Orca #4
[borborinho] APL 2911
SALVADO, Maria Adelaide Neto, Remoínhos, Ventos e Tempos da Beira, , Band, 2000, 33 Orca (FUNDÃO)Um borborinho é uma coisa que se levanta na terra e leva as pessoas. Costuma - se dizer:
«Fuge, fuge, diabo, da Cruz,
que lá vem Nossa Senhora,
com …
[o borborinho] APL 2912
SALVADO, Maria Adelaide Neto, Remoínhos, Ventos e Tempos da Beira, , Band, 2000, 33-34 Orca (FUNDÃO)É quando faz vento. Junta-se o vento em rodizo, faz poças na terra. Houve uma pessoa que deitou para lá uma navalha e veio cheia de sangue. Contaram-me que uma …
[borborinhos] APL 2913
SALVADO, Maria Adelaide Neto, Remoínhos, Ventos e Tempos da Beira, , Band, 2000, 34 Orca (FUNDÃO)É um rodizo, são borborinhos, dão estoiros. Levantam tudo no ar, levam canas. Para os afastar digo: «Fuge, fuge, diabo, da cruz, que lá vem o Menino Jesus.» Mas por …
Orca APL 3367
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo VI, p. 285 Orca (FUNDÃO)É n’esta freguezia o famoso sanctuario de Nossa Senhora da Oliveira, assim denominada, por ter apparecido no tronco cavernoso de uma oliveira. Fica esta capella fóra do logar da …