Parambos #6
[Por razão das muitas formigas] APL 3092
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 192 Parambos (CARRAZEDA DE ANSIÃES)A poente de Parambos, concelho de Carrazeda de Ansiães, “distante dele uma milha, está um sítio a que chamam Santa Marinha, cujo nome houve de antigamente ser nele …
A Senhora da Assunção de Parambos APL 3093
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 193 Parambos (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Contava-se antigamente, que a Senhora da Assunção, que está no cabeço em Vilas Boas, apareceu primeiro em Parambos, lá nas fragas, e queria ali a capela, mas …
Lenda da Fonte Bieita APL 3095
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 194 Parambos (CARRAZEDA DE ANSIÃES)“No limite do lugar de Misquel, junto da ribeira que lhe passa ao sul pouco distante do lugar, está huma fonte, cuja agoa tem particular virtude para muitos achaques, …
[Nosso Senhor e S. Pedro passaram por aqui] APL 3096
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 195 Parambos (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Ouvia contar em pequenina, e todos os da minha geração ouviram também aos mais antigos, que um dia Nosso Senhor e São Pedro passaram por aqui e o macho que …
Lenda da Fonte Velha APL 3097
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 196 Parambos (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Conta-se que mesmo no interior da aldeia de Parambos, junto a uma fraga, existe fonte que outrora tinha uma moura encantada.
Na fraga junto à fonte estava a secar …
As feiticeiras no lameiro de Arqué APL 3098
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 197 Parambos (CARRAZEDA DE ANSIÃES)No lameiro de Arqué [freguesia de Parambos], constava-se que apareciam as feiticeiras aos rapazes quando vinham dos namoros a altas horas da noite. Ouvi ao António Alberto, um …