Category: Disenchantment and Marriage
A Jovem Encantada APL 861
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 77-79 Castro Laboreiro (MELGAÇO)Vivia no lugar do Quinjo, em Castro Laboreiro, uma princesa que tinha sido encantada sob a forma de uma serpente, e que trazia uma flor presa na boca.
Era …
A mina da Bolideira APL 3573
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 236 CHAVES (VILA REAL)Conta-se que um dia andava um homem à caça com o seu cão na zona da Bolideira [concelho de Chaves]. A dada altura o cão viu um coelho e correu …
A Mina de Ouro APL 896
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 215 Cornes (VILA NOVA DE CERVEIRA)Há muito tempo, em Cornes, havia uma mina que estava coberta por fortes matagais. Constava-se que lá estava escondido muito dinheiro, prata e ouro.
Ora soube-se, um dia, que …
A Moura de Silves APL 684
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 3-21 Silves (SILVES)No tempo dos Mouros, a cidade de Silves era a perola do Algarve, florido á beira-mar. Á roda, os campos cobriam-se de flores brilhantes; uma relva muito verde estendia-se muito …
[A Moura do Rio Seco] APL 3774
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 154-155 Faro (Sé) (FARO)A gardener overhears conversation between Moorish maiden pleading with her father, before he throws and enchantment on her by throwing her in the river (Rio Seco). The father tells her …
A moura encantada APL 1022
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME10 Justes (VILA REAL)Um mouro, como não podia levar a sua filha para Marrocos, encantou-a e enterrou-a. Um rapaz, que passava por perto, viu o que se passou e, depois de o …
Avis APL 695
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 208-219 Avis (AVIS)I
O Alentejo é a planicie enorme. Cansa. Ha ao longe montanhas, cuja distancia engana a vista. E’ um vasto oceano solidificado, ondas altas são as montanhas, lá além; mar …
Desencanto inesperado APL 697
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 230-235 BRAGA (BRAGA)Vinho verde, parque florido, os seus campos de encanto são o pasmo dos olhos.
Terra de capelinhas brancas ao longe nos pincaros das serras de côr lilás, roja-se aos pés …
Lenda da Fonte das Bestas APL 3157
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 275 Vila Flor (VILA FLOR)Em Vila Flor é voz corrente que, escutando bem na bica da fonte de S. Sebastião, chamada Fonte das Bestas, se ouvem, por horas mortas, os lamentos duma moura, …
Lenda da Mina APL 1553
DUARTE, Joaninha, A Luz da Cal ao Canto do Lume, , Colibri, 2009, 267 Mora (MORA)Sempre ouvi dizer que era, uma princesa moura encantada que lá vivia e que havia de haver um príncipe que a ia desencantar. Mas, parece que a princesa moura estava …
Lenda da Serra do Mó APL 3751
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 366-367 Avelanoso (VIMIOSO)Conta-se que no cume da Serra do Mó, que é metade espanhola e metade portuguesa, vivia um rei mouro com a sua esposa e três filhas: Zaida, Zoleida …
Lenda da Torre-Alta APL 623
LIMA, Augusto César Pires de , Estudos Etnográficos, Filológicos e Históricos, , Junta da Província do Douro Litoral, 1948, 33-35 Areias (SANTO TIRSO)Na freguesia de Areias, há uma aldeia chamada Torre. O nome veio de um pequeno castelo, que existia outrora sobre um outeiro, e cuja pedra foi empregada na …
Lenda do penedo das mouras APL 285
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 25 Parada (CARREGAL DO SAL)Há muitos, muitos anos num penedo que ainda hoje existe em Parada, rodeado de velhas mimosas, viviam sete mouras encantadas.
Todas elas tinham longos cabelos louros, olhos azuis que …
Lenda do sal APL 57
FERNANDES, Maria Emília, Mourinhos e Mouras Encantadas em Cacela, , Câmara Municipal de Vila real de Santo António, 2007, 21 Vila Nova De Cacela (VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO)No tempo em que as mulheres trabalhavam de sol a sol, chegavam a casa muito tarde, faziam a ceia e iam lavar a roupa ao ribeiro de Cacela. Um …
[O Cinto da Moira] APL 2253
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 742-743 BAIÃO (PORTO)Um rapaz viu uma vez um moiro estar a enterrar a filha viva para a encantar, para ficar cá, porque a não podia levar para a Moirama. D. Moira dizia …
O guerreiro e a princesa moura APL 3574
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 236-237 Santo António De Monforte (CHAVES)Conta-se que, há muitos e muitos anos, quando nas terras do norte se travou uma grande batalha entre cristãos e mouros, um jovem guerreiro cristão raptou uma linda princesa moura …
O penedo do sino APL 270
AA. VV., -, Douro Litoral, 5ª Série, IX, , s/ed., 1953, 66-67 PAÇOS DE FERREIRA (PORTO)A curta distância da Citânia, para os lados de Bustelo, viveu em recuados tempos um humilde guardador de gado que tinha na sua companhia uma única filha. Do rebanho …
[O pente da moura] APL 1928
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 112 São Jorge Da Beira (COVILHÃ)(Havia muitas histórias de mouras mas diz-se que havia na eira das casas, com os cabelos muito pretos e os olhos muito brilhantes e essa moura tanto encantava homens como …