AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002
[1º de Novembro] APL 1930
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 136 São Jorge Da Beira (COVILHÃ)Há longos anos atrás, aliás, ainda hoje se põe a mesa no dia 1 de Novembro, no Dia de Todos os Santos, no dia dos finados. E conta-se que a …
[A costureirinha] APL 1935
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 167 BEJA (BEJA)Era uma senhora que era costureira e tinha uma grande doença. E prometeu que se curasse dava a máquina de costura a um santo qualquer.
E depois curou-se e nunca …
[A imagem da Nossa Senhora] APL 1922
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 56 Aldeia Galega Da Merceana (ALENQUER) Então eu vou contar uma história, que tem uma parte verídica, e outra pensa-se que é lenda em relação à sua origem.
É assim, a história passa-se no século XII …
[A moura da mina] APL 1927
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 110 São Jorge Da Beira (COVILHÃ)(Há um segundo tio meu, contou-me a esposa dele, a tia Piedade).
O marido encontrava muitas mouras.
Um dia, uma moura disse-lhe à eira das casas para ele lhe dar …
[A pata do diabo] APL 1934
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 164 ALIJÓ (VILA REAL)Há uma pequena aldeia em Trás-os-Montes, no concelho de Alijó, que se chama Franzilhal. Nessa terra há uma marca numa fraga parecida com a pata de um animal.
Conta …
[A pomba que levantava a água] APL 1913
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 135 VILA REAL (VILA REAL)Tinham um tanque grande onde guardavam a água para regar, e todas as noites a água desaparecia.
E ele vai para lá guardar [a ver] quem vinha levantar o tanque. …
[Argimela] APL 1929
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 130 Barco (COVILHÃ)A história passa-se num sítio que é ao pé da Covilhã (e há uma terra, uma montanha e eu aprendi essa história quando era miúda porque vivi naquelas redondezas. A …
A sempre noiva APL 1931
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 139 ARRAIOLOS (ÉVORA)Na zona de Arraiolos e diz a lenda, e dizem que foi verdade, porque nós sabemos que as lendas têm uma base verdade mas depois; enfim, será verdade ou ficção? …
[As passas de uva encantadas] APL 1936
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 170 BEJA (BEJA)É também dito, nesse monte da minha mãe, à beira do castelo e é por isso que há ali muitas lendas; que na noite de S. João iam buscar água …
[A terra das bruxas] APL 1932
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 144 Anta (ESPINHO)Lá em Portugal existe uma terra que se chama Anta, que é a terra das bruxas.
E então é a terra das bruxas porquê?
Porque os homens iam para …
[Deladeu] APL 1937
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 179 MONÇÃO (VIANA DO CASTELO)É lá em cima em Monção. Fizeram o cerco ao castelo da ocupação (dos espanhóis).
Acontece então que fizeram o cerco e eles à fome, ou ficavam à fome …
[Francisco de Ornelas] APL 1925
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 106 Praia Da Vitória (Santa Cruz) (PRAIA DA VITÓRIA)Francisco de Ornelas era um cortesão muito ligado a D. João IV. Portanto estamos na Restauração de Portugal, que se deu em Lisboa; no 1º de Dezembro de …
[Lenda das sete cidades] APL 1924
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 86 PONTA DELGADA (ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)) Foi há muito tempo, muito tempo mesmo existia um território que fazia parte [...] que se chamava [...]
Diz-se que após os [...] dos homens, foi da vontade de Deus …
[Nome de Alenquer] APL 1933
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 147 ALENQUER (LISBOA) No tempo em que D. Afonso Henriques andava na guerra contra os muçulmanos.
E então não podia desalojá-los [de] todas as praças todos ao mesmo tempo.
[...] Aquilo é muito …
[O lobisomem] APL 1921
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 40 PORTO DE MÓS (LEIRIA)Antigamente falava-se muito em bruxas e em lobisomens.
E uma altura qualquer um rapaz, havia um homem que se fazia... Pronto, chegando a noite, ele saía de casa e ficava …
[O pente da moura] APL 1928
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 112 São Jorge Da Beira (COVILHÃ)(Havia muitas histórias de mouras mas diz-se que havia na eira das casas, com os cabelos muito pretos e os olhos muito brilhantes e essa moura tanto encantava homens como …
[Promessa ao Divino Espírito Santo] APL 1923
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 75 PONTA DELGADA (ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)) O povo açoreano é essencialmente um povo religioso e com uma multissecular fé e devoção ao Divino Espírito Santo.
O Divino Espírito Santo que foi algo que veio através …
[Santo Cristo não deixa que roubem a capela] APL 1926
AZEVEDO, Ana, A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal, , Universidade do Algarve, 2002, # 108 PONTA DELGADA (ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES))Na ilha de S. Miguel, na cidade de Ponta Delgada, mais exactamente, existe uma imagem que foi oferecida a umas religiosas micaelenses que a Roma foram visitar o papa …