Ladoeiro #10
A Maldição dos Tremoços APL 650
DIAS, Jaime Lopes, Contos e Lendas da Beira, , Alma Azul, 2002, 46 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Types: 750 E,
Desenrolava-se na Judeia o grande drama que a humanidade há mais de dois mil anos comemora com grandes solenidades como as do Natal, Ressurreição, Pentecostes, etc.
A Virgem Maria e …
A Excomunhão das Penas da Perdiz APL 653
DIAS, Jaime Lopes, Contos e Lendas da Beira, , Alma Azul, 2002, 49 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Types: 750 E,
Pela mesma ocasião, em outro lugar da jornada, estava escondida, próximo do caminho, uma perdiz que, com o seu voo estridente e rápido, fez estremecer os Santos Viajantes e espantou …
A Moura de Pontão APL 658
DIAS, Jaime Lopes, Contos e Lendas da Beira, , Alma Azul, 2002, 62-64 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Entre os rios Aravil e Ponsul, em campo bem aberto onde o Sol vagueia sem obstáculo de grandes montes ou de altas serras, vive agarrada ao chão, sumida na alvura …
A maldição da bruxa APL 1166
GRAÇA, Natália Maria Lopes Nunes da, Formas do Sagrado e do Profano na Tradição Popular, , Colibri, 2000, 19-20 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Certo dia no Ladoeiro, uma mulher estava na rua a pentear a sua filha que tinha uns longos cabelos. Naquela hora, passou uma mulher que segundo as pessoas da …
O cabrito APL 1167
MOURA, José Carlos Duarte, Histórias e Superstições na Beira Baixa, , RVJ editores, 2008, 20 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Um dia um homem que vivia numa quinta veio ao Ladoeiro, ao baile. Quando ia para casa já de noite, encontrou um cabrito pelo caminho, ficou todo contente e …
O lobisomem e as franjas APL 1168
MOURA, José Carlos Duarte, Histórias e Superstições na Beira Baixa, , RVJ editores, 2008, 20 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Um dia à meia-noite uma mulher que tinha vindo ao povo, ia para casa e levava um bebé ao colo embrulhado num xaile.
Diz-se que a mulher encontrou pelo caminho …
A mulher vestida de branco e a mulher vestida de preto APL 1169
MOURA, José Carlos Duarte, Histórias e Superstições na Beira Baixa, , RVJ editores, 2008, 20-21 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Diz-se que entre a meia-noite e a uma hora há uma hora boa e uma hora má. E que a boa hora vem sempre primeiro que a má hora.
Um …
A casa assombrada APL 1171
MOURA, José Carlos Duarte, Histórias e Superstições na Beira Baixa, , RVJ editores, 2008, 21 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Havia no Ladoeiro uma casa que segundo o povo ninguém queria para lá ir a morar.
Mas um casal recém-casado não tendo mais nenhum sítio para morar decide habitá-la. Segundo …
“Lenda do pontãozinho” APL 1180
MOURA, José Carlos Duarte, Histórias e Superstições na Beira Baixa, , RVJ editores, 2008, 27-28 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Um homenzinho era muito pobrezinho e vinha do trabalho de noite, chegou ao pontãozinho qual foi o espanto dele que viu uma manta no chão cheia de passas. O homenzinho …
Lenda da Moura do Pontão APL 2820
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume III, pp. 81-86 Ladoeiro (IDANHA-A-NOVA)Ali, na povoação de Ladoeiro, o desenho da linha do horizonte não tem os caprichos de muitas das povoações da Beira. O sol ilumina sem cortinas nem cones de …