VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002
Lenda da cabeça da velha APL 489
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 29-31 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO) Era uma vez uma jovem chamada Leonor, de rara beleza e dona de fartos haveres.
Órfã de pais, vivia com um tio, D. Bernardo, num pequeno lugar situado …
Lenda da fidalga branca APL 490
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 32-35 PONTE DA BARCA (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um jovem fidalgo chamado D. Francisco Machado, dono do Castelo de Castro, que contemplava, dos altos, as terras vastas e íngremes do Gerez, tão copiosas …
Lenda da mal degolada APL 485
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 16-18 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um jovem fidalgo chamado D. Rui Mendes, nascido nas terras portuguesas de Entre-Douro-e-Minho, com solar e torre defensiva em Santo António da Facha, perto das …
Lenda da moira encantada de giela APL 502
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 74-76 Giela (ARCOS DE VALDEVEZ)Era uma vez um rei moiro, cujo nome se perdeu na memória dos tempos.
Viera d’além-mar, com outros reis e guerreiros da sua raça, levando de vencida o povo cristão …
Lenda da pieira de lobos APL 494
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 43-46 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um cavaleiro chamado D. Afonso Ancemonde, senhor de Refojos, em terras de Ponte de Lima, onde residia, num grande solar acastelado.
Fora companheiro de armas …
Lenda das 5 badaladas APL 487
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 22-25 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um homem chamado Bartolomeu, nascido em Lisboa, no século XVI, e baptizado na Igreja dos Mártires, de que passou a ser grande devoto.
Bartolomeu era …
Lenda das bodas do cemitério APL 493
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 40-42 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um fidalgo, dos mais nobres das terras que se estendem, num vale fértil, entre altas montanhas, banhadas por um rio, o Vez, pequeno no caudal, é certo, …
Lenda da serra da nó APL 484
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 13-14 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um jovem rei moiro, Abakir, ambicioso e apaixonado, que dominava um vasto território de montes densos de pinheiros e castanheiros, de vales arados e amenos, por …
Lenda da Serra de Arga APL 483
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 10-12 CAMINHA (VIANA DO CASTELO)Era vez um rei chamado Evígio, forte e severo, que ocupava o trono visigótico da Península Ibérica, parte do qual se estendia pelas terras férteis que, séculos mais tarde, …
Lenda das pegadas do santinho APL 500
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 68-71 Vila Franca (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um monte a quem chamavam Monte de Roques e ficava situado para os lados de Vila Franca, Mujães e Subportela, por onde desliza o rio Lima. Nos …
Lenda das unhas do diabo APL 491
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 36-37 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Types: 3025, 760 B,
Era uma vez um escrivão, natural de Ponte de Lima, vila muito antiga, banhada pelo rio Lima, ali atravessado por uma elegante ponte de pedra, obra dos romanos, cujas …
Lenda da veiga da matança APL 501
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 72-73 ARCOS DE VALDEVEZ (VIANA DO CASTELO)Era uma vez uma veiga a que chamam a Veiga da Matança, em terras de beleza e viço dos Arcos de Valdevez.
O seu nome nasce da convicção …
Lenda de D. Sapo APL 492
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 38-39 Cardielos (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um fidalgo chamado D. Florentim Barreto, a quem o povo alcunhara de D. Sapo, senhor de um solar torreado e de vastas terras de lavoira, …
Lenda de Viana APL 497
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 53-54 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez uma pequena povoação nascida na margem direita do rio Lima, junto à foz, quando as águas doces e vagarosas se misturam com o bravio das ondas …
Lenda do galgo preto APL 495
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 47-49 PONTE DE LIMA (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um jovem e donairoso fidalgo, chamado D. Rui de Mendonça, muito estimado na Corte e em todas as poderosas famílias do Reino.
El-Rei D. Manuel, …
Lenda do monte da dor APL 486
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 19-21 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um poderoso Emir, senhor absoluto de Gaia, povoação e terras sobranceiras ao rio Douro, escuro e caudaloso, a caminho do mar próximo.
O Emir tinha …
Lenda do mosteiro de ermelo APL 503
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 77-79 Ermelo (ARCOS DE VALDEVEZ)Era uma vez um rei chamado Ordonho II, que governava as Astúrias e todos os territórios para o Sul, conquistados aos guerreiros do Islão.
Neles, figurava o Vale do …
Lenda do pátio da morte APL 488
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 26-28 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez uma jovem de nome D. Brites, da família Quesado, ilustre pelos seus pergaminhos fidalgos.
Morava na vila de Viana, numa bonita casa alpendrada, que abria o …
Lenda do poço da liteira APL 496
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 50-52 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um velho fidalgo, D. Rui de Sousa, morador em Viana, na companhia dos filhos, entre os quais D. Mécia, requestada por todos os jovens das …
Lenda do rio lima APL 498
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 56-58 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um rio. Nascera, sem pressa, entre espessas penhas, numa serra galega, e, sem pressa, foi descendo um vale ameno, bordado de salgueiros e veigas viridentes, avistado, débil …
Lenda do rio neiva APL 499
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 59-61 VIANA DO CASTELO (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um rei chamado Oural, a quem uma terrível feiticeira, invejosa do seu poderio, por todas as terras de entre Lima e Cávado, transformou e, com ele, …
Lenda dos baptizados da meia-noite APL 504
VIANA, António Manuel Couto, Lendas do Vale do Lima, , Valima, Associação de Municípios do Vale do Lima, 2002, 80-82 PONTE DA BARCA (VIANA DO CASTELO)Era uma vez um homem de idade avançada, mas saudável e musculado como um jovem.
Vivia nas montanhas da Serra Amarela, em Ponte da Barca, e tinha o cargo …