VILA NOVA DE FAMALICÃO #10
A namorada que era bruxa APL 991
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, B3 Joane (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Numa pequena aldeia, um rapaz namorava para uma rapariga e todos os seus amigos lhe diziam que ela era bruxa. Ele não acreditava mas, de tanto ouvir as pessoas falar, …
O tocador de bois APL 993
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, B5 Riba De Ave (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Antigamente, os agricultores compravam nas feiras os seus animais para criação. Eram os bois os que mais se compravam e mais se vendiam. Havia um vendedor de gado que levava …
A Vianesa APL 1004
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, HD4 Joane (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Types: 813,
Antigamente, os rapazes e as raparigas que iam para as espadeladas do linho juntavam-se em grupos, tocavam viola e concertina e cantavam ao desafio. Um dia iam dois homens a …
A Fonte da Moura APL 1019
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME6 Landim (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Um dia estava uma mulher a lavar numa fonte. Ao escurecer, passou um lavrador com um carro de bois carregado de cereais e com um menino que dormia. Ao passar …
A Fonte da Gralha APL 1054
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, L25 Riba De Ave (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Era uma vez um capitão da guerra que vivia numa grandiosa fortaleza. Estava acompanhado por um grupo de soldados, a sua mulher e um filho.
Todos os dias, como forte …
[A Cadeira Divina] APL 1870
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas I, , por ordem da universidade, 1963, 314 VILA NOVA DE FAMALICÃO (BRAGA)Quando Deus foi fazer o Inferno ficou Luz-de-Vela (Lusbel ?) na cadeira divina; ao voltar, não lhe queria Luz-de-Vela restituir a cadeira, alegando que o Senhor lha tinha dado.
Dizia …
Senhora (ou Santa Maria) da Abadia (Minho) APL 2201
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 492 Vila Nova De Famalicão (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Deus mandou a Senhora para o deserto, e ela não queria ir. Deus disse-lhe então
— Vai, Maria. Todas as romarias hão-de renovar e acabar, e a tua há-de …
Cavalo branco APL 2398
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Landim (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Bom essa, essa é uma história que se passou comigo além, além de se passar comigo depois… fomos averiguar, aliás o meu pai averiguou que já se tinha passado com …
Lenda da Pedra Mágica APL 3035
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume V, pp. 277-280 Requião (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Em tempos muito recuados, antes mesmo da Nacionalidade, existia em Requião a casa de um velho fidalgo que tinha uma filha lindíssima chamada Bárbara. Perto dessa casa vivia um …
Oliveira (Santa Maria de) 2 APL 3363
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo VI, pp. 257-258 Oliveira (Santa Maria) (VILA NOVA DE FAMALICÃO)Durou o nome de Santa Maria de Guimarães, até ao reinado de D. Affonso IV, segundo diz Estaço, nas suas Antiguidades. Então, um devoto da Senhora, chamado Gonçalo Esteves …