BOTICAS #9
Senhora das Neves APL 2297
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 868 Ardãos (BOTICAS)Fica na freguesia de Ardãos, concelho de Chaves. É uma povoação em ruínas, no meio da qual existe, ainda uma capela inteira, da invocação da Senhora das Neves …
[Os mouros do castro de Sapiãos] APL 3529
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 207 Sapiãos (BOTICAS)O castro de Sapiãos, chamado também “Casas dos Mouros”, fica cerca de 400 metros adiante de Sapiãos [concelho de Boticas]. Corre na tradição que os mouros daquele castro apedrejavam os …
Lenda da moura a cantar APL 3530
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 207-208 Bobadela (BOTICAS)A Sr.ª Delfina da Rua disse que a sua amiga Isabel Roseira, que já morreu há muitos anos, ia um dia com as ovelhas e, no sítio da Pedreira …
Lenda do Cobriço APL 3531
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 208 BOTICAS (VILA REAL)Um rapaz que à meia-noite vinha da Quintã, ao passar junto do monte do castro de Nogueira, ouviu a voz de uma moura que lhe disse:
— …
[A moura, as palhas e o ouro] APL 3532
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 208-209 BOTICAS (VILA REAL)A uma rapariguinha que levou as vacas a pastar ao Côto dos Mouros [em Vilarinho Seco, concelho de Boticas] apareceu-lhe um moura. Chegou-se à fala com um pucarinho na …
[A moura a catar os piolhos] APL 3533
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 209 Ardãos (BOTICAS)Conta-se que um dia, um cristão viu de longe uma moura a catar os piolhos na cabeça do pai [na zona do castro dos Corvos, em Ardãos]. Uns cristãos …
[O Côto dos Corvos] APL 3534
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 209 Alturas Do Barroso (BOTICAS)Esta é da guerra com os mouros do Castro de S. Romão. Os do Castro dos Corvos “puseram luzes nos cornos das cabras” e com o luminoso rebanho avançaram de …
Ponte da cerca do castro APL 3535
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 210 BOTICAS (VILA REAL)Em tempos muito antigos, os mouros pretenderam fazer uma ponte de pedra da cerca do castro [de Carvalhelhos, concelho de Boticas] para a encosta ou ladeira do Coriçal, onde …
Tenda das lameiras do castro APL 3536
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 210-211 BOTICAS (VILA REAL)Conta-se que, em tempos muito antigos, nas lameiras da base do castro [de Carvalhelhos, concelho de Boticas], andava uma rapariga a pastar o gado quando viu uma tenda muito …