Pombal #10
A rapariga que foi pedir dinheiro ao Castelejo APL 3100
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 200 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Ouvia falar de uma rapariga que foi para lá [o Castelejo] pedir dinheiro. Segundo a minha avó dizia, e ainda era parente dela, foi lá cobiçar o dinheiro e mal …
Lenda do lobisomem APL 3101
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 201 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Diziam-me as minhas tias e a minha mãe que o meu bisavô, um homem daqui da aldeia [Pombal de Ansiães], muito conceituado e muito amigo dos seus vizinhos, …
O lobisomem e o tropel na calçada APL 3102
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 202 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Ouve-se contar há muito tempo também que ali no Terreiro, ia um a passar na rua a altas horas da noite e, estando lá uma casa com a luz …
O diabo às costas APL 3103
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 203 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)O tio Nestor tinha uma quinta na Ribeira. Tinha lá um grande olival, tinha lá uns lagares grandes e uns tonéis grandes. E se lhe apetecesse de à noite …
O pastor e a cobra APL 3104
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 204 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Um pastor que andava por ali [no Castelejo, junto ao S. Lourenço] com as ovelhas via sempre uma cobra. E admirava-se de a ver sempre por ali. Mexia-lhe com …
O mestre da música e as bruxas APL 3105
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 205 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Types: 3055,
Um senhor do Castanheiro vinha ensinar música aqui a uns rapazes ao Pombal durante o serão. Depois, montava no cavalo e ia embora, ia por aquela calçada que há ali …
A mulher que sonhou com ouro numa fraga APL 3106
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 206 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Conta-se então que uma senhora das Areias sonhou que estava lá muito ouro. E não sei a que horas ela lá teve que ir, mas seguiu as instruções do sonho …
As talhas de ouro e de peste em Pombal APL 3107
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 207 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Há uma fraga numa propriedade que se chama Esp’rão e diz que também lá estão dois potes enormes, ou duas talhas, uma cheia de ouro e outra cheia de peste. …
O Castelejo (versão A) APL 3562
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 228 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)No lugar do Pombal [concelho de Carrazeda de Ansiães], sobranceiro à estrada que vai para S. Lourenço, do lado direito, existe um Castelejo que não é mais que um amontado …
A moura do Castelejo APL 3563
PARAFITA, Alexandre, A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros, , Gailivro, 2006, 230 Pombal (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Na aldeia de Pombal de Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães, num monte sobranceiro ao rio Tua, e junto às águas termais de S. Lourenço, há um conjunto …