Category: Need for Milk
A cabra e o seu leite APL 563
MOURA, José Carlos Duarte, Contos, Mitos e Lendas da Beira, , A Mar Arte, 1996, 18 Lardosa (CASTELO BRANCO)Foi uma vez um pastor que estava no pasto com as suas cabras e dizem que passou uma bruxa e que lhe pediu para lhe dar um pouco de leite …
A cesta de carvão APL 1027
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME16 CHAVES (VILA REAL)Nos tempos que já lá vão, os pastores que andavam a apascentar os seus rebanhos na fonte do Mouro, perto do Lugar de Santa Bárbara em Ventuzelos, diziam ver …
A cova da moira APL 912
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 61-63 Mourilhe (MONTALEGRE)No já referido lugar de Mourilhe do Concelho de Montalegre, conta-se também esta lenda, igualmente relacionada com a pastorícia.
Havia naquela aldeia um pastor que levava diariamente para o …
A fonte das grades APL 269
AA. VV., -, Douro Litoral, 5ª Série, IX, , s/ed., 1953, 66 PAÇOS DE FERREIRA (PORTO)A ela iam as mourinhas da Citânia lavar a roupa.
Numa ocasião, entregava-se a esse trabalho uma donairosa menina. A roupa lavada era posta a enxugar numas grades de varões …
A Lapa do Diabo APL 2260
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 748 Valadares (MONÇÃO)A moira aparece pelos S. Juões, de 7 em 7 anos. Da cinta p’a riba é géinte e pra báixo é bicho (serpéinte segundo uns, ou cabra segundo outros). Uma …
[A Moira de Guifões] APL 2282
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 784 Guifões (MATOSINHOS)Uma vez andava uma rapariga a guardar uma vaca, e a vaca fugia-lhe todos os dias; a rapariga foi atrás dela e chegou a uma mina, onde ouviu uma voz …
A Moira de Mantil APL 2259
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 747 LOURES (LISBOA)Uma vez uma rapariga andava a gòrdar um bando de cabras ao pé do Penedo do Gato. Abriu-se ali um penedo (outro) e apareceu-lhe uma moira que lhe disse que …
[A Moira do Pego das Pias] APL 2669
AA. VV., -, Odemira, ano 1, nº 1, , Grupo de Estudos Arqueológicos e Etnográficos de Odemira , 1982, Vila Nova De Milfontes (ODEMIRA)Estava uma lavradora dando de comer às vacas, e apareceu-lhe uma mulher que lhe disse:
- Bom dia vizinha.
- Vizinha? Mas eu não a conheço de lado nenhum!
- …
[A moura, as palhas e o ouro] APL 3532
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 208-209 BOTICAS (VILA REAL)A uma rapariguinha que levou as vacas a pastar ao Côto dos Mouros [em Vilarinho Seco, concelho de Boticas] apareceu-lhe um moura. Chegou-se à fala com um pucarinho na …
A moura e a vaca APL 1015
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME9 VILA REAL (VILA REAL)Numa aldeia, havia um senhor que tinha uma vaca e punha-a sempre a pastar no seu prado. Mas certo dia, uma moura deu à luz um bebé e não tinha …
A Parteira APL 403
CUNHA, Jorge da, Criações do Génio Popular, , Associação para a Recuperação do Património de Arruda, 1997, 63-65 Arruda Dos Vinhos (ARRUDA DOS VINHOS)Types: 5070,
Dizem os velhotes que antigamente havia em Arruda dos Vinhos uma parteira diplomada paga pela Câmara e que tinha como obrigação assistir a todos os partos.
Certa noite, apareceu um …
As Mouras Encantadas do Outeiro do Murado APL 2277
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 766-767 Mozelos (SANTA MARIA DA FEIRA)
Na freguesia de Mozelos, concelho da Feira, assenta uma pequena montanha, a que se atribui o célebre conto que passo a referir. Chama-se ela Outeiro do Murado.
