TAVIRA 30 /47
A lenda de tavira APL 716
LOPES, Morais, Algarve: as Moiras Encantadas, , Edição do Autor, 1995, 120-127 Tavira (Santa Maria) (TAVIRA)Diz a lenda mais antiga
Das lendas que eu cá conheço,
Que uma moita rapariga
De olhar brilhante e travesso,
Que por nome era Taah Billa
E morava ali bem …
A moura de Tavira APL 1029
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, ME18 TAVIRA (FARO)Há muitos anos, quando Tavira foi conquistada pelos Mouros, conta-se que havia uma princesa moura que era muito infeliz, pois não concordava com a maneira de viver dos do seu …
Tavira APL 1580
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 181-182 TAVIRA (FARO)No tempo dos árabes era Tavila ou Tavira uma importante vila. Por algumas vezes tentaram os mouros da potente vila destruir por completo o pequeno exército de D. Paio, …
[A Moura de Vaz Varela] APL 1581
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve, , Notícias de Loulé, 1996 [1898], 183-192, cap.XXIII TAVIRA (FARO)Era no ano de 1249 e tinha começado já a conquista dos Algarves; a hostia (hoste) portuguesa, comandada por D. Pelaio (Paio Peres Correia) tinha-se retirado do cerco …
[O Milagre de Santo António] APL 1748
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Cachopo (TAVIRA)Era uma vez um miúdo muito traquina, com muitas ambições, mas de filho de uma família muito pobre. Como os pais não tivessem possibilidades de lhe dar tudo aquilo que …
[A lenda da Costureirinha] APL 2025
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Cachopo (TAVIRA)(…) quando eu era pequena comecei a ouvir um som, isto no meu quarto, que eu no início não identificava como se fosse sendo de uma máquina de costura. Mas …
[A Costureirinha órfã] APL 2026
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Cachopo (TAVIRA)Havia, umas pessoas disseram-me que, o que era uma criança que os pais estavam muito doentes, morreram, morreram os pais e ficou a criança sozinha, uma menina, Então uma vizinha …
Lenda da costureira APL 2044
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Quando era pequena no meu quarto ouvia sempre aquele barulho” tic tic tic tic” como quem coze a maquina e de vez em quando ouvia uma tesoura cair em cima …
“A lenda da herdade de Cachopo” APL 2078
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Cachopo (TAVIRA)Ora conta-se sobre a herdade de Cachopo (actualmente é uma aldeia, uma freguesia do concelho de Tavira), que existia lá uma grande porção de terra que não tinha (aparentemente …
[Lenda do Castelo de Tavira] APL 2144
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Diz-se que há uma moura encantada no castelo de Tavira, mas que só pode aparecer nas passagens de ano porque lhe deram quebranto, coitada. O quebranto só se vai …
[Lenda da Nora da Cumeada] APL 2145
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)No tempo em que eu era mais nova, quando havia aqueles bailes na Cumeada, nós íamos todos a pé por aqueles caminhos. Era muito escuro, porque não havia o …
O Cão Mau APL 2182
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, Monografia da Luz de Tavira, , Algarve em Foco, 1991 [1913], 212-217 Luz (TAVIRA)Jorge Vaz da Cunha foi um fidalgo que viveu aí por 1580 a 1640. Era muito rico e residia no sitio de Amaro Gonsalves. Consta da tradição que por sua …
A Fonte do Arroio APL 2183
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde, Monografia da Luz de Tavira, , Algarve em Foco, 1991 [1913], 219-220 Luz (TAVIRA)O actual poço que existe no sítio do Arroio veiu substituir uma antiga fonte, denominada a Fonte Coberta. Ficava a fonte junto da estrada velha que, antes da construção da …
Lenda de Bruxas APL 2309
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: Bom, isto foi o seguinte, eu estive a discutir com um tipo, chamava… Digo o nome e tudo? Chamava-se… Domingos Campos e de noite vim para casa e depois …
Lenda da avó que matava os netos APL 2310
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: É um casal que muitos filhos tinham muitos os matavam.
Colector: Muitos morriam?
Informante: Muitos morriam. E então chegou a uma certa altura que ele pensou que andavam fazendo …
Lenda da costureira APL 2311
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: Era à quinta-feira santa depois do meio-dia já não se trabalhava não se podia mexer em nada. Depois era à sexta até à uma hora. Da uma hora para …
Lenda do homem a cavar APL 2312
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: Também contavam uma lenda… escuta, também contavam uma lenda de um homem que andou a cavar e depois ouviam-no quando vinha aquele dia ouviam no chão a bater nas …
Lenda da costureira APL 2313
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: Era uma história também da costureira que também não era bom costurar e ela pôs-se a… não ligou.
- Ah agora eu tenho tanta roupa para coser e não …
Lenda da rapariga que foi caiar APL 2314
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: Também ouvi falar numa que foi caiar nesse dia e conforme era as pinceladas que dava na parede assim a tinta em vez de tinta corria sangue pela parede …
Lenda da rainha Santa Isabel ou Lenda das rosas APL 2315
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: Foi no tempo dos reis, que a rainha D. Isabel era uma pessoa muito boa, muito nobre e então viu que os pobrezinhos passavam muita fome e então iam …
Lenda das amendoeiras em flor APL 2316
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: É a lenda de uma princesa que vivia nos países nórdicos, mas casou com um rei e veio viver para um lindo castelo no Algarve. Então, a princesa tinha …
Lenda das sereias APL 2317
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: Eu ouvi esta lenda contada por muita gente, já faz tempo, muita gente contava que existia sereias. Então sereias era metade mulher, metade peixe e então havia aqueles barcos …
Lenda das sereias na pesca do bacalhau APL 2318
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Informante: Seis meses no mar. Seis meses no mar, lembras-te Custódio? Seis meses no mar sem ver só sol e o mar. Andavam seis meses por lá ganhavam muito bom …
Rio Séqua/Gilão APL 2362
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , TAVIRA (FARO)Em Tavira existe um rio que tem dois nomes, de um lado da ponte chama-se Rio Gilão e do outro lado da ponte chama-se Rio Séqua. Segundo a avó …
História do carneiro (lobisomem) APL 2369
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Tavira (Santiago) (TAVIRA)Lembro-me, mais ou menos, quando tinha mais ou menos 10 ou 11 anos, que a minha avó contava a história do carneiro que se tinha passado com o meu avô. …
O Burrinho APL 2370
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Tavira (Santiago) (TAVIRA)Types: 4005,
Eu trabalhava durante o dia, cosia para fora, e à noite é que engomava. A minha filha era pequenina e os meus filhos eram mais velhos. O meu marido nesse …
O Joaquim Lobisomem APL 2371
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Tavira (Santiago) (TAVIRA)Havia um homem na armação, que á sexta-feira, a partir da meia-noite, se ouvia correr pela calçada. Exactamente como se fosse um cavalo com ferraduras pela calçada (pois na armação …
A Costureirinha APL 2372
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Tavira (Santiago) (TAVIRA)A Costureirinha diz que foi uma rapariga que adoeceu, esteve muito mal, mas era pobre, a pobrezita trabalhava para viver os filhos, então ela prometeu á Nossa Senhora quando melhorasse …