APL 142 Lenda de Nosso Senhor da Agonia – Avelal
A rider cries for Our Lord of the Agony when his horse is about to have him falling from a cliff. The horse stops and the imprint of its hoofs can still be seen in that spot. The rider then sees a crucifix in the hole of a tree nearby. The bishop of Viseu decides to bring the image to the Se, but it disappears back to its original spot. The bishop then brings it formally in a procession and the image remains in the Se.
Vindo um cavaleiro fugindo de uns ladrões, correndo por vales e penedias, quando o cavaleiro ia para cair num precipício disse:
- Nosso Senhor da Agonia, valei-me!
Nesse mesmo momento o cavalo parou e o cavaleiro olhou para o lado e viu o Senhor da Agonia debaixo de um penedo. No lugar em que o cavalo parou, ficaram as marcas das ferraduras nos penedos.
Passados alguns dias, o Bispo de Viseu soube do ocorrido e foram buscar o Senhor do Agonia para a Sé de Viseu. Mas, no dia seguinte, o Senhor da Agonia estava de novo debaixo do Penedo, no Avelal.
O bispado decidiu então ir buscar o Senhor da Agonia, em procissão, e assim ficou na Sé, em Viseu. E no Avelal, ficou um mais pequeno, crucificado.
- Source
- SOUSA, Albano Martins de Terras do Concelho de Sátão , Câmara Municipal do Concelho de Sátão, 1991 , p.343
- Place of collection
- Avelal, SÁTÃO, VISEU