o lenço, mas a rainha disse: “Cá fica”. Assim se formou …
A-da-Rainha APL 326
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 38 TORRES VEDRAS (LISBOA)Tem esse nome porque era nos terrenos onde a rainha “morava”. Ela tinha lá uma quinta e as pessoas diziam que era ali a terra da rainha. Por isso, começou-se …
O Lobisomem APL 327
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 38 TORRES VEDRAS (LISBOA)Era uma vez um velhote que no seu caminho encontrou um burro que estava a pastar. Ele pensou que o burro estava abandonado e disse para ele: «Olha, estás aí. …
O Lobisomem da Ermegeira APL 329
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 39 Monte Redondo (TORRES VEDRAS)Havia um homem na Ermegeira que diziam que era lobisomem. Disse a um senhor de Monte Redondo, que era abegão, se queria saber se ele era mesmo lobisomem. Disse …
Os Mouros da Serra do Socorro APL 330
MORGADO, Isabel, Viagens ao Imaginário, , Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras, 1999, 39-40 TORRES VEDRAS (LISBOA)Types: 5070,
Há muitos anos atrás, a Serra do Socorro era habitada por dentro pelos mouros. Tinha uma entrada - que por acaso já lá estive - Conta-se que junto à capela …