VIANA DO CASTELO 30 /144
Figueiredo das donas APL 62
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 3-18 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Numa aldeia montanhosa da pittoresca Vouzella existem as ruinas do paço que deu o nome á freguezia de Figueiredo das Donas. Está desmantelado e inhabitavel. As paredes, cujos vãos …
As unhas do diabo APL 63
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 21-26 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Types: 3025, 760 B,
Forasteiro que, chegando a Ponte do Lima, indagar das curiosidades da terra, ouvira mencionar entre dias a das unhas do diabo; e, se tiver empenho de examinar a infernal …
As bodas do cemiterio APL 64
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 29-38 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)A noite escura; alem a meio da serra divisa-se o castello de Tora, em terras de Val-de-Vez. A noite é escura, e essa massa enorme de pedra — …
A moira encantada APL 65
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 41-50 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Um sem numero de pessoas têm enxergado em noites de luar um vulto feminino, ora reclinado no dorso de algum penedo, ora vagueando scismador pela crista da serra da Nó …
O pateo da morte APL 66
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 54-60 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Quem a deshoras passar pela rua da Bandeira em Vianna do Castello ha de sentir, através de largo portão encimado por velhas pedrarias, gritos dolorosos, por tal modo lancinantes que, …
Pieira de lobos APL 67
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 63-76 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Uma das maiores curiosidades de Ponte do Lima foi sempre o antigo mosteiro de Refojos, e não é menor nestes ultimos tempos, desde que o seu actual proprietario conseguiu …
O fidalgo da canna verde APL 70
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 95-102 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Leitor amigo, se és curioso de apurar velhas historias, que andam hoje obscurecidas, nesta epoca semsabormente prosaica; sobretudo se tens alma de artista, vem percorrer o couto de Alafões, …
A mal-degolada APL 71
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 105-112 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)O Carro era de prata e d’aquelles em que se pintam as deusas da velha Grecia.
Puxavam-no seis cavallos brancos despidos de jaezes. Semilhavam cordões de seda as redeas finissimas. …
O galgo preto APL 72
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 115-123 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Se alguma vez passares ao anoitecer na ponte que dá o nome á encantadora villa do Lima, talvez enxergues uma sombra dando reviravoltas no areal, approximando-se do rio, parecendo …
O poço da liteira APL 73
BERTIANDOS, Conde de, Lendas, , Hospital Conde de Bertiandos, 1993 [1898], 127-135 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Quem a deshoras passar pela veiga de Fontão, e ouvir de espaço a espaço barulho soturno, afaste-se para longe: são as ondas do inferno, encapellando-se e refervendo lá dentro, …
A mal degolada APL 366
S/A, ., Ecos do Passado, , NAP / PIPSE, 1992, 14 Bertiandos (PONTE DE LIMA)Em tempos muito antigos viveram nas margens do rio Lima, perto da vila de Ponte de Lima algumas famílias de mouros. Eles teimavam em lá continuar.
Uma jovem moura muito …
A moira de fontão APL 367
S/A, ., Ecos do Passado, , NAP / PIPSE, 1992, 16 Fontão (PONTE DE LIMA)Há muitos anos aparecia uma moira em Fontão. A moira era muito perigosa. Era como uma bruxa e as pessoas tinham muito medo quando a encontravam. Para que ela …
Os três penedos APL 368
S/A, ., Ecos do Passado, , NAP / PIPSE, 1992, 18-19 Bárrio (PONTE DE LIMA)Types: 3025,
Há muito, muito tempo, um homem do Lugar de Sangens, da freguesia do Bárrio, resolveu ir para o Brasil, como era costume naquele tempo. Deixou mulher e filhos …
O tanque de ouro APL 369
S/A, ., Ecos do Passado, , NAP / PIPSE, 1992, 23 Fornelos (PONTE DE LIMA)Dizem que no monte da minha avó, no Lugar de Juncainho, freguesia de Fornelos, há um tanque cheio de ouro, que os mouros enterraram.
