MACEDO DE CAVALEIROS #27
Senhora de Balsamão APL 900
FERREIRA, Joaquim Alves, Lendas e Contos Infantis , , Edição do Autor, 1999, 15-17 Chacim (MACEDO DE CAVALEIROS)Perto de Chacim, aldeia do Concelho de Macedo de Cavaleiros, lá no alto do Monte Carrascal, há um convento habitado pelos padres marianos. E, junto do convento, …
Chacim APL 1529
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo II, p. 265 Chacim (MACEDO DE CAVALEIROS)A group of Christians revolts against a Moor king, who spent the first weeding night with its vassal’s brides. The moors were outnumbered, although, the Virgin appears and helps the …
[O Diabo em Forma de Rapaz] APL 1836
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Vale Da Porca (MACEDO DE CAVALEIROS)Havia uma casa assombrada, aonde vivia um casal de ricos e tinham caseiros. A casa todos os dias aparecia desarrumada, tudo fora de sítio, tudo desarrumado. E então, a senhora …
As Diabruras do Trasgo APL 1905
PARAFITA, Alexandre, Antologia de Contos Populares Vol. 1, , Plátano Editora, 2001, 205 Macedo De Cavaleiros (MACEDO DE CAVALEIROS)Conta-se que numa determinada aldeia transmontana, havia um trasgo que habitava numa das casas mais abastadas, onde fazia a vida negra aos sucessivos donos, como castigo por, noutros tempos, alguém …
O Diabo em forma de cabrito APL 1919
PARAFITA, Alexandre, Antologia de Contos Populares Vol. 1, , Plátano Editora, 2001, 227 Peredo (MACEDO DE CAVALEIROS)Noutros tempos, ia muita gente de Peredo ao pão e às tortas a Espanha. Uma noite, um homem, a quem chamavam Flé, vinha de Espanha com o filho, Carlos, e …
A Lenda de Salselas APL 2151
AA. VV., -, Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas), , n/a, , Salselas (MACEDO DE CAVALEIROS)Há muitos anos, no tempo dos reis, habitavam no nosso termo apenas duas grandes famílias. Uma vivia ali para os lados do Prado da Cal. A outra vivia no …
Lenda do Bálsamo na Mão APL 2718
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume I, pp. 233-237 Chacim (MACEDO DE CAVALEIROS)Não sei, leitor amigo, se alguma vez já passou por Chacim, pitoresca freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, perto de Bragança...
É uma povoação muito antiga, …
Lamas de Podence APL 2807
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo IV, p. 32 Lamas (MACEDO DE CAVALEIROS)No plató do monte, (que é uma formosa planicie orlada de basto arvoredo silvestre, formando um sombrio bosque com suas antigas e gigantescas arvores) se descobre um vasto horisonte, comprehendendo …
Nossa Senhora de Balsemão APL 3486
FRAZÃO, Fernanda, Passinhos de Nossa Senhora - Lendário Mariano, , Apenas Livros, 2006, 34-35 Chacim (MACEDO DE CAVALEIROS)Chacim é uma povoação muito antiga, que está situada a pouco mais ou menos doze quilómetros de Macedo de Cavaleiros. Várias lendas — uma das quais a que vou …
[Cordão de oiro nas Guímbrias] APL 3586
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 246-247 Corujas (MACEDO DE CAVALEIROS)Nas Guímbrias, termo de Corujas [concelho de Macedo de Cavaleiros], havia uma povoação, mas enquanto os cristãos estavam à missa vieram os mouros lançaram-lhe fogo e despovoou-se, ficando apenas …
[A galinha com pintainhos de oiro] APL 3587
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 247 Ferreira (MACEDO DE CAVALEIROS)Na Pedra Furada, termo de Ferreira [concelho de Macedo de Cavaleiros], (...) há uma gruta ou galeria, por onde os mouros iam levar os cavalos a beber ao local …
[Espada nele! Espada nele!] APL 3588
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 247-248 Espadanedo (MACEDO DE CAVALEIROS)No sítio chamado Vila dos Mouros, termo de Espadanedo, conceito de Macedo de Cavaleiros, situado no cume de um outeiro, onde ainda se divisam restos de fortificações, fossos …
O rei mouro e as doze donzelas APL 3589
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 248 Espadanedo (MACEDO DE CAVALEIROS)Dizem os antigos que a norte da aldeia de Bousende, concelho de Macedo de Cavaleiros, viveram os mouros num sítio a que chamam Fragão. E que se refugiavam ali …
