Faro (Sé) #21
Lenda da Moura Encantada APL 1815
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Quando foi a tomada de Faro aos Mouros, pelo rei D. Afonso III, uma filha d’um rei Mouro, que havia aí, que era quem dominava a cidade, tinha-se apaixonado …
Lenda de Santa Iria APL 1835
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)A Iria era filha de um mouro, quando Afonso III conquistou Faro e esta menina, ao que parece, esta Santa Iria, ela teria, pobrezinha, diz a lenda, que ela …
“A lenda de Santa Maria de Faro” APL 2079
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Esta lenda, a lenda de Santa Maria de Faro, está intimamente associada à própria fundação da cidade e particularmente ao fim do domínio muçulmano, e consta que no tempo …
Lenda de S. António APL 2122
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Estava S. António em Pádua a pregar o seu sermão. Veio um anjo do céu e disse: ó António vai livrar o teu pai que vai morrer injustamente, aquele inocente. …
Hambúrgueres no Mc Donald`s APL 2327
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Informante: Ouvi na minha escola que os hambúrgueres do Mc Donald`s são feitos de minhocas, que eles tinham uns viveiros perto de Lisboa e era aí onde eles iam buscar …
Roubo de órgãos em lojas de chineses APL 2352
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)É de uma menina pequenina que ficou dentro dos chineses, de uma loja dos chineses. Ela foi fazer um recado à mãe lá à loja e depois eles ficaram com …
Roubo de órgãos em lojas de chineses APL 2353
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Então o pai ia com a filha no carro e depois eles estacionaram, depois saíram do carro, depois foram à loja dos chineses, aquela que está ali ao pé do …
Fetos encontrados em caminhos subterrâneos na cidade de Faro APL 2354
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Diz-se que a cidade de Faro, na zona da vila, na zona mais velha, tem caminhos subterrâneos por baixo da cidade, por aquela parte, e diz-se que esses caminhos …
Lenda do aqueduto APL 2375
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Eu acho que isto passava-se com dois mouros antigamente que disputavam a filha de um dos reis de Faro e entretanto um deles atreveu-se a pedir a mão da filha …
Bruxo do hospital APL 2400
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Colector: Ouvi dizer que a senhora conhecia uma história sobre o Hospital de Faro. É verdade?
Informante: É verdade! Eu sou enfermeira há 14 anos e desde que para …
[A promessa feita ao Santo] APL 2517
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)É assim, diz-se que grassava a peste por muitas localidades e a cidade de Faro fez uma promessa a um Santo Padroeiro, que era o Santo Tomás de Aquino, para …
Lenda da princesa de Alandra APL 2545
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)A história ou a lenda digamos que se conta sobre a princesa de Alandra, esta princesa que está que está conotada com a tomada com a conquista de Faro. O …
[A Bailarina do Teatro Lethes] APL 2553
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)É uma bailarina que enforcou-se lá há anos e que aparece. Ela apareceu a alguém, a um colega e a uma senhora que trabalhavam lá. Pelo menos eles saíram de …
Lenda do Fantasma Alemão APL 2682
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Faro (Sé) (FARO)Pois bem, foi no ano de 2005 ou 2006 que um amigo meu que trabalhava antes nos bombeiros voluntários em que a sede ou o quartel está situado na zona …
Lenda dos Aloendros APL 2837
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume III, pp. 237-242 Faro (Sé) (FARO)FARO... a histórica Santa Maria de El Gharb, ou Santa Maria de Ossónoba, e mais tarde apenas Harume, donde lhe vieram por corruptela da linguagem popular os nomes de Haron, …
Lenda do Falso Juramento APL 2842
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume III, pp. 281-286 Faro (Sé) (FARO)O Algarve é um alfobre de lendas de mouras e mouros encantados. E dá gosto ouvir os algarvios contarem essas lendas, com muito carinho e muita discrição — não vão …
[A Moura do Rio Seco] APL 3774
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 154-155 Faro (Sé) (FARO)A gardener overhears conversation between Moorish maiden pleading with her father, before he throws and enchantment on her by throwing her in the river (Rio Seco). The father tells her …
[Os Figos e a Lavadeira] APL 3796
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 151, cap. XV Faro (Sé) (FARO)A washerwoman comes accross a mat with figs drying in the sun, in the wrong season. She picks three and when she returns home they have turned into gold. When …
[O Mourinho do Arco da Senhora do Repouso (1)] APL 3797
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 151-152, Cap. XV Faro (Sé) (FARO)
Em outra ocasião certo marítimo, morador em uma das ruas de Faro, ergueu-se da cama muito cedo, para entrar numa barca, que estava no rio junto da velha …
[O Mourinho do Arco da Senhora do Repouso (2)] APL 3798
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 152, Cap. XV Faro (Sé) (FARO)Efectivamente corre pela tradição que o referido mourinho tem por costume convidar os transeuntes a entrar no seu palácio. Uns aproximam-se, mas não ousam acompanhar a criança, logo que a …
[A Moura da nora do Rio Seco] APL 3799
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 153, cap. XV Faro (Sé) (FARO)A nascente do outeiro de Santo António do Alto, e logo em baixo, há uma funda planura, por onde em épocas remotas deslizou um rio, hoje denominado o Rio …