APL 2488 O lobisomem
À meia noite ouvia-se um galopar dum cavalo e que esse cavalo tomava balanço e saltava por cima do castanheiro e conforme batia com os pés no chão quando caía no outro lado até saltava faíscas nas pedras onde ele caía […] e então diz que havia um casal de lavradores que vinham da horta. Tinham um bebé de meses e a senhora trazia uma envolta em flanela para embrulhar a criança e ela trazia-a ao colo e as pontas da envolta caiam assim para o “ar” e o marido disse-lhe:
-Olha esperas aqui um bocadinho que eu já venho.
E ela pensou que como vinham a sair da quinta que se esquecesse de alguma coisa e então ela ficou à espera até ao anoitecer. Viu passar um cavalo a correr, a correr, a correr, passa por ela na carroça, deitou os dentes na envolta da criança e levou um bocado da envolta onde o bebé estava embrulhado e passado um pouco chegou ele (marido), teve em cima da carroça, teve a perguntar porque demorou tanto e ele lá deu uma desculpa.
No outro dia de manhã levantaram-se, tomaram o pequeno almoço e ela reparou que nos dentes dele, nos dentes da frente, havia filotes de flanela vermelha que faltava da menina […]
(Para ele deixar de fazer isso) Era preciso quando estivesse a esponjar no chão feri-lo, fazer sangue mas tinha de ser àquela hora, à meia noite e […] quando ele estava nisso que o picaram todo, até porque depois passado algum tempo eles fizeram isso e apareceu em casa com o corpo todo marcado. E a partir daí nunca mais lhe deu nada”.
- Source
- AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
- Year
- 2007
- Place of collection
- Belmonte, BELMONTE, CASTELO BRANCO
- Collector
- Bruna Paiva (F)
- Informant
- Maria da Luz Carvalho (F), 65 y.o., born at Belmonte (BELMONTE),