Nunca ninguém o viu, …
Feiticeiras APL 370
S/A, ., Ecos do Passado, , NAP / PIPSE, 1992, 30 Facha (PONTE DE LIMA)Conta-se que antigamente, havia uns criados que dormiam na casa da eira, na Quinta do Fundego. Nesse tempo os criados nunca dormiam na casa dos patrões.
Um dia, quando …
A pieira dos lobos APL 371
S/A, ., Ecos do Passado, , NAP / PIPSE, 1992, 31-32 Refóios Do Lima (PONTE DE LIMA)Conta a lenda que existia em Refoios, no tempo da primeira monarquia, um senhor “bonitão” que deixava todas as moças encantadas.
Afonso Ancesmondes assim se chamava, era muito …
Lenda da Serra de Arga APL 483
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 10-12 CAMINHA (VIANA DO CASTELO)Era vez um rei chamado Evígio, forte e severo, que ocupava o trono visigótico da Península Ibérica, parte do qual se estendia pelas terras férteis que, séculos mais tarde, …
Lenda da serra da nó APL 484
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 13-14 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um jovem rei moiro, Abakir, ambicioso e apaixonado, que dominava um vasto território de montes densos de pinheiros e castanheiros, de vales arados e amenos, por …
Lenda da mal degolada APL 485
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 16-18 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um jovem fidalgo chamado D. Rui Mendes, nascido nas terras portuguesas de Entre-Douro-e-Minho, com solar e torre defensiva em Santo António da Facha, perto das …
Lenda do monte da dor APL 486
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 19-21 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um poderoso Emir, senhor absoluto de Gaia, povoação e terras sobranceiras ao rio Douro, escuro e caudaloso, a caminho do mar próximo.
O Emir tinha …
Lenda das 5 badaladas APL 487
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 22-25 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um homem chamado Bartolomeu, nascido em Lisboa, no século XVI, e baptizado na Igreja dos Mártires, de que passou a ser grande devoto.
Bartolomeu era …
Lenda do pátio da morte APL 488
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 26-28 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez uma jovem de nome D. Brites, da família Quesado, ilustre pelos seus pergaminhos fidalgos.
Morava na vila de Viana, numa bonita casa alpendrada, que abria o …
Lenda da cabeça da velha APL 489
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 29-31 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO) Era uma vez uma jovem chamada Leonor, de rara beleza e dona de fartos haveres.
Órfã de pais, vivia com um tio, D. Bernardo, num pequeno lugar situado …
Lenda da fidalga branca APL 490
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 32-35 PONTE DA BARCA (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um jovem fidalgo chamado D. Francisco Machado, dono do Castelo de Castro, que contemplava, dos altos, as terras vastas e íngremes do Gerez, tão copiosas …
Lenda das unhas do diabo APL 491
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 36-37 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Types: 3025, 760 B,
Era uma vez um escrivão, natural de Ponte de Lima, vila muito antiga, banhada pelo rio Lima, ali atravessado por uma elegante ponte de pedra, obra dos romanos, cujas …
Lenda de D. Sapo APL 492
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 38-39 Cardielos (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um fidalgo chamado D. Florentim Barreto, a quem o povo alcunhara de D. Sapo, senhor de um solar torreado e de vastas terras de lavoira, …
Lenda das bodas do cemitério APL 493
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 40-42 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um fidalgo, dos mais nobres das terras que se estendem, num vale fértil, entre altas montanhas, banhadas por um rio, o Vez, pequeno no caudal, é certo, …
Lenda da pieira de lobos APL 494
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 43-46 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um cavaleiro chamado D. Afonso Ancemonde, senhor de Refojos, em terras de Ponte de Lima, onde residia, num grande solar acastelado.
Fora companheiro de armas …
Lenda do galgo preto APL 495
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 47-49 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um jovem e donairoso fidalgo, chamado D. Rui de Mendonça, muito estimado na Corte e em todas as poderosas famílias do Reino.
El-Rei D. Manuel, …
Lenda do poço da liteira APL 496
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 50-52 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um velho fidalgo, D. Rui de Sousa, morador em Viana, na companhia dos filhos, entre os quais D. Mécia, requestada por todos os jovens das …