MIRANDELA 30 /34
O rei de orelhão APL 107
AFONSO, Belarmino, Raízes da Nossa Terra, , Delegação da Junta Central das Casas do Povo de Bragança, 1985, 98 MIRANDELA (BRAGANÇA)Naquele tempo, andando um rei a caçar na serra dos Vales e Franco, conhecida hoje serra de Santa Comba, encontrou dois pastorinhos que guardavam o seu rebanho, de …
A fonte dos engaranhos APL 898
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 9-11 Múrias (MIRANDELA)Na aldeia de Couços, freguesia de Múrias, Concelho de Mirandela, existe uma fonte célebre, chamada Fonte dos Engaranhos.
A razão desse nome estranho deve-se às suas águas …
Santa comba de orelhão APL 899
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 12-14 MIRANDELA (BRAGANÇA)Antes de apresentar esta lenda, quero informar o leitor de que há, pelo menos, quatro santas com este mesmo nome.
Uma nasceu no século III, em Espanha, donde saiu …
Barcel APL 1500
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo I, p. 326 Barcel (MIRANDELA)A água de uma fonte, quando bebida, provoca nas crianças doentes três reacções distintas: a cura, a melhora ou a morte.
A mina d’ouro APL 1689
AA. VV., -, Literatura da tradição oral do concelho de Vila Real, , UTAD / Centro de Estudos de Letras (Projecto: Estudos de Produção Literária Transmontano-duriense), , Abambres (MIRANDELA)Havia uma mina no lugar chamado poldras, junto à mata do palácio de Mateus.
Havia lá uma mina que se chamavam-la mina d’ouro, que aparecia lá uma moura encantada. …
O Lobisomem de Rego de Vide APL 1901
PARAFITA, Alexandre, Antologia de Contos Populares Vol. 1, , Plátano Editora, 2001, 143 MIRANDELA (BRAGANÇA)Conta-se em Rego de Vide que, há muitos anos atrás, houve um homem que tinha um triste fado: era lobisomem. Durante o dia era uma pessoa normal, mas em certas …
Santa Comba APL 2213
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 548-549 Franco (MIRANDELA)Na Serra de Santa Comba, ao pé de Franco, a alguma distância de Mirandela, havia uma rapariga no tempo dos Mouros. Um governador foi uma vez atrás dela, …
A Torre de Dona Chama APL 2229
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 625 Torre De Dona Chama (MIRANDELA)Disse-se que aquela ou esta vila tomara o nome de Torre pela torre que nela havia no castelo que falámos e… acrescentar-se Dona Chama se conta e dizem os homens …
[A Cisterna da Torre de Dona Chama] APL 2272
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 762-763 Torre De Dona Chama (MIRANDELA)No castelo da Torre de Dona Chama (Trás-os-Montes) há uma cisterna com uma moura encantada em mulher da cinta para cima e serpente da cinta para baixo. Uma vez passou …
Lenda da Flor que Nasceu da Lama APL 2734
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume I, pp. 383-389 Lamas De Orelhão (MIRANDELA)Contam velhos pergaminhos — que ficaram na memória de alguns, os quais por sua vez contaram a outros — que em tempos remotos viviam ali, nas terras por detrás dos …
Lamas d’Orelhão APL 2806
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo IV, p. 31 Lamas De Orelhão (MIRANDELA)É povoação antiquissima, e foi de muita importancia quando era côrte de um rei arabe, que dizem chamar-se, ou ter por alcunha Orelhão, que foi o que deu o …
Lenda de Torre D. Chama APL 3231
GONÇALVES, João, Retalhos da vida transmontana: no passado e no presente, , sem editora, 1981, Torre De Dona Chama (MIRANDELA)Chamona se chamava a senhora, dona da Torre Moura, de rosto formosíssimo e pés de cabra. Por causa do seu defeito — os pés de cabra — nunca saía dos …
[Santa Comba e o rei Orelhão] APL 3611
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 266 MIRANDELA (BRAGANÇA)Dentro da cerca da vila se conta que no tempo dos mouros se recolheram nesta cerca os cristãos, que foram uns falsos, que entregaram as chaves aos mouros e degolaram …
A lenda do Rei Orelhão APL 3612
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 267-268 Lamas De Orelhão (MIRANDELA)O nome de Lamas de Orelhão vem de um rei mouro muito mau que viveu nestas terras há muitos e muitos anos. Dizia-se até que o rei Orelhão tinha uma …
A lenda de Dona Chama (versão A) APL 3613
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 268-269 MIRANDELA (BRAGANÇA)No alto do monte erguia-se uma torre que era habitada por uma linda princesa moura, afamada pelas suas extraordinárias riquezas e ainda mais pela sua beleza incomparável. Quando algum cavaleiro …
