SILVA, Margarida Moreira da, É por aí voz constante... e o povo sabe quando diz..., , Museu Municipal de Loures, 2007
História das queijadas APL 1947
SILVA, Margarida Moreira da, É por aí voz constante... e o povo sabe quando diz..., , Museu Municipal de Loures, 2007, 61-62 LOURES (LISBOA)(…) Uma colega minha que já morreu, namorava com um rapaz, (...) mas o rapaz tinha outra rapariga!
Ela queria que ele voltasse para ela e ópois (era festa aqui …
História de uma menina que morreu embruxada APL 1948
SILVA, Margarida Moreira da, É por aí voz constante... e o povo sabe quando diz..., , Museu Municipal de Loures, 2007, 62 LOURES (LISBOA)Mataram uma sobrinha minha, elas. (...) É uma lenda. (...) E foi bolos. Ela era muito bonita, muito viva, parece que a estou a ver, sentada no muro do tanque, …
História de uma mulher que era bruxa APL 1952
SILVA, Margarida Moreira da, É por aí voz constante... e o povo sabe quando diz..., , Museu Municipal de Loures, 2007, 64-65 LOURES (LISBOA)Types: 3055,
(...) havia uma mulher que era bruxa estava lá a morar nesse tempo, e ela uma vez, [estive lá na terra do meu marido, estive lá oito anos e isto …
Lobisomens APL 1951
SILVA, Margarida Moreira da, É por aí voz constante... e o povo sabe quando diz..., , Museu Municipal de Loures, 2007, 63-64 LOURES (LISBOA)(...) não te lembras do Ti coiso, que trabalhava no Carrascal, como é que ele se chamava? Que é das Alvogas. Ele era lobisome.
(...) Não me lembra o …
O homem embruxado APL 1950
SILVA, Margarida Moreira da, É por aí voz constante... e o povo sabe quando diz..., , Museu Municipal de Loures, 2007, 63 LOURES (LISBOA)Uma vez uma mulher do sítio que tinha fama de bruxa, deitou umas rezas a um homem que andava a enganar a mulher, e o homem começou a ficar doente. …
O Ti mané Chamboeira e as almas penadas APL 1949
SILVA, Margarida Moreira da, É por aí voz constante... e o povo sabe quando diz..., , Museu Municipal de Loures, 2007, 62-63 LOURES (LISBOA)O Ti Mané Chamboeira vinha buscar a gente aqui. Era home do Barro e tinha uma galera grande com três machos. Vinha aqui de madrugada aí pelas três e meia, …
O Toino das mulas e o cabrito APL 1946
SILVA, Margarida Moreira da, É por aí voz constante... e o povo sabe quando diz..., , Museu Municipal de Loures, 2007, 61 LOURES (LISBOA)O Toino das Mulas trabalhava com as mulas, estava a lavrar o chão, e então ele contava que foi um dia passear, [era um rapaz novo], saiu um dia para …