APL 3407 Punhete
Havia aqui uma antiquissima ermida dedicada a Nossa Senhora dos Martyres, cuja padroeira era da particular devoção do povo da villa e immediações.
Era a ermida muito pequena, e, por velha, estava muito arruinada, pelo que o povo lhe construiu um sumptuoso templo, para onde conduziu a imagem da Senhora, em solemne e apparatosa procissão collocando-a no altar-mór.
Segundo a lenda, a santa imagem fugiu na noite immediata para a sua antiga ermida, e o mesmo fez mais duas vezes, quando a levavam para o novo templo. O povo então, decidiu reedificar a velha ermida, e lá ficou a imagem da padroeira.
Passados alguns annos, os frades do Lorêto (capuchos de Santo Antonio) levaram, não se sabe porque titulo, a devota imagem da padroeira, para o seu mosteiro de Payo-Pelle.
Os povos da villa e seu termo, haviam posto na nova egreja uma bella imagem da Virgem, sob a invocação de Nossa Senhora dos Martyres, como era a antiga; mas, com o tempo, lhe mudaram o titulo para Nossa Senhora dos Milagres, que ainda hoje conserva. É de pedra e de optima esculptura.
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VII, p. 715
- Place of collection
- Constância, CONSTÂNCIA, SANTARÉM