APL 2955 Rezas Trocadas (1)

Havia um homem que gabava muito a sua mulher; dizia que ela era muito boa, que todos os dias lhe dava chá na cama, mas todas as pessoas lhe diziam que ela era bruxa.
O pobre homem já não sabia em que devia acreditar, e um dia, quando a mulher lhe levou o chá, ele fingiu que o bebeu, mas deitou-o fora. Então pôs-se à espreita e viu a mulher tirar de debaixo de um estrado de madeira, que dantes havia junto às chaminés, uma pomada. Besuntou-se toda com aquela pomada, comeu em seguida ovo com chouriço e depois disse:
— «Avoa, avoa por cima de toda a folha»!
O homem viu aquilo e quis saber onde é que a mulher ia e então resolveu fazer o mesmo. Besuntou-se com a mesma pomada, comeu o ovo com chouriço e disse:
— «Avoa, avoa por baixo de toda a folha»! O encanto estava feito e o homem aí vai, por baixo de tojos, de balseiros... «por baixo de toda a folha». Finalmente, chegou ao baile das bruxas, mas ia todo arranhado.
A mulher ficou muito admirada ao ver o homem, e disse-lhe:
— Já que vieste aqui ter, tens de beijar o pé ao Nosso Senhor. Mas o homem, que era muito esperto, viu logo que aquele era o demónio e então, puxou de uma sevela, pois ele era sapateiro, e picou com ela o pé do demónio.

Source
JANA, Isilda Histórias à Lareira , Palha de Abrantes, 1997 , p.34
Year
1992
Place of collection
ABRANTES, SANTARÉM
Collector
Cristina Coelho (F) (76 y.o.)
Informant
Sra. Mónica (F), 87 y.o.,
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications
Types
Boggs [*746] Girl imitate witch and fly
Christiansen [3045] Following the Witch

Bibliography