A sineta dos mouros (versão A) APL 3614
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 271 Torre De Dona Chama (MIRANDELA)Diz a tradição que, onde hoje se encontra a vila de Torre de Dona Chama, habitou outrora uma princesa moura que mandou construir uma torre num morro, de onde …
Dona Chamôrra APL 3615
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 271-272 Torre De Dona Chama (MIRANDELA)Dona Chamôrra era uma princesa moura muito bela e rica, mas ambiciosa e má. Tinha o seu castelo no monte mais alto de uma povoação que ela dominava e onde …
O roubo dos burros APL 3616
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 272 Torre De Dona Chama (MIRANDELA)Contavam os mais antigos que os mouros, noutros tempos, viviam na torre da vila e dali mandavam em todas estas terras à volta. A mulher do rei mouro, que era …
[O tesouro, a moura e o diabo] APL 3617
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 273 MIRANDELA (BRAGANÇA)Nos Eivados, concelho de Mirandela, arrancaram uma oliveira por sonharem com um tesouro debaixo dela. Depois de muito ler no Livro de São Cipriano e de muito cavar, apareceu …
Lenda de Mirandela APL 3618
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 273-274 Mirandela (MIRANDELA)Há muito, muito tempo, na encosta sobranceira ao rio Tua, viviam os cristãos, cujo rei tinha uma filha muito bonita. E do lado de lá, na serra do Franco …
A maldição da serra dos Passos APL 3619
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 274-275 MIRANDELA (BRAGANÇA)Conta-se que nos tempos em que os cristãos andavam em guerra com os mouros, estas terras eram governadas por um rei cristão que tinha uma filha. Acontece que ela um …
O Monte da Moura APL 3620
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 275 Sucçães (MIRANDELA)Há na localidade de Suçães, do concelho de Mirandela, um lugar que é chamado “Monte da Moira”. Contam os habitantes de Suçães que naquele lugar residiram os …
O tesouro dos mouros da Freixeda APL 3621
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 275 Freixeda (MIRANDELA)Há em Freixeda, concelho de Mirandela, um monte com uma fraga, onde dizem que se ouve chorar uma menina nas noites de lua cheia, ao mesmo tento que penteia …
O caçador e a moura APL 3622
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 276 Mirandela (MIRANDELA)Contam ainda hoje alguns dos moradores mais antigos de Ferreira, concelho de Mirandela, que numa ocasião andava um homem à caça no monte do Serro, o lugar mais …
Lenda do buraco da Muradelha APL 3623
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 277 Vale De Salgueiro (MIRANDELA)Havia nestas paragens um príncipe mouro que tinha uma filha casadoira muito bonita e que foi pedida em casamento por um outro príncipe, também mouro, muito rico e muito do …
O lavrador e a cobra APL 3624
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 277-278 Vale De Telhas (MIRANDELA)Vivia antigamente em Vale de Telhas, concelho de Mirandela, um lavrador que costumava levantar-se muito cedo para ir trabalhar. Numa certa madrugada de Primavera levantou-se, matou o bicho, tratou …
Lenda da Fonte de Vide APL 3625
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 278 Vale De Telhas (MIRANDELA)Em Vale de Telhas, concelho de Mirandela, há um lugar a que o povo chama Fonte da Vide. Dizem os mais antigos, e já o ouviam dizer aos …
A fraga da mula APL 3626
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 278-279 Frechas (MIRANDELA)Perto da aldeia de Frechas, no concelho de Mirandela, há um local que é conhecido por “Fraga da Mula”, onde muitos sempre tiveram receio de passar. Nesse …
Lenda do Regodeiro APL 3627
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 279 MIRANDELA (BRAGANÇA)Diz a lenda que os mouros viveram nas proximidades do Regodeiro, no concelho de Mirandela, e que a aldeia ficou a dever-lhes o nome que tem. Conta-se que no …
A grade de ouro APL 3628
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 279-280 MIRANDELA (BRAGANÇA)Um dia estava um lavrador a pastorear as suas vacas perto de Vila Verdinho, concelho de Mirandela, quando lhe apareceu uma mulher desconhecida, que depois soube ser uma moura, …