CARREGAL DO SAL #15
Beijós APL 282
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 23 Beijós (CARREGAL DO SAL)Conta-se que no tempo de Viriato, este e a sua comitiva passaram por uma certa localidade e aí permanecem alguns dias.
As pessoas que ali viviam tratavam-os muito bem …
Lenda de casal da torre APL 283
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 23-24 Currelos (CARREGAL DO SAL)
Existiu outrora em Casal da Torre, freguesia de Currelos, concelho de Carregal do Sal, uma casa de fidalgos junto da qual, e pertencente à mesma, existia uma …
Lenda da bácora russa APL 284
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 24-25 Oliveira Do Conde (CARREGAL DO SAL)Quem subir a estrada do Belogão, no lugar da Portela, a cerca de 200 m do cruzamento do Calvário, poderá encontrar escondida com uma sebe de cedros …
Lenda do penedo das mouras APL 285
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 25 Parada (CARREGAL DO SAL)Há muitos, muitos anos num penedo que ainda hoje existe em Parada, rodeado de velhas mimosas, viviam sete mouras encantadas.
Todas elas tinham longos cabelos louros, olhos azuis que …
Lenda do penedo da vibora APL 286
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 26-28 Oliveira Do Conde (CARREGAL DO SAL)Diz a lenda que outrora
Perto desta povoação [Oliveira do Conde]
Houve um castelo habitado
Por uma princesa moura
E um príncipe cristão.
Vindos não se sabe de onde
Ali …
Lenda da nossa senhora das boas novas APL 287
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 28 Sobral De Papízios (CARREGAL DO SAL)Como é do conhecimento geral, as tropas Napoleónicas invadiram Portugal por três vezes. Assim, em 1810 Portugal foi invadido pela segunda vez. Os franceses ocuparam o Centro do país e …
Lenda da nossa senhora das boas novas (outra versão) APL 288
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 28-29 Sobral De Papízios (CARREGAL DO SAL)Conta-se que uma senhora, natural e residente no Sobral, tinha o filho muito Doente. Levou o ao médico mas de nada valeu o menino piorava dia a dia. Cheia …
Lenda dos juncais APL 289
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 29-30 Oliveira Do Conde (CARREGAL DO SAL)Existe uma propriedade
Entre este povo [Oliveira do Conde] e Fiais
Onde nasce muito junco
E tem por nome Juncais.
Diz a lenda que outrora,
Em tempos …
Lenda de Nossa Senhora dos Carvalhais APL 290
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 30-31 Oliveira Do Conde (CARREGAL DO SAL)A Feira dos Carvalhais, talvez a mais antiga da região, realiza-se na última Sexta-Feira de cada mês. O local é hoje um grande descampado, situado entre sombrios pinhais, numa região …
Os soldados desaparecidos APL 291
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 31 Sobral De Papízios (CARREGAL DO SAL)Quando a frota portuguesa partiu para África julgavam-a desaparecida, assim como muitos jovens do Sobral que a incorporavam.
As mães e os restantes familiares lamentavam a triste sorte dos jovens. …
Lenda da Senhora da Ribeira APL 292
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 33 Parada (CARREGAL DO SAL)An image is found on a boulder on the right margin of the river Mondego, in the parish of Parada. The population of the village of Sevilha (borough of Tabua, …
Pedra das alminhas APL 293
ALVES, Maria da Piedade Lopes, Memória e Tradições, , DREC - CAEV coord. concelhia de Carregal do Sal, 1995, 33 Sobral De Papízios (CARREGAL DO SAL)Uma Senhora andava sozinha a trabalhar no campo, perto do Sobral. Passou um bandido por aqueles lados que ao vê-la sozinha pensou logo em a matar.
Diz a lenda …
Currêllos e Carregal APL 1536
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], tomo II, p. 460 Currelos (CARREGAL DO SAL)Uma mulher dá à luz dois filhos gémeos. Suspeitando que um não é do seu marido, encarrega um pajem de o matar, trazendo de volta, como sinal, a sua língua. …