VALENÇA #11
A Porta do Sol APL 882
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 161-163 VALENÇA (VIANA DO CASTELO)Na terra de Valença que reclama de Ulisses e de Viriato a fundação, e que outrora também se chamou Contrasta, vivia uma princesa que por ser tão bela, valente e …
As Bruxas do Caminho de Merlim APL 883
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 165-167 Sanfins (VALENÇA)Havia uma chã muito grande, adiante da Quebrada que ia para Melim, que tinha muita má fama. O povo não se cansava de contar o que por ali se …
O Portão de Crasto APL 884
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 171 Friestas (VALENÇA)Quem passa junto à Quinta do Crasto, em Friestas, depara-se com um monumental portal carregado de história e de mistério. Todos os que por ali passam ficam extasiados pela …
A Mudança de Marcos APL 885
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 173 São Pedro Da Torre (VALENÇA)Há muitos anos um homem de S. Pedro da Torre, antes de morrer, deixara um bom campo ao seu neto. Era um dos melhores campos da freguesia. Ora o …
A Senhora do Faro APL 886
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 175 Valença (VALENÇA)Os Valencianos quando querem socorrer-se da padroeira celeste, lançam o seu olhar para um monte majestoso que os fascina pela beleza e pelo mistério. Lá no alto, olham o mundo …
S. Rosendo e os Partos Difíceis APL 887
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 177 Sanfins (VALENÇA)Conta-se que, no tempo em que os frades habitavam o Convento de Sanfins de Friestas, houve um frade de nome Rosendo com fama de santidade, e que valia a todos …
A Rainha Aragunta APL 888
CAMPELO, Álvaro, Lendas do Vale do Minho, , Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002, 179-181 VALENÇA (VIANA DO CASTELO)No tempo dos reis e das rainhas, houve uma de nome Aragunta, Rainha de Aragão. Aragunta era uma senhora nobre e cheia de virtudes, sempre preocupada em agradar …
A menina e o Santo António APL 985
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, CR1 Valença (VALENÇA)Era uma vez uma linda menina, filha de pais muito severos. Tinha umas tranças muito bonitas e toda a gente a conhecia pela Maria das Tranças Compridas.
Esta menina …
O cavaleiro de Valença APL 1053
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, L24 São Julião (VALENÇA)Há muitos séculos atrás, vivia em Valença um rei que andava sempre engalfinhado com os vizinhos Galegos.
Certo dia, o rei fez reunir os seus melhores cavaleiros para que o …
Ganfei APL 2747
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo III, p. 259 Ganfei (VALENÇA)A capella de Nossa Senhora do Pharo, era d’este mosteiro, (chamava-se do Pharo, por ter alli havido um facho). Havia n’esta capella uns grilhões, que, segundo a tradição, eram …
S. Pedro da Torre APL 3434
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo IX, p. 13 São Pedro Da Torre (VALENÇA)Durante a guerra dos 27 annos, D. Vicente Gonzaga, vice-rei da Galliza, se apossou traiçoeiramente d’estes sitios, e para os conservar, mandou fazer sobre a margem do Minho …