LIMA, Augusto César Pires de , Estudos Etnográficos, Filológicos e Históricos, , Junta da Província do Douro Litoral, 1948
Lenda da Torre-Alta APL 623
LIMA, Augusto César Pires de , Estudos Etnográficos, Filológicos e Históricos, , Junta da Província do Douro Litoral, 1948, 33-35 Areias (SANTO TIRSO)Na freguesia de Areias, há uma aldeia chamada Torre. O nome veio de um pequeno castelo, que existia outrora sobre um outeiro, e cuja pedra foi empregada na …
Lenda de S. Cipriano APL 627
LIMA, Augusto César Pires de , Estudos Etnográficos, Filológicos e Históricos, , Junta da Província do Douro Litoral, 1948, 33 Bougado (São Martinho) (TROFA)Corre em S. Martinho de Bougado, Santo Tirso, a seguinte história sobre S. Cipriano:
Cipriano vendeu a alma ao Diabo para este lhe ensinar tudo. Mas, um …
O Carvalho de Arcanjo APL 625
LIMA, Augusto César Pires de , Estudos Etnográficos, Filológicos e Históricos, , Junta da Província do Douro Litoral, 1948, 125-126 Leça Do Balio (MATOSINHOS)
Em 1895, no lugar de Arcanjo (Leça do Bailio), um carvalho, deslocando-se, ficou de pé a uma certa distância, num sítio em que havia água.
O povo considerou …
O Diabo de Silvalde APL 626
LIMA, Augusto César Pires de , Estudos Etnográficos, Filológicos e Históricos, , Junta da Província do Douro Litoral, 1948, 23-26 Silvalde (ESPINHO)Um estudante dirigia-se para a vila de Santo Tirso, num dia de tempestade. A cheia do Ave não lhe consentiu a passagem.
Voltando para trás, bate à porta de …
O Penedo da Moira, em Portos APL 628
LIMA, Augusto César Pires de , Estudos Etnográficos, Filológicos e Históricos, , Junta da Província do Douro Litoral, 1948, 36 Lama (SANTO TIRSO)O Penedo da Moira, fica em Portos, freguesia da Lama, concelho de Santo Tirso, perto do monte dos Saltos, onde têm aparecido sepulturas, moedas e vestígios …
O sobreiro que dá amoras APL 624
LIMA, Augusto César Pires de , Estudos Etnográficos, Filológicos e Históricos, , Junta da Província do Douro Litoral, 1948, 244-245 PENAFIEL (PORTO)No alto do monte Mózinho (Penafiel), donde se avista um panorama deslumbrante, ergue-se, humilde, a ermida de S. Pedro dos pegureiros.
À direita, ostenta-se um sobreiro, respeitável pela …