APL 2991 A Imagem de Nossa Senhora dos Mártires

A imagem de Nossa Senhora dos Mártires que havia na primitiva capela era muito milagrosa, mas diz a lenda que quando a transferiram para a nova capela (que ficou dentro da actual igreja, em 1637) no dia seguinte à transferência, a imagem desapareceu do lugar onde a tinham colocado e foram encontrá-la na sua antiga capela. Isto aconteceu três vezes e, em face do ocorrido, alguns moradores da vila foram a Lisboa e mandaram fazer uma nova imagem.
Quando pronta, esta foi conduzida à vila e recebida com uma grande festa. E até a igreja passou a designar-se Nossa Senhora dos Mártires.
A devoção á Senhora dos Mártires crescia de ano para ano, e como os prodígios que ela fazia eram muitos, a população resolveu designá-la como Senhora dos Milagres.
Com esta nova imagem perderam a devoção à antiga e como já ninguém entrava na velha capela que já ameaçava ruína, em 1677 Frei Pedro dos Santos, religioso do convento de Nossa Senhora do Loreto, pediu a antiga imagem de Nossa Senhora dos Mártires e levou-a para a igreja do seu convento, onde continuou a ser invocada.
No convento recomeçaram os prodígios da imagem e quando souberam disso, os moradores da vila ficaram pesarosos de terem dado a imagem e fizeram pleito aos religiosos.
Não se sabe bem quem ganhou a demanda; uns dizem que a sentença foi contrária aos moradores da vila, outros dizem que foi favorável, mas que a imagem ao ser trazida para Constância, na altura vila de Punhete, voltava de novo para o convento do Loreto.

Source
JANA, Isilda Histórias à Lareira , Palha de Abrantes, 1997 , p.74
Year
1986
Place of collection
Constância, CONSTÂNCIA, SANTARÉM
Informant
Florbela Pacífico Pereira (F),
Narrative
When
17 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography