APL 3234 Lenda de Nossa Senhora dos Barbilongos ou Nossa Senhora da Saúde

Diz a lenda que há muitos anos houve uma grande peste, que atingiu muitos moradores da aldeia de Andreus e de que muitos morreram. No desespero da doença que era muito contagiosa, muitos dos doentes procuraram a protecção da Senhora dos Barbilongos, que ficava do outro lado da Ribeira do Vale Carvalho, num monte que fica à direita da estrada, como quem vai para o Carvalhal.
    Diz também a lenda que todos os doentes que conseguiram passar a ribeira se salvaram e que todos os que ficaram deste lado morreram. Daí que passassem a chamar à Senhora dos Barbilongos a Senhora da Saúde, cuja imagem trouxeram depois, para a Capela da Aldeia.
    No entanto, a Senhora ou porque gostasse mais do lugar de onde viera ou porque quisesse um lugar de maior destaque na sua nova morada, diz a lenda que muitas vezes fugiu para a Capela dos Barbilongos, indo sempre os moradores buscá-la, com veneração. Mas depois de que de todo se lhe acabou e aparelhou a lugar em que pudesse ser venerada, depois de rogada com muito afecto e devoção, o aceitou, pelo que o povo lhe ofereceu uma coroa e um manto que ainda hoje usa.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Place of collection
Sardoal, SARDOAL, SANTARÉM
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography