SABROSA #14
A senhora da candeia APL 922
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 87-88 SABROSA (VILA REAL)O caso passou-se entre a aldeia de S. Lourenço e a de Paredes, ambas pertencentes ao Concelho de Sabrosa.
Numa noite de breu, um pobre almocreve regressava à …
A capela e a fonte da senhora da saúde APL 923
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 89-91 São Lourenço De Ribapinhão (SABROSA)Havia, outrora, na pequena povoação de Saudel, da freguesia de S. Lourenço e do Concelho de Sabrosa, um pobre lavrador, muito religioso e temente a Deus, que tinha …
A carvalha da senhora da saúde APL 924
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 92-93 São Lourenço De Ribapinhão (SABROSA)Há, junto à capela da Senhora da Saúde, um recinto pejado de frondosos castanheiros que convidam os visitantes a usufruir, com prazer, o seu religioso silêncio e uma paz …
A fonte da sancha e a de fontela APL 925
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 94-95 Sabrosa (SABROSA)Na Vila de Sabrosa, residia, em tempos já bastante recuados, a família Barros, muito rica e muito conceituada na corte, e que tinha, por isso, grandes privilégios.
Um …
Provesende APL 926
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 97-98 Provesende (SABROSA)Provesende é uma povoação muito antiga, pertencente ao Concelho de Sabrosa e ao Distrito de Vila Real.
Segundo a tradição, não foi este o seu nome primitivo, pois o nome …
Vai p’ra quem te comeu as leiras! APL 1907
PARAFITA, Alexandre, Antologia de Contos Populares Vol. 1, , Plátano Editora, 2001, 207 Sabrosa (SABROSA)Em algumas aldeias transmontanas crê-se que os trasgos, ouvidos e sentidos em determinadas casas, são o espírito de alguém que ali morreu e que regressa para atormentar quem lá mora, …
As Unhas do Trasgo APL 1908
PARAFITA, Alexandre, Antologia de Contos Populares Vol. 1, , Plátano Editora, 2001, 208 Sabrosa (SABROSA)Conta-se em Sabrosa que há muitos anos uma mulher que vivia sozinha costumava ouvir, ao deitar-se, um pequeno espírito a gemer e a esgadanhar no soalho junto à porta do …
Provezende APL 3405
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo VII, pp. 681-683 Provesende (SABROSA)A darmos credito á lenda, conservada de paes a filhos, o actual nome de Provezende, procede do facto seguinte:
Pelos fins do seculo 11.º, reinava em Toledo um mouro …
Provezende (2) APL 3406
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo VII, p. 695 Provesende (SABROSA)Nossa Senhora da Fonte Santa - A qual deve a sua origem ao seguinte facto:
Havia no sítio, uma pequena nascente onde principia o ribeiro do Fontão, o qual …
Nossa Senhora da Saúde APL 3518
FRAZÃO, Fernanda, Passinhos de Nossa Senhora - Lendário Mariano, , Apenas Livros, 2006, 132-133 São Lourenço De Ribapinhão (SABROSA)Conta a lenda que, um certo dia, uma menina de Saudel, na freguesia de São Lourenço de Riba Pinhão, andava naquele recinto, com as suas ovelhas, quando lhe …
[Os mouros do castelo de S. Domingos] APL 3684
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 316 Provesende (SABROSA)Conta-se que os mouros desciam do alto do Castelo [de S. Domingos, em Provezende, concelho de Sabrosa] por uma mina que vinha sair à fonte de Santa Marinha, aonde …
O buraco onde urinavam os mouros APL 3685
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 319 Sabrosa (SABROSA)No lugar de Crestelo, ao pé de uma vinha do Tio João Fragulho, há um buraco numa fraga, ao qual, segundo diziam os antigos, vinham os mouros de …
A noiva encantada APL 3686
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 319 Provesende (SABROSA)Conta a lenda que um rei mouro tinha uma filha, que estava destinada a casar-se com um outro rei que vivia nas terras de Além-Douro. Ela, contudo, alheia às combinações …
A lenda da Pala da Moura APL 3687
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 319-320 Parada De Pinhão (SABROSA)Contam as pessoas mais velhas de Parada do Pinhão, concelho de Sabrosa, que do lado de lá do rio Pinhão há um abrigo feito de pedras enormes que era …