FUNDÃO #17
São jorge APL 584
MOURA, José Carlos Duarte, Contos, Mitos e Lendas da Beira, , A Mar Arte, 1996, 34 Alpedrinha (FUNDÃO)Antes o Anjo da Guarda era o Santo de Alpedrinha, mas foi levado para o Fundão emprestado pouco antes de a sede do concelho ser mudada para lá e então …
Lenda de s. sebastião em janeiro de cima APL 585
MOURA, José Carlos Duarte, Contos, Mitos e Lendas da Beira, , A Mar Arte, 1996, 35 Janeiro De Cima (FUNDÃO)Cerca do ano de 1757-58, a população de Janeiro de Cima foi assolada por uma forte epidemia, devido à qual sucumbiu uma grande parte do número de habitantes de então. …
Lenda dos Januários APL 586
MOURA, José Carlos Duarte, Contos, Mitos e Lendas da Beira, , A Mar Arte, 1996, 35-36 Janeiro De Cima (FUNDÃO)Por volta do século XVI, XVII, (não se sabe a data ao certo), um senhor, talvez nobre, possuidor de grandes bens e terras nas duas margens da rio Zêzere, …
Lenda de janeiro de cima APL 587
MOURA, José Carlos Duarte, Contos, Mitos e Lendas da Beira, , A Mar Arte, 1996, 36 Janeiro De Cima (FUNDÃO)Segundo diz a lenda Janeiro de Cima, aldeia do Concelho do Fundão do qual dista 43 quilómetros, deve a seu nome aos seus fundadores, os Januários, que como …
Lenda de São Macário APL 672
DIAS, Jaime Lopes, Contos e Lendas da Beira, , Alma Azul, 2002, 101-102 Donas (FUNDÃO)A dominar a viçosa e linda Cova da Beira, ergue-se, em pequeno cabeço, a meio da encosta da Serra da Gardunha, uma modesta capelinha dedicada a São Macário …
A Vida de São Macário na Voz do Povo APL 673
DIAS, Jaime Lopes, Contos e Lendas da Beira, , Alma Azul, 2002, 103-105 Alcaide (FUNDÃO)Types: 931 A,
De São Macário, conta o povo de Alcaide que, rapagão forte e perfeito, filho único, muito trabalhador e amigo de seus pais, foi, segundo o costume de outros tempos, …
[A Viúva Fiandeira] APL 2190
SOROMENHO, Alda e Paulo, Contos Populares Portugueses (Inéditos) I Volume, , Centro de Estudos Geográficos / INIC, 1984, 341 Póvoa De Atalaia (FUNDÃO)Antigamente as mulheres fiavam muito. Uma noite, uma viúva que, sozinha, ficara a trabalhar junto do lume e do velador, em dado momento viu descer pelas cadeias uma ala de …
Quinta do Ouro APL 2288
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 794-795 FUNDÃO (CASTELO BRANCO)Em dia santo de guarda, uma rapariga que se lavava e penteava à entrada duma mina, nas abas da serra (Gardunha), viu na areia um fio de ouro, que começou …
Argemela APL 2457
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Silvares (FUNDÃO)É a história do monte da Argemela (que é situada no concelho do Fundão, à beira do rio Zêzere, portanto, na parte direita do rio Zêzere) monte esse, em …
A Invenção dos Moinhos APL 2475
MATOS, Albano Mendes de, Literatura Popular Tradicional na Gardunha, , Edição do Autor, 2004, 36 Alcaide (FUNDÃO)Em tempos muito antigos, o Diabo inventou os moinhos para fazerem farinha dos grãos do trigo, do centeio, da cevada e até da aveia. Farinha para se fazer o pão, …
Nosso Senhor e o Tingidouro APL 2476
MATOS, Albano Mendes de, Literatura Popular Tradicional na Gardunha, , Edição do Autor, 2004, 37 Alcaide (FUNDÃO)Conta-se que, em eras muito antigas, o Diabo inventou o moinho, que tem o inferno por baixo das mós, onde está o entrosgal, conjunto de engrenagens.
Mas faltava uma coisa …
A Lavadeira de Alverca APL 2477
MATOS, Albano Mendes de, Literatura Popular Tradicional na Gardunha, , Edição do Autor, 2004, 42-43 Fundão (FUNDÃO)Em tempos passados, uma mulher, que ganhava a vida a lavar roupa das gentes do Fundão, era pouco temente a Deus e descuidada com as regras da igreja. Para …
[borborinho] APL 2911
SALVADO, Maria Adelaide Neto, Remoínhos, Ventos e Tempos da Beira, , Band, 2000, 33 Orca (FUNDÃO)Um borborinho é uma coisa que se levanta na terra e leva as pessoas. Costuma - se dizer:
«Fuge, fuge, diabo, da Cruz,
que lá vem Nossa Senhora,
com …
[o borborinho] APL 2912
SALVADO, Maria Adelaide Neto, Remoínhos, Ventos e Tempos da Beira, , Band, 2000, 33-34 Orca (FUNDÃO)É quando faz vento. Junta-se o vento em rodizo, faz poças na terra. Houve uma pessoa que deitou para lá uma navalha e veio cheia de sangue. Contaram-me que uma …
[borborinhos] APL 2913
SALVADO, Maria Adelaide Neto, Remoínhos, Ventos e Tempos da Beira, , Band, 2000, 34 Orca (FUNDÃO)É um rodizo, são borborinhos, dão estoiros. Levantam tudo no ar, levam canas. Para os afastar digo: «Fuge, fuge, diabo, da cruz, que lá vem o Menino Jesus.» Mas por …
Orca APL 3367
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo VI, p. 285 Orca (FUNDÃO)É n’esta freguezia o famoso sanctuario de Nossa Senhora da Oliveira, assim denominada, por ter apparecido no tronco cavernoso de uma oliveira. Fica esta capella fóra do logar da …
Souto APL 3448
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo IX, p. 450 Alcongosta (FUNDÃO)Segundo a lenda, uma mulher de Alcongosta, foi á serra buscar lenha, levando em sua companhia uma filha de tenra idade, que se perdeu por entre o mato. Os …