APL 3062 Lenda de Santo Estêvão das Galés

Conta-se que, quando se pretendeu construir a igreja em honra de Santo Estêvão, o quiseram fazer no vale, entre o sítio das Cruzinhas e o lugar de Monfirre, mas a imagem do santo, que o povo ali colocava, desaparecia para, no dia seguinte, ser encontrada no alto, onde, hoje, a igreja se eleva. E, tantas vezes este facto se repetiu que o povo, já desesperado, passou a correr o santo à pedrada, para o vale, sem, contudo, nada conseguir, pois ele voltava sempre a aparecer no alto, até que, vencida a teimosia do povo, o templo foi construído no local da sua predilecção.
    Então, o santo, todo cheio de bondade, transformou as pedras em pães e ofereceu-os aos seus apedrejadores, o que deu origem à instituição da interessante Festa dos Merendeiros que data de tempos remotíssimos e, como já dissemos, se realiza em dia de natal, véspera da sua festa litúrgica.

(Raúl Agostinho de Almeida, O Natal na Freguesia de Santo Estêvão (Mafra): A Festa dos Merendeiros, in Boletim da Junta de Província da Estremadura, s. 2, n. 22, Set.-Dez. 1949, p. 385-87).

Source
CAETANO, Amélia "Lendário Mafrense" in Boletim Cultural '93 , Câmara Municipal de Mafra, 1994 , p.272
Year
1949
Place of collection
MAFRA, LISBOA
Collector
Raúl de Almeida (M)
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography