CASTRO MARIM #19
Lenda do Pastor APL 219
Castro Marim (CASTRO MARIM)Andava um dia um pastor num cerro com as suas ovelhas, quando, de repente, apareceu uma menina de olhos azuis, muito fina e muito bonita. A menina convidou o pastor …
Lenda da Senhora dos Mártires de Castro Marim APL 220
Castro Marim (CASTRO MARIM)Na vila de Castro Marim, também chamada de Moiraria, passou-se mais uma lenda. Diz-se que um cristão, detentor de uma vida péssima cheia de perseguições, foi preso em Arzila …
Lenda da Fonte do Judeu Morto APL 221
Castro Marim (CASTRO MARIM)Nos arredores de Rio Seco, existe uma pequena povoação chamada Fonte do Judeu Morto.
Contam os mais velhos, que houve em tempos antigos um homem muito mau, a …
Os Mouros de Castro Marim (Miscelânea) APL 1582
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 199-202 Castro Marim (CASTRO MARIM)De remota data corre entre o povo a lenda de um mouro encantado no próprio castelo. É riquíssimo este mouro, diz a lenda, e muita gente o tem visto, alta …
Lenda do Azinhal APL 1764
AA. VV., -, Tradição Popular Algarvia, , Direcção Geral de Educação de Adultos, s/d, Lendas Azinhal (CASTRO MARIM)Quando os mouros ainda habitavam estas paragens, havia aqui um senhor muito rico e poderoso que tinha uma filha muito bela.
Por aqui passavam muitos cavaleiros, até que um dia …
Costureirinha (1) APL 2039
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Castro Marim (CASTRO MARIM)Eu sei que… ainda ouvi na parede a máquina costurar e diziam os mais antigos que era uma senhora que tinha prometido... ela estava doente e se ela se curasse …
Lenda do Azinhal APL 2438
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Azinhal (CASTRO MARIM)Diz a lenda que antigamente, no local que hoje se chama Azinhal, existia um nobre muito poderoso e que era dono de muitas terras e que esse nobre tinha …
A panela de ouro encantada APL 2482
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Odeleite (CASTRO MARIM)Havia uma senhora chamada Celestina num monte que se chamava Nora. Essa senhora era assim um pouco... Nem sei como é que se diz, não, não... Não era esperta!... …
A Costureirinha APL 2485
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Castro Marim (CASTRO MARIM)Essa história da costureira que contavam... Contavam, e eu ouvi a costureira a trabalhar com a máquina. Ouvi. Muitas vezes. ...Diziam que era uma senhora, que era costureira, e que …
Lobisomem APL 2525
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Castro Marim (CASTRO MARIM)Fui trabalhar para a fábrica, para Vila Real, maneira que o transporte que era… era as pernas… Havia transporte, mas de Vila Real a Castro Marim era uma légua …
Água vai! APL 2620
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASTRO MARIM (FARO)Eu andava trabalhando, tinha entre 15 e 16 anos, e fazíamos serão na fábrica do peixe e vínhamos uma/uma e meia da manhã para casa e vinha com uma vizinha …
Má hora APL 2621
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASTRO MARIM (FARO)Diziam que às quatro da manhã batiam à porta das pessoas e não podíamos responder ‘quem é’ porque de fora a má hora dizia ‘é a má hora’. Mas se …
Os três rapazes e os três queijos APL 2622
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASTRO MARIM (FARO)Os portugueses foram a Marrocos e trouxeram três queijos… três queijos trouxeram mandados por eles, por os marroquenhos, que deitassem ao segundo poço quando se vai para o Montinho. …
Procissão das velas (1) APL 2624
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASTRO MARIM (FARO)Antigamente havia uma procissão das velas, dos mortos… A partir das duas da manhã saíam suspensos no ar, com as manitas, os bracinhos, os olhinhos e isso tudo, nas mãos… …
Procissão das velas (2) APL 2625
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASTRO MARIM (FARO)A mulher vinha do trabalho e viu aquela procissão vir por o lado da igreja a baixo. E então viu aquela procissão e acompanhou a procissão. Ao acabar a procissão, …
Cão que cresce APL 2626
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASTRO MARIM (FARO)Ela vinha do trabalho com a senhora Carolina e então vinha um cão grande atrás delas. Mas conforme elas olhavam para trás, assim crescia. Mais olhavam elas e andavam para …
O mouro cristão APL 2631
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , CASTRO MARIM (FARO)Segundo consta, em Castro Marim existia um milagre do Cristão. Ele vivia em terras de Espanha, era um grande escravo. De noite, a cama que tinha era uma arca em …