APL 2463 Lenda da Nossa Senhora da Oliveira

Esta lenda já contava a minha avó e que lhe contava a avó dela…é bem antiga.
Isto é passado no Monte de Clarines onde existe uma capelinha que, lhe chamam a Igrejinha da Nossa Senhora da Oliveira, porque era onde estava a santinha.
Mas a certa altura ela caiu-lhe o tecto, dito por palavras antigas era o telhado que chamavam, e e então levaram a santinha Nossa Senhora da Oliveira, a imagem para a aldeia dos Giões que era a freguesia que é onde está a igreja matriz. Só que dias depois a santinha, a imagem, veio a aparecer na toca que é o pé de uma Oliveira que já está oco, em frente à capelinha no Monte de Clarines que era a casa da santinha.
E então as pessoas tornavam a levar a Santinha para a igreja matriz. A santinha tornava a aparecer na oliveira em Clarines, e então as pessoas resolveram arranjar a igreja, pôr-lhe o tecto, fazer um altarzinho e pôr lá a santinha que lá continua a estar.
Depois quando precisaram de arranjar a igrejinha, tornaram a levar a santinha para a igreja matriz. A santinha  tornou a voltar para Clarines. Então resolveram levar a santinha para a casa de uns senhores que eram lavradores, que eram muito religiosos e então optaram  por deixar a santinha em casa  da lavrador no Monte de Clarines. E assim, ficou lá até a igreja não estar arranjada para pôr lá o altarzinho dela que lá está e continua a estar no altar e nunca mais se foi embora…está na casinha dela.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2007
Place of collection
Giões, ALCOUTIM, FARO
Collector
Daniela Cabrita (F)
Informant
Dolores Pinto (F), 48 y.o., born at Alcoutim (ALCOUTIM),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography