TORRE DE MONCORVO #22
Cabeça de Mouro APL 1512
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo II, p. 9 TORRE DE MONCORVO (BRAGANÇA)Um mouro, a pedido de um cristão, encanta as víboras de uma região, retirando-lhes o veneno; o cristão corta depois a cabeça ao mouro para que este não as desencantasse. …
[O Trasgo Loiceiro] APL 1886
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas I, , por ordem da universidade, 1963, 430-431 Torre De Moncorvo (TORRE DE MONCORVO)Uma mulher andava a mudar de casa; já estava tudo mudado e só faltava um banquinho; nisto o banquinho começa a andar; pergunta-lhe a mulher:
— Onde vais?
Responde ele: …
[O Homem, o Burro e o Cabrito] APL 1953
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Torre De Moncorvo (TORRE DE MONCORVO)Havia um homem que ia andando por um caminho fora, à noite, e encontrou um burro e disse:
- Olha, esse burro anda perdido!
O homem resolveu agarrar o burro, …
[Cantar com o Diabo] APL 1954
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Torre De Moncorvo (TORRE DE MONCORVO)Types: 813,
Nas Cabanas, era pastor e ele agarrou, à noite, que era quando costumava encerrar o gado e ia para a Foz do Sabor, para a taberna beber uns copos. …
Santo Antão APL 2210
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 535-536 TORRE DE MONCORVO (BRAGANÇA)Conta-se que um homem andava a guardar porcos e ia rezar a uma ermida; deixava os porcos no meio da fruta, mas eles só comiam a erva e não prejudicavam …
Lenda da Torre de Moncorvo APL 2813
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume III, pp. 43-48 Torre De Moncorvo (TORRE DE MONCORVO)Nesse tempo, D. Fernando I, o Magno, rei de Leão, era o grande inimigo da mourama. Corria o ano de 1062 depois de Cristo — e D. Fernando …
Urros APL 3450
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo X, p. 19 Urrós (TORRE DE MONCORVO)O corpo do santo martyr, Apollinario, bispo de Caliabria, está guardado em um lindo tumulo, na grande capella da invocação do mesmo santo, (e não na egreja matriz, como …
Urros (2) APL 3451
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo X, p. 20 Urrós (TORRE DE MONCORVO)A uns 2 kilometros d’este monte ha outro, chamado da Matança. Segundo a tradição, houve aqui uma grande batalha, entre christãos e mouros, não escapando nem um só d’estes. Disseram-me …
A lenda da Cabeça do Mouro APL 3691
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 323 Cabeça Boa (TORRE DE MONCORVO)Nam há documento por que conste sua fundação [igreja de São Salvador, no concelho de Torre de Moncorvo], e só huma vulgar tradiçam de que fora feita no lamentavel …
[Santo Apolinário e os mouros] APL 3692
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 324-325 Urrós (TORRE DE MONCORVO)Tendo-se os mouros assenhorado em 716 da cidade de Caliabria, e como Apollinário, bispo da mesma cidade, não quisesse renegar suas doutrinas, que eram as do cristianismo, nesse mesmo …
A Lenda da Fraga Amarela (versão A) APL 3693
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 326 Horta Da Vilariça (TORRE DE MONCORVO)Na Vilariça [concelho de Moncorvo] há uma pedra que servia de grade aos lavradores nos serviços agrícolas, por ser muito jeitosa. Um dia, que a ribeira ia muito grande, a …
A Lenda da Fraga Amarela (versão B) APL 3694
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 326-327 Horta Da Vilariça (TORRE DE MONCORVO)No castro de Adeganha há uma imponente fraga, a Fraga Amarela, onde, segundo dizem as gentes da aldeia, habita uma moura, que de vez em quando aparece e se ouve …
A Lenda da Pedra Encantada APL 3695
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 327-328 Horta Da Vilariça (TORRE DE MONCORVO)Conta a gente desta terra que, há muitos anos passados, quando toda a gente era humilde e dava as mãos ao trabalho, todos os camponeses se dirigiam para à campo, …
Lenda dos Barrais da Vilariça APL 3696
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 328 Horta Da Vilariça (TORRE DE MONCORVO)Havia no Vale da Vilariça uma enorme pedra, que era usada por todos os lavradores para colocar em cima da grade quando andavam a agradar os terrenos para plantarem depois …
A moura encantada de Adeganha APL 3697
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 329 Adeganha (TORRE DE MONCORVO)No antigo castelo de Adeganha [concelho de Moncorvo] existia uma passagem subterrânea que depois foi tapada. Lá dentro, ficou uma jovem moira que os cristãos haviam raptado e ali encerraram. …
[Chelindrão da Presa] APL 3698
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 329-330 Carviçais (TORRE DE MONCORVO)No sítio chamado Chelindrão da Presa, termo de Carviçais, concelho de Moncorvo, há cinco blocos enormes de pedra, forma esférica, com que os mouros jogavam os paus, diz …
Lenda do Bezerro de Ouro APL 3699
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 330 Felgar (TORRE DE MONCORVO)Há no termo do Felgar [concelho de Torre de Moncorvo], num sítio adonde é que chamam Olhadela, do lado de cá do rio, o castelo dos mouros. Ainda lá …
Lenda da Fraga da Pindura APL 3700
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 330-331 Felgar (TORRE DE MONCORVO)No termo de Felgar, há uma fraga a que chamam a Fraga da Pindura. E então um senhor qualquer sonhou lá com uma moura encantada. E sonhou que ela …
A fonte da Chuzaria APL 3701
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 331-332 Larinho (TORRE DE MONCORVO)Andava um homem a lavrar com dois burros num campo, em Larinho, do concelho de Moncorvo. A certa altura, como fazia muito calor, teve sede e foi beber à …
A lenda da Fonte de Carvalho APL 3702
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 332 Torre De Moncorvo (TORRE DE MONCORVO)Dizem os mais antigos que na Fonte de Carvalho, em Torre de Moncorvo, há uma moura encantada que canta maravilhosamente na noite de S. João. E também dizem que …
Lenda da Ferrada APL 3703
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 332 Larinho (TORRE DE MONCORVO)Diz o povo do Larinho, concelho de Torre de Moncorvo, que no lugar da Ferrada o barulhinho que se ouve — pim pim, pim pim, pim pim... — é …
A moura e o bezerro de ouro APL 3704
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 333 Felgar (TORRE DE MONCORVO)Há no Felgar um lugar chamado Olhadela, situado na margem direita do rio Sabor, onde existem restos de um muro que antigamente tinha três argolas de ferro para …