E …
A vaca encantada APL 1014
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME2 Semelhe (BRAGA)Numa aldeia, um lavrador tinha uma vaca que começou a manifestar um comportamento muito estranho. Todas as noites dava pinotes dentro do estábulo, muava enfurecida e ninguém a segurava. Acabava …
A velha e o carvão APL 3629
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 280 MIRANDELA (BRAGANÇA)Uma velhota de Vila Verdinho, concelho de Mirandela, andava um dia a guardar umas ovelhas num campo pegado à aldeia, quando lhe apareceram três mouras a pedirem-lhe um pouco …
Cova da Moura APL 1624
SARMENTO, Francisco Martins, Antígua, Tradições e Contos Populares, , Sociedade Martins Sarmento, 1998, 115 VILA NOVA DE CERVEIRA (VIANA DO CASTELO)Fica entre o rio (Minho) e o baluarte de Novelhe (monte de Castro). Comunica, segundo a tradição, por um caminho subterrâneo com a Torre da Atalaia. Aí aparecia uma …
E a Moira Encantada? APL 1678
GRAÇA, A. Santos, O Poveiro, , Publicações Dom Quixote, 1998 [1932], 80-81 Póvoa De Varzim (PÓVOA DE VARZIM)«A Moira Encantada? Era ali no penedo do Coim. Por vezes aparecia no areal do lado de Martim Paz. Dava sinais luminosos e ouvia-se dizer que, se a desencantassem, …
Lapa do diabo APL 1670
SARMENTO, Francisco Martins, Antígua, Tradições e Contos Populares, , Sociedade Martins Sarmento, 1998, 221 Valadares (BAIÃO)De sete em sete anos aparece ali uma linda moura, mulher da cinta para cima; para baixo, bicho. Pediu uma vez a uma rapariga que a cortasse e lhe desse …
Lenda da Torca de Balmeão APL 3767
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 382-383 Vilar De Peregrinos (VINHAIS)Junto a um lameiro, no termo de Vilar de Peregrinos, concelho de Vinhais, há um lugar que o povo conhece como a Torca de Balmeão, onde passa um …
Lenda de Parafita APL 3666
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 306 Chã (MONTALEGRE)Como era costume, no tempo de Verão o gado da casa do Branco, da aldeia de Parafita, concelho de Montalegre, ia para a Franjoseira e para o monte que …
Lenda do Calhau da Moura APL 3581
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 241-242 Arcossó (CHAVES)Junto ao rio Tâmega e perto da aldeia de Arcossó, no concelho de Chaves, há uma fraga que é conhecida como o “Calhau da Moura”. E sobre ela o …
O calhau da moira APL 906
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 42-44 Arcossó (CHAVES)Na aldeia de Arcossó, próxima da estância termal de Vidago e pertencente ao Concelho de Chaves, há, junto do Rio Tâmega, uma fraga chamada Calhau da Moita.
A …
O pastor e a cobra APL 150
GRAÇA, Natália Maria Lopes Nunes da, Formas do Sagrado e do Profano na Tradição Popular, , Colibri, 2000, 198 Margem (GAVIÃO)Era uma vez um pastor qu’andava a guardar um rabanho d’ovelhas e de cabras. Quando era Verão, punha as ovelhas e as cabras arredear à sombra das árvores. E quando …
O pastor e a moura APL 591
MOURA, José Carlos Duarte, Contos, Mitos e Lendas da Beira, , A Mar Arte, 1996, 60 PROENÇA-A-NOVA (CASTELO BRANCO)Nas Corgas havia um pastor que costumava ir com as cabras para uma serra. E um dia andava lá com as cabras e apareceu-lhe uma mulher, e disse para ele: …
O penedo do sino APL 270
AA. VV., -, Douro Litoral, 5ª Série, IX, , s/ed., 1953, 66-67 PAÇOS DE FERREIRA (PORTO)A curta distância da Citânia, para os lados de Bustelo, viveu em recuados tempos um humilde guardador de gado que tinha na sua companhia uma única filha. Do rebanho …
O penedo vazado APL 271
AA. VV., -, Douro Litoral, 5ª Série, IX, , s/ed., 1953, 68 Eiriz (PAÇOS DE FERREIRA)Já se passaram alguns séculos quando isto teria acontecido...
Um humilde lavrador de Eiris partira com o gado para as bandas da Citânia. Vigiando a vaca, as chibas e as …
Tenda das lameiras do castro APL 3536
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 210-211 BOTICAS (VILA REAL)Conta-se que, em tempos muito antigos, nas lameiras da base do castro [de Carvalhelhos, concelho de Boticas], andava uma rapariga a pastar o gado quando viu uma tenda muito …