APL 201 Lenda de Nossa Senhora da Luz
Rivalry between the parishes of Santa Clara and the community of Saint Sebastian de Gomes de Aires: the people of Santa Clara lend the image for a procession, but on the way back the image becomes too heavy to carry and has to remain in Gomes de Aires. It was obvious that She wanted to remain in Gomes de Aires!
Na Igreja de São Sebastião de Gomes Aires, existe uma imagem de Nossa Senhora da Luz, que tem a sua história e deu origem a uma lenda muito bonita e muito contada.
Noutros tempos, esta imagem, pertencia à Igreja de Santa Clara a Nova.
O povo de Gomes Aires, desejando fazer uma procissão na aldeia, pediu emprestada ao povo de Santa Clara, a dita imagem de Nossa Senhora.
Feita a procissão com toda a devoção, a imagem ficou muito tempo em Gomes Aires, sem ser restituída ao povo de Santa Clara, Pensou-se mesmo, ficar com a imagem em Gomes Aires.
Os de Santa Clara, não estando nada satisfeitos com o comportamento e a demora da entrega da imagem, resolveram ir buscá-la.
Chegados a Gomes Aires, colocaram a Nossa Senhora no seu andor e meteram-se a caminho de Santa Clara.
Diz a lenda que, quando chegaram à partilha das duas freguesias, lugar onde existe ainda hoje, uma pequena fonte, a Imagem começou a pesar tanto que os homens tiveram de descansar, pondo o andor no chão.
Quando quiseram retomar o caminho, pegaram no andor para o pôr aos ombros, mas não o conseguiram por causa do peso. Os mais valentes tentaram levantá-lo, mas em vão.
Começaram então a dizer que a Senhora queria ficar em Gomes Aires e não queria voltar para Santa Clara. Com a intenção de voltarem para trás, pegaram no andor, que se tornou leve e voltaram para a aldeia de Gomes Aires.
Diz ainda a lenda que, Nossa Senhora ficou ofendida por ter sido deslocada da sua Igreja, nunca mais querendo voltar para Santa Clara.
A partir daí, essa fontinha que fica na partilha entre as duas freguesias, ficou a chamar-se “Fonte de Nossa Senhora da Luz”, para lembrar que a Senhora quando ali chegou, demonstrou, que não quis nada com os de Santa Clara.
- Source
- GONÇALVES, António J. Monografia da Vila de Almodôvar , Associação Cultural e Desportiva da Juventude Almodovarense, s/d , p.127-128
- Place of collection
- Gomes Aires, ALMODÔVAR, BEJA