PORTALEGRE #14
[Nossa Senhora do Bom Parto] APL 1857
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Urra (PORTALEGRE)“Havia uma mulher que estava para ter uma criança e usava-se fazer bolas, para os pequenos. A mulherzinha, tinha a massa a finter e começaram as dores. A massa começava …
Lenda do Monge Arrependido APL 2876
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume IV, pp. 167-170 PORTALEGRE (PORTALEGRE)Há muitos, muitos anos, nos começos do século X, existia ainda uma povoação chamada Portelas, situada no Alto Alentejo, e que era habitada ora por mouros, ora por cristãos. …
Lendas do convento da Provença APL 3237
TRANSMONTANO, Maria Tavares , Subsídios para a Monografia da Ribeira de Nisa , , Edição do Autor, 1989, 37-38 Ribeira De Nisa (PORTALEGRE)Na manhã de S. João, aparecia ao pé da fonte uma menina com um tabuleiro de nozes, que as oferecia a quem a visse. Como ninguém aceitasse partir uma só …
Lenda da Fonte do Capitão APL 3238
AA. VV., -, “Algumas Lendas da Serra de São Mamede”, separata de Ibn Maruán – Revista Cultural do Concelho de Marvão, nº 6, , s/ed., 1996, 33 Ribeira De Nisa (PORTALEGRE)Nas hortas ao pé da Fonte do Capitão anda de há muito uma moura encantada. Em dias certos aparece ao povo com um tabuleirinho de passas, mas nunca ninguém as …
Lenda da Serra de Frei Álvaro APL 3239
AA. VV., -, “Algumas Lendas da Serra de São Mamede”, separata de Ibn Maruán – Revista Cultural do Concelho de Marvão, nº 6, , s/ed., 1996, 32 Ribeira De Nisa (PORTALEGRE)Na serra de Frei Álvaro está uma serpente verde muito velha que é um encantamento. Quem conseguir quebrá-lo encontrará um tesouro.
Lenda do tesouro da igreja de São Domingos APL 3240
SOTTO MAIOR , Diogo Pereira, Tratado da Cidade de Portalegre, , INCM / Câmara Municipal de Portalegre, 1984, 42 Fortios (PORTALEGRE)[M]e deixeram alguns velhos daqueles montes que se tem por tradição antiga haver naquele lugar (aquém os mouros chamam S. Domingos da Penha) o maior tesouro junto que há …
Lenda da moura dos Fortios APL 3241
TRANSMONTANO, Maria Tavares , Subsídios para uma Monografia de Portalegre, , Câmara Municipal de Portalegre, 1997, Fortios (PORTALEGRE)Dizem que um moço, ao voltar do namoro, passou por uma velhinha com um tabuleiro de passas, que lhe disse:
- “Tire uma passinha.”
Ele recusou, ela insistiu, e ele …
Lenda da Moura do Reguengo APL 3242
TRANSMONTANO, Maria Tavares , Subsídios para uma Monografia de Portalegre, , Câmara Municipal de Portalegre, 1997, 132–133 Reguengo (PORTALEGRE)Ao lado da ermida de S. Mamede nasce um ribeiro chamado da Azenha Queimada. Desde de socalco em socalco, até despenhar-se de cascata em cascata, sobre uma massa rochosa, com …
Lenda da Pedra da Moura APL 3243
VENTURA, Ruy, Contos e Lendas da Serra de São Mamede, , Associação de Solidariedade Social dos Professores, 2005, 102 Urra (PORTALEGRE)No sítio em que o rio Caia se aproxima da ribeira de Arronches, fica uma grande pedra que está sempre rodeada por água. Nela está uma moura encantada.
O …
Lenda da igreja de São Sebastião APL 3244
VENTURA, Ruy, “Notas Histórico-Etnográficas sobre a Freguesia das Carreiras – A igreja paroquial”, in O Distrito de Portalegre, de 1 a 22 de Janeiro, , n/a, 1993, Carreiras (PORTALEGRE)Segundo a lenda, junto à porta principal d[a] igreja de São Sebastião das Carreiras, estão enterrados, lado a lado, dois potes: um cheio de ouro, outro cheio de veneno. Segundo …
Lenda da imagem do Mártir Santo APL 3245
AA. VV., -, “Algumas Lendas da Serra de São Mamede”, separata de Ibn Maruán – Revista Cultural do Concelho de Marvão, nº 6, , s/ed., 1996, 38 Carreiras (PORTALEGRE)Diziam as pessoas antigas que há muitos séculos um cabreiro achou entre umas rochas (no local onde hoje são as Carreiras) uma imagem do Mártir Santo em pedra. Como …
Lenda da fundação de Carreiras APL 3246
AA. VV., -, “Algumas Lendas da Serra de São Mamede”, separata de Ibn Maruán – Revista Cultural do Concelho de Marvão, nº 6, , s/ed., 1996, 25 Carreiras (PORTALEGRE)A aldeia das Carreiras foi feita pelos moradores da cidade da Aramenha. Há muitos, muitos anos, quanto aquele povo foi arrasado pelos mouros, as pessoas tiveram que abandonar as …
Lenda da Herdade da Cabaça APL 3247
VENTURA, Ruy, Contos e Lendas da Serra de São Mamede, , Associação de Solidariedade Social dos Professores, 2005, 87 PORTALEGRE (PORTALEGRE)Em tempos não muito distantes no olival da herdade da Cabaça era dado o azeite para a capela de Nossa Senhora do Socorro, para iluminar a santinha todo o …
Lenda da Serra da Penha APL 3248
TRANSMONTANO, Maria Tavares , Subsídios para uma Monografia de Portalegre, , Câmara Municipal de Portalegre, 1997, 136 PORTALEGRE (PORTALEGRE)Conta-se que nesta Serra, muito próximo da cidade, um feiticeiro encantou uma princesa moura e a transformou em rochedo. À noite ela sai, e do alto brada pelo pai. Quem …