APL 2529 Lobisomem
Eu tinha uma tia e lá próximo da casa dela morava um senhor e era vizinho dela, mas pronto. Tinha uma fama que naquela altura havia, muito falado dos lobisomens e as bruxas. E então o caso era esse, que era homem lobisomem.
Um dia eles tinham… a minha tia tinha posto uma fornada de figos a torrar no forno. Aquilo depois são tapados e fica lá um dia ou dois até arrefecerem para tirar. Uma noite estavam, iam jantar e de repente o meu primo ouviu assim um rumor na rua e veio assomar-se à rua. E diz ele assim para mãe:
- “Oh mãe, então o burro está solto?”
– “Então que jeito o burro estar solto se ele estava preso na alpendorada?!”
Ah o que é que ele fez, foi buscar o cabresto e prendeu o burro ali na rua. Até que depois foram jantar para depois ir pô-lo na rua…na alpendorada novamente. E assim foi. Jantaram e quando acabaram de jantar a minha tia disse:
-“Olha, então vai por o burro na alpendorada que eu vou arrumar a cozinha.”
Entretanto ele veio à porta e o burro já não estava lá. Só estava o cabresto. Diz ele assim:
-“Olha esta é boa?! Então o burro já não está aqui? “
-“Então vê lá que ele soltou-se. Vê-la, deve estar por aí.”
Ele correu ali à volta da casa para ver se ele andava por ali. Não apareceu. Entretanto foi à alpendorada e estava o burro preso na alpendorada tal e qual como se nada tivesse acontecido.
Ora o que é que eles duvidaram, o que é que eles começaram a pensar. Como aquele vizinho lá tinha a fama do lobisomem (os lobisomens dizem que transformam-se em burros, em animais e essas coisas todas assim). Começaram a pensar que tinha sido esse tido vizinho que cheirou-lhe os figos torrados e para vir roubar os figos, transformou-se num lobisomem.
E pronto, acabou a história assim. Mas as pessoas ficaram com aquela, convencidos de que realmente seria isso.
- Source
- AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
- Year
- 2008
- Place of collection
- Portimão, PORTIMÃO, FARO
- Collector
- Catarina do Nascimento (F)
- Informant
- Armandina da Conceição Carvalho (F), 63 y.o., born at Odiáxere (LAGOS),