[A Senhora do Bálsamo na Mão] versão C APL 3590
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 250-251 MACEDO DE CAVALEIROS (BRAGANÇA)No monte Carrascal, no concelho de Macedo de Cavaleiros, havia uma grande mesquita e perto dela estava o castelo de um rei mouro que governava uma grande área à …
A Pedra Baloiçante APL 3591
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 252 MACEDO DE CAVALEIROS (BRAGANÇA)A nordeste de Bouzende, concelho de Macedo de Cavaleiros, coisa de um quilómetro do povo, no cume de um cabeço coroado por uma longa fiada de fraguedos graníticos chamados …
O tesouro do monte do Castelujo APL 3592
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 252 Peredo (MACEDO DE CAVALEIROS)Passou uma vez uma mulher junto a umas fragas no monte do Castelujo, em Peredo, concelho de Macedo de Cavaleiros, e disse:
— Eu não sei o …
A moura e o moleiro de Nozelos APL 3593
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 252-253 MACEDO DE CAVALEIROS (BRAGANÇA)Perto de Nozelos, no concelho de Macedo de Cavaleiros, havia há muito tempo, à beira do rio, um moinho onde vivia o moleiro. Numa manhã, o moleiro encontrou junto …
Lenda do Cabeço dos Mouros APL 3594
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 253 Arcas (MACEDO DE CAVALEIROS)No tempo em que os mouros viviam na Península, diz-se que se instalaram no cimo de uma montanha no termo das Arcas, concelho de Macedo de Cavaleiros, que passou …
Lenda da Cobra das Drobas APL 3595
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 254 Arcas (MACEDO DE CAVALEIROS)Nas Drobas das Arcas, concelho de Macedo de Cavaleiros, num sítio a que chamam “Cabeço dos Mouros” há um mistério qualquer. Quando eu era rapaz íamos para lá com …
Lenda de Latães APL 3596
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 255 Amendoeira (MACEDO DE CAVALEIROS)A aldeia de Latães, situada nas fraldas da serra de Corujas e pertencente à freguesia de Amendoeira, concelho de Macedo de Cavaleiros, tem a origem do seu nome …
Lenda da Pia dos Mouros APL 3597
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 255-256 Ala (MACEDO DE CAVALEIROS)Próximo da aldeia de Ala, no concelho de Macedo de Cavaleiros, há um campo chamado Parafita, onde está aquilo que o povo diz ser a Pia dos Mouros, e …
O moleiro, a moura e a cabra APL 3598
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 256-257 MACEDO DE CAVALEIROS (BRAGANÇA)Conta-se na aldeia de Vila Nova da Rainha, do concelho de Macedo de Cavaleiros, que houve um moleiro daquela povoação que, quando era novo, encontrou uma menina sentada numas …
O Vale dos Namorados APL 3599
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 257 Grijó (MACEDO DE CAVALEIROS)Há um lugar perto da aldeia de Grijó, concelho de Macedo de Cavaleiros, a que chamam Vale dos Namorados e onde se diz que existe um encanto. Esse encanto …
O tesouro da serra de Bornes APL 3600
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 257 MACEDO DE CAVALEIROS (BRAGANÇA)Segundo os antigos, quando os mouros abandonaram a serra de Bornes, no concelho de Macedo de Cavaleiros, deixaram lá enterrado um grande tesouro. E dizem também que no sítio …
A fraga dos Corvos APL 3601
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 258 Vilar Do Monte (MACEDO DE CAVALEIROS)Há também uma grande fraga em Vilar do Monte, a que chamam a Fraga dos Corvos. Diziam os antigos que aquela fraga segura um braço de mar que está …
O mouros do Monte de Morais APL 3602
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 258 Morais (MACEDO DE CAVALEIROS)Antigamente a aldeia de Morais ficava situada no lugar da Senhora do Monte, onde ainda existem as ruínas da igreja. Diziam os antigos que os habitantes tiveram de sair de …
O Zé-da-moura APL 3603
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 259 Morais (MACEDO DE CAVALEIROS)Conta-se que os mouros que viviam no Monte de Morais, quando foram expulsos destas terras, uns iam doentes, outros feridos, e muitos não aguentaram a fuga. Entre eles estava …