Beira Grande #6
Lenda da Fonte Santa APL 3067
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 163 Beira Grande (CARRAZEDA DE ANSIÃES)No termo desta povoação [Beira Grande] havia uma Fonte Santa muito concorrida de enfermos, para remédio de seus padecimentos, mas secou-se porque curaram nela as mataduras de um …
Lenda da Fonte do Ouro APL 3068
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 164 Beira Grande (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Na Beira Grande, há a Fonte do Ouro, que tem esse nome porque, ao que contavam os antigos, um certo sujeito sonhou que ali havia moedas de ouro, mas …
O tesouro da Cruz Velha APL 3069
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 165 Beira Grande (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Antigamente, as pessoas tinham muito a mania de sonhar com tesouros. E isso, às vezes, dava mau resultado. Assim aconteceu com a cruz da Fonte Santa, na Beira Grande, …
[Os mouros e o jogo das pedradas] APL 3070
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 166 Beira Grande (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Antigamente, a aldeia de Beira Grande situava-se num lugar chamado Vale de Pedro, onde ainda se vêem ruínas de casas, de uma igreja e de um cemitério.
Conta-se que, …
[Pragas de formigas e de cobras] APL 3071
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 166 Beira Grande (CARRAZEDA DE ANSIÃES)Há também quem explique a origem de Beira Grande com as pragas de formigas e de cobras que fizeram fugir os moradores de povoações vizinhas. Diz-se que as pessoas iam …
[A praga das formigas no Seixo dos Corvos] APL 3072
PARAFITA, Alexandre, Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2, , Fundação Museu do Douro, 2010, 166 Beira Grande (CARRAZEDA DE ANSIÃES)A povoação da Beira Grande formou-se com gente que veio de um lugar chamado Seixo dos Corvos. Ainda se vêm lá restos de ter lá morado gente: pias para …