AMARANTE #25
O ouro do Monte de Santa Marinha APL 967
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, TE11 Travanca (AMARANTE)No Monte de Santa Marinha, da freguesia da Barroca Funda, Lixa, existe um penedo onde dizem haver ouro escondido.
Para se conseguir abrir esse penedo e retirar o …
O Penedo dos Namorados APL 968
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, TE12 Travanca (AMARANTE)Num lugar chamado Felgueiras, pertencente à freguesia de Mancelos, existe um penedo conhecido como Penedo dos Namorados. Dizem que debaixo daquele penedo há muito ouro escondido. Só o …
Homem de dia, animal à noite APL 978
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CF10 Figueiró (Santiago) (AMARANTE)As pessoas antigas dizem que todas as crianças que nasçam à terça-feira, a primeira peça interior que se lhe vista deve ser queimada, para que um dia mais tarde a …
São Gonçalo de Amarante APL 986
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CR3 Figueiró (Santiago) (AMARANTE)São Gonçalo de Amarante era filho de uns agricultores de Guimarães.
Um dia, houve uma festa na sua aldeia. Os seus pais foram à festa e disseram a São …
Um olhar para Cristo APL 1056
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 23 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)Quando Gonçalo foi levado a baptizar, oito dias após o seu nascimento, conta quem viu, que logo após lhe ter sido deitada a água e limpo a cabeça com uma …
Gonçalo e os pardais APL 1057
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 24-25 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)Em data não precisa, no que respeita não só ao dia mas também ao mês e ano, os pais de Gonçalo Pereira, menino em idade de brincar, tiveram necessidade …
Uma capa por barco APL 1058
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 26-27 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)Uns referem-na como tendo acontecido quando Gonçalo era ainda criança, outros quando já era frade.
O certo é que esta lenda prende-se com a forma que Gonçalo encontrou para atravessar …
Gonçalo e as moças APL 1059
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 28 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)Gonçalo era um rapaz como todos os outros. Brincalhão, amigo de pregar partidas — principalmente às moças — e atrevidote.
Diz-se que Gonçalo esperava as moças na fonte onde iam …
Os bois de D. Loba APL 1060
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 29-30 Padronelo (AMARANTE)Andava Frei Gonçalo ocupado com a construção da ponte quando depara com a necessidade de carrear umas pedras — algumas de avantajadas dimensões.
Para tais trabalhos nada melhor que umas …
Uma mortalha pesada a ouro APL 1061
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 31-32 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)As obras de (re)construção da ponte sobre o rio Tâmega, para além de duras e demoradas, eram muito dispendiosas.
Frei Gonçalo batia a todas as portas vezes sem …
Um enorme penedo APL 1062
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 34-35 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)Corria de feição a construção da ponte quando, a certa altura das escavações, apareceu um enorme penedo que era preciso retirar. Não era que não desse boas pedras — que …
Água e vinho da mesma fraga APL 1063
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 36-37 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)Era verão. Os trabalhos na ponte corriam de feição. Alguns trabalhadores foram falar com Frei Gonçalo — já corria a fama de santo — para resolverem o problema da água …
Uma grande pescaria APL 1064
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 38-39 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE) Frei Gonçalo vivia dias de grande preocupação. Os víveres estavam a escassear e, quer os fidalgos quer os lavradores, já começavam a achar que tinham dado o bastante.
Frei …
O coxo que voltou a andar APL 1065
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 40 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)Certo dia, Frei Gonçalo, deambulava numa das muitas romarias — expressões de fé populares — que tinham lugar nas aldeias serranas quando, de entre a multidão, surgiu um homem …
O tronco que tapou o arco APL 1067
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 43-44 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)O rio Tâmega, em alturas de cheia, aumenta imenso de volume arrastando na enxurrada todo o género de detritos. Tinha a velhinha ponte mais de trezentos anos e eis …
De pães alvos a negros carvões APL 1068
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 45-46 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)Acabadas as obras da ponte frei Gonçalo reinicia a pregação e doutrinação pelas aldeias serranas do Marão.
Chegado a um remoto lugarejo, quando se preparava para iniciar a pregação …
Frei Gonçalo e as mulheres APL 1069
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 49 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)É voz corrente que Frei Gonçalo tinha uma grande perseverança na conversão e salvamento das almas, principalmente quando era testemunha de cometimento de pecados. Ora, como naquele tempo a promiscuidade …
Dores de cabeça por conta APL 1070
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 51-53 AMARANTE (PORTO)Já a fama de S. Gonçalo extravasava todas as terras do reino de Portugal e ainda havia gente céptica e renitente em não acreditar nos prodígios que passavam de boca …
O penedo dos cornudos APL 1071
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 59 Travanca (AMARANTE)Travanca da Serra ou Travanca do Monte é um pequeno lugarejo encravado na encosta da Serra da Aboboreira, voltado para o Marão, donde lhe recebe os primeiros raios …
Um santo com bom gosto APL 1072
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 60-61 Rebordelo (AMARANTE)Em tempos muito remotos andava a gente de Rebordelo muito triste por não ter padroeiro.
Reuniu-se o povo e, depois de muita e larga discussão, acordaram em eleger S. Pedro …
O bispo e a burra APL 1073
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 62-63 Canadelo (AMARANTE)Esta é uma história que irá virar lenda — saiba o povo com a sua arte acrescentar-lhe imaginação.
Em tempos remotos — ainda não havia, em muitas paróquias serranas, acessos …
Notícia curiosa das Fontes (cordel) APL 2234
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 644-645 AMARANTE (PORTO)Diz que sobre o Rio Tâmega há uma fonte que os moradores têm por milagrosa. O santo feriu uma pedra com o cajado, para dar vinho e azeite na oficina …
[A edificação do Convento de Amarante] APL 2235
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 645 AMARANTE (PORTO)São Gonçalo subiu a um monte do lado de Felgueiras para escolher local para o convento de Amarante. Atirou com o bordão: onde caiu não achou bom sítio; depois …
Fregim APL 2745
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo III, p. 229 Fregim (AMARANTE)Ha aqui uma imagem de Nossa Senhora que, segundo a tradição, appareceu em uma olaia (arvore). Levaram-a para a egreja, mas ella fugiu para a olaia.
Quantas vezes a …
Lenda do Casamenteiro das Velhas APL 2877
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume IV, pp. 173-179 Amarante (São Gonçalo) (AMARANTE)S. Gonçalo de Amarante é popularmente conhecido como casamenteiro das velhas. De um protesto da juventude nortenha que se julga preterida por este santo, nasceu a seguinte quadra popular:
S. …