APL 231 Lenda do rio douro

Como muitos outros rios também o Rio Douro anda envolvido num episódio lendário.
 E diz-se que, no momento da criação, quando Deus procedeu ao lançamento dos rios pela terra, com a determinação do dia em que dariam início à marcha para o destino comum — o mar —, o Douro se deixara adormecer.
 Assim, não pôde partir na hora aprazada pois só lembrara a prescrição ao acordar do seu sono pesado.
 Com a maior surpresa, ainda estremunhado, o Douro pôde ver que os outros rios já serpenteavam nos vales, cortando serras e dividindo montes, em cumprimento dos propósitos fixados por Deus para seu fadário.
 Face ao seu descuido, passado o momento da estupefacção, cobrou ânimo e pensou na maneira de levar a cabo a recuperação.
 Então, para ganhar o que perdera com o seu descanso, empreendeu uma corrida difícil, mas decidida e corajosa, descendo fragas, atravessando montanhas, partindo rochas, galgando penedias, até que atingiu o oceano atlântico muito antes dos outros, apesar destes terem saído mais cedo, mas que preferiram escolher um trajecto com terrenos mais suaves.

Source
VALLE, Carlos Revista de Etnografia 26, Tradições Populares de Vila Nova de Gaia - Narrações Lendárias , Junta Distrital do Porto, 1969 , p.422
Place of collection
VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Narrative
When
20 Century, 